Terapia Cognitivo-Comportamental o que é, para que serve, técnicas e como funciona

Terapia Cognitivo-Comportamental O Que É Foto: Freepik
Terapia Cognitivo-Comportamental O Que É Foto: Freepik

São Paulo, 19 de maio de 2023, por Psicóloga Fabíola Luciano – Especialista pela USP – Um dos tratamentos baseados em evidências e que se mostra muito eficaz. Saiba mais da Terapia Cognitivo-Comportamental o que é, para que serve, técnicas e como funciona. Confira!

Em muitos momentos de nossa vida há certas situações que nos causam aflições. E, muitas vezes, nós não sabemos lidar com elas.

Somado a isso, há os problemas, os conflitos, os medos e as adversidades que precisamos enfrentar.

Sendo assim, as crenças e os padrões que desenvolvemos ao longo da vida exercem grande influência sobre como lidamos com isso. 

Além disso, temos também o surgimento de diagnósticos de doenças psicológicas como a Ansiedade, Depressão, Transtornos Alimentares, de Humor, etc.

Logo, a Terapia Cognitivo-Comportamental pode ser uma alternativa mais assertiva. Ademais, benéfica para gerenciar desde os problemas mais cotidianos que nos desafiam, aos tratamentos estruturados para transtornos psicológicos.

Posto isso, conheça Terapia Cognitivo-Comportamental o que é, Terapia Cognitiva, Terapia Comportamental, Para que Serve, Como Funciona, Técnicas e Quando é Indicada a Terapia Cognitiva-Comportamental.

Leia mais: Tratamento Psicológico para Adulto 

Terapia Cognitivo-Comportamental O Que É? 

É uma metodologia de tratamento com abordagem terapêutica que envolve tanto a Cognição (pensamento) como o Comportamento (ação, atitude). Logo, essas duas combinações trabalham juntas para que o paciente modifique padrões que o estejam prejudicando. 

Assim sendo, a TCC utiliza de técnicas e métodos diferenciados. Logo, aplicando-os conforme o problema, a situação ou o diagnóstico do paciente, especificamente.

Basicamente, a Terapia Cognitivo-Comportamental O Que É parte do seguinte princípio: 

  • Aquilo que pensamos, a forma como nos sentimos e nossos comportamentos estão intimamente ligados. Por isso, Pensamentos, Sentimentos e Comportamentos exercem influências decisivas sobre o nosso bem-estar.

Terapia Cognitiva 

Atua de maneira investigativa ajudando o paciente a identificar e mudar padrões de pensamentos equivocados. E que podem contribuir para o surgimento de problemas emocionais ou comportamentais. 

Muitas vezes, sem perceber, nos baseamos em crenças falsas ou negativas e isso pode gerar muito sofrimento. 

Terapia Cognitiva Foto: Freepik
Terapia Cognitiva Foto: Freepik

Em resumo, a terapia cognitiva nos ajuda a perceber quando o problema não está na situação em si, mas na forma como estamos olhando e percebendo a situação.

Então a terapia colabora para nos fazer enxergar de forma mais realista, positiva e menos prejudicial. Com isso, os nossos pensamentos se tornam mais saudáveis, impactando a saúde mental.

Terapia Comportamental 

Atua na transformação das atitudes levando em consideração que o comportamento humano pode ser modificado por meio da aprendizagem. Logo, podemos desaprender e aprender algo novo e diferente.

Assim, aprendemos a identificar padrões comportamentais que estão nos prejudicando. Assim sendo, substituí-los por novos hábitos, comportamentos e formas de pensar muito mais saudáveis e que nos fazem sentir melhor.

Desta forma, a TCC vem sendo estudada na literatura ao longo dos anos. E é baseada em evidências científicas como um dos tratamentos mais bem-sucedidos. 

Além disso, se destaca pela efetividade em diagnósticos como: Ansiedade, Depressão, Transtornos Alimentares, entre outros quadros psicológicos. 

Para cada tipo de diagnóstico a TCC conta com estudos aprofundados, realizados em um grande número de pacientes. Desse modo, indicando quais as estratégias terapêuticas mais assertivas para cada caso. 

Assim, o plano de tratamento será conduzido com a base segura de todas as pesquisas científicas já realizadas que apontem o melhor caminho.

Portanto, saber da Terapia Cognitivo-Comportamental o que é e como atua torna-se importante para conhecer a respeito de um tratamento efetivo. 

Confira: Tratamento para Depressão 

Terapia Cognitivo-Comportamental Para Que Serve?

Serve para ajudá -lo a gerenciar os seus problemas, as emoções, pensamentos. Também a trazer mudanças nas áreas que o esteja incomodando. 

Aliás, serve para mudar a maneira como você pensa, sente e se comporta. Sabe aqueles padrões que você já reconhece em si mesmo? 

Aqueles indesejados e que mesmo tentando muito você não consegue mudar? A Terapia Cognitiva atua justamente aí.

Sendo assim, ela permite rever nossos comportamentos e forma de agir. Melhorar o humor e transformar nossa maneira de enxergar as situações. 

Portanto, a TCC serve para resolver uma série de problemas entre os quais os mais comuns são:

  • Transtornos de Ansiedade;
  • Depressão;
  • Transtornos Alimentares;
  • Traumas;
  • Baixa autoestima;
  • Medos Limitantes;
  • Hábitos inadequados;
  • Padrões de Pensamentos Negativos;
  • Comportamentos que não aprovamos, mas não conseguimos mudar;
  • Estresse;
  • Auto controle;
  • Entre Outros…  

Terapia Cognitiva-Comportamental Como Funciona?

Funciona com a construção de um Plano de Tratamento desenvolvido especialmente para atender a necessidade de cada paciente em particular.

Dessa forma, o plano de Tratamento contará com técnicas e estratégias. E que serão aplicadas de forma organizada dependendo do objetivo da terapia.

Então, na primeira sessão, você explicará, de forma breve e concisa o que está incomodando, quais são seus sintomas ou objetivos em terapia.

Assim sendo, ali se formará a base de construção do plano de tratamento. Que será estruturado para atender exatamente às suas necessidades.

Inclusive, a estