Pensamentos Intrusivos TOC – O que são, características, causas e como tratar

Pensamentos Intrusivos TOC – O que são, características, causas e como tratar Foto: Freepik
Pensamentos Intrusivos TOC – O que são, características, causas e como tratar Foto: Freepik

Pensamentos intrusivos TOC podem trazer muitos problemas na vida, causando sofrimento e dificultando que a pessoa possa viver plenamente. A boa notícia é que são tratáveis, trazendo muito alívio mental.

Assim sendo, convidamos você a ler estes tópicos para poder entender o processo através do qual eles se manifestam e como buscar ajuda, caso necessário. Confira abaixo e boa leitura:

O que são pensamentos intrusivos TOC?

São pensamentos e/ou imagens indesejadas e repetitivas que vem à mente sem qualquer razão específica, desencadeando sentimentos intensamente angustiantes.

Por exemplo, imagine que você está lavando a louça e, de repente, surge na sua mente a ideia de arremessar o copo em outra pessoa. Então, esse pensamento surge do nada, sem motivo e, em geral, é ignorado imediatamente, pois sabemos que não existe intenção por trás do pensamento.

No entanto, para pacientes que sofrem com pensamentos intrusivos TOC, esse pensamento pode se tornar uma obsessão rapidamente, gerando ansiedade e levando a estes próximos pensamentos:

– “E se eu realmente fizer isso? Que tipo de pessoa eu sou? Por que não consigo parar de pensar nisso? Se pensei, então quero fazer, O que isso diz sobre mim?”.

Quanto tempo duram os pensamentos intrusivos TOC?

Pode variar de pessoa a pessoa, a depender do momento de vida, nível de estresse e ansiedade que vivencia e dos gatilhos cotidianos.

Ainda assim pode ser duração curta, variando entre alguns minutos, ou permanecendo de forma intermitente por horas ou dias.

Aliás, quando o quadro está mais agravado, o paciente fica entrando e saindo nesses pensamentos de forma alternada por muitas vezes ao longo do dia. E sem conseguir fechar essa porta definitivamente.

Então, a cada novo ciclo a ansiedade vai aumentando e mantêm ainda mais a persistência dos pensamentos intrusivos.

Leia mais: 8 Fatos interessantes sobre TOC – Transtorno Obsessivo-Compulsivo

Por que os pensamentos intrusivos voltam, mesmo depois de um tempo de melhora?

Devido à falta de habilidade para lidar com eles. Nesse sentido, sem querer o paciente acaba aumentando e prolongando este ciclo.

Geralmente, tendem a utilizar estratégias de evitação ao invés de estratégias de enfrentamento, favorecendo o temor, medo, ansiedade e fazendo com que eles grudem como um chiclete num asfalto bem quente.

Pensamentos Intrusivos TOC – O que são, características, causas e como tratar Foto: Freepik
Pensamentos Intrusivos TOC – O que são, características, causas e como tratar Foto: Freepik

Qual diferença entre pensamentos normais e pensamentos intrusivos TOC?

A diferença entre pensamentos normais e pensamentos intrusivos é a maneira como esses pensamentos são interpretados e o impacto emocional que causam.

Inclusive, todos experimentamos pensamentos intrusivos em algum momento, como ter uma ideia repentina de fazer algo absurdo, mas esses pensamentos geralmente são breves, descartados e não têm um efeito duradouro.

Todavia, quando um significado ameaçador é atribuído a esses pensamentos, em vez de descartados como irrelevantes, o paciente acredita que eles refletem algo grave sobre sua vida, moralidade, caráter ou capacidade de controle.

Com isso, gera muito medo, ansiedade e até mesmo questionamento sobre a sua própria identidade.

É normal sentir culpa ou vergonha por causa dos pensamentos que surgem involuntariamente?

Sim, infelizmente as pessoas que sofrem com este problema tem dificuldade de diferenciar seus pensamentos de seu caráter e sua identidade.

Associam o fato de terem o pensamento, a intenção de realizar as ações que vieram a mente e passam a se julgar como pessoa de caráter duvidoso.

Ou ainda, em alguns casos, a pessoa se sente constrangida por não conseguir “soltar” preocupações que são irrelevantes para as demais.

Porque não consigo parar de pensar em situações ruins?

Porque a mente provavelmente se acostumou a atribuir uma interpretação distorcida acerca das situações que vão acontecendo, fixando-a apenas nos piores desfechos.

Nesse sentido, ao se deparar com o pensamento, se inicia um processo ansioso que gera uma cascata de novos pensamentos e emoções intensas. Então, a pessoa sente muita dúvida sobre a realidade daquilo que se passa dentro de sua cabeça.

Assim sendo, fica buscando confirmações ou certezas que a façam descartar tais pensamentos. E, como isso não acontece, ela não consegue sair desta areia movediça dentro de si mesma.

Características dos pensamentos intrusivos TOC

Persistentes e Repetitivos

Pensamentos que persistem por dias, semanas e até anos que podem evoluir para obsessões envolvendo comportamentos repetitivos (compulsões).

Indesejados

Muitas vezes, esses pensamentos Indesejados vêm em momentos inapropriados, no meio de alguma tarefa ou a qualquer hora do dia ou da noite, deixando a pessoa desconfortável.

Causam uma ansiedade significativa

Provocam na pessoa sentimentos de profunda angústia, culpa, vergonha, constrangimento, ansiedade e/ou medo.

Saiba também: Como saber se tenho TOC?

Temas que a pessoa não quer, não gosta ou viola seus valores

Geralmente, esses pensamentos se opõem a crença da pessoa, às suas intenções e aos seus valores genuínos.

Pensamentos Intrusivos TOC – O que são, características, causas e como tratar Foto: Freepik
Pensamentos Intrusivos TOC – O que são, características, causas e como tratar Foto: Freepik

Paciente não consegue evitar ou controlar

Por mais que o paciente tente evitar ou controlar esses pensamentos, ele sente muita dificuldade. Ademais, quanto mais ele se esforça em parar, mais eles persistem. E isso acaba o frustrando e o deixando ainda mais ansioso.

Geram interpretação catastrófica

A pessoa tem pensamento focado somente no negativo ou rumina sobre cenários irracionais e imagina sempre que algo pior possa acontecer a qualquer momento.

Qual causa dos pensamentos intrusivos TOC?

Os pensamentos intrusivos TOC podem ser causados por diversos fatores. Por exemplo, estresse, ansiedade, cansaço, pacientes com personalidade obsessiva compulsiva ou com diagnóstico de TOC.

Nesses pacientes, o cérebro tem dificuldades em filtrar e descartar pensamentos irrelevantes, o que leva ao aumento da ansiedade e à supervalorização dos pensamentos.

Também à tentativa de parar de pensar (geralmente, fracassada) e à fixação nos pensamentos perturbadores.

Assim sendo, vale destacar que, esses pensamentos intrusivos toc podem surgir de forma espontânea e involuntária.

Normalmente, sem relação direta com o que a pessoa está fazendo ou pensando.

Por exemplo, como uma propaganda de televisão, que você não escolhe assistir, mas aparece ainda assim.

Pensamento intrusivo pode estar relacionado ao Transtorno Obsessivo Compulsivo – TOC?

Sim, estão fortemente relacionados, embora seja possível apresentar pensamentos intrusivos sem ser portador do TOC.

Inclusive, os pensamentos intrusivos são um sintoma do TOC. Logo, nesse contexto, são as chamadas Obsessões, que iniciam o ciclo obsessivo compulsivo.

O que fazer para parar de ter pensamentos intrusivos TOC?

Lidar com os pensamentos intrusivos toc requer um manejo específico, de um psicólogo especialista em ansiedade.

Então, não vamos fazer parecer simples demais, certo? Ainda assim, experimente construir e exercitar as habilidades descritas abaixo que poderão ajudá-lo a minimizar os pensamentos intrusivos TOC:

  • Reconheça (em vez de negar) que está tendo esse tipo de pensamento. Aliás, tenha em mente que sua presença não significa que ele seja importante ou defina seu caráter ou identidade.
  • Quando vierem esses pensamentos, tente não atribuir quaisquer valores a eles ou algum significado relevante. Simplesmente, anote-os como apenas “pensamentos”.
  • Esteja presente ao que estiver realizando. Nesse sentido, tente colocar a sua atenção ao seu entorno em vez de em seus pensamentos.
  • Estabeleça uma rotina, pois dá estrutura e previsibilidade ao seu dia, reduz o estresse e a ansiedade.
  • Pratique exercícios de respiração profunda em algum momento do seu dia, pois ajuda a acalmar a mente e o corpo. Além disso, ela foca você no momento presente.

Como tratar o TOC de pensamentos intrusivos?

Estes é um dos principais tratamentos para pensamentos intrusivos TOC:

Terapia Cognitivo-Comportamental – TCC

É um tratamento eficaz, baseado em evidências e considerado padrão ouro para o tratamento de pensamentos intrusivos TOC, além de outros transtornos psicológicos.

Nesse caso, a terapia cognitiva também promoverá a Exposição e Prevenção de Resposta, que deve ser feita após algumas etapas do tratamento e por um profissional experiente.

Todo tratamento que envolve o manejo da ansiedade precisa ser realizado com muita segurança do profissional. Isso porque fazer avanços rápidos demais sem ter ensinado algumas técnicas ao paciente, pode gerar uma piora do quadro.

Também a abordagem Cognitiva é outra base fundamental do tratamento pela TCC, onde o paciente aprende maneiras saudáveis e eficazes de responder a esses pensamentos intrusivos.

Além disso, com o conhecimento adquirido em terapia há uma mudança expressiva na reação emocional que os pensamentos intrusivos causam. Isso gera um efeito muito positivo, que “desarma” esse circuito, fazendo com que eles diminuam gradualmente.

Conheça as Fases de Tratamento do TOC

Benefícios do Tratamento

Um dos principais benefícios do tratamento para pensamentos intrusivos TOC é a redução dos sintomas angustiantes ao aprender a identificar e responder aos seus pensamentos de uma maneira nova.

Nesse sentido, descrevemos abaixo mais alguns ganhos com o Tratamento:

  • Reduz os pensamentos obsessivos
  • Diminuição da Ansiedade
  • Aumenta o controle Emocional
  • Declínio do Medo
  • Redução das Dúvidas
  • Desenvolvimento de Tolerância à Incerteza
  • Apender Estratégias Efetivas de Enfrentamento
  • Melhora no Humor
  • Sensação de liberdade ao se desprender dos pensamentos
  • Ajuda a lidar melhor com os demais desafios emocionais

Agora você compreende um pouco mais sobre os pensamentos intrusivos TOC e os impactos que eles podem gerar.

É importante saber que os quadros ansiosos podem se agravar com o passar do tempo sem a intervenção adequada. Por isso, o Psicólogo Especialista em Ansiedade e Pensamentos Intrusivos terá um caminho seguro para conduzir seu tratamento.

Então, se você ou alguém querido está passando por essa situação, entre em contato para mudar este rumo e começar a construir um caminho de autocontrole.

Agende sua consulta.

Conheça a Psicóloga Fabíola Luciano

Psicóloga Fabíola Luciano – CRP 104468

Especialista pela Universidade de São Paulo – USP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tratamentos

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Assine Nossa News

    Qual conteúdo quer receber por e-mail?

    Artigos Recentes

    O TOC na Adolescência desencadeia um ciclo estressante, de profundo sofrimento e necessita de diagnóstico para um tratamento certeiro. Embora

    Não importa se você é mãe pela primeira vez ou está aumentando o número de filhos na família, engravidar é

    O Bullying pode deixar consequências severas, tanto na fase infantil, como perpetuando na vida adulta. A Psicóloga Fabíola esteve no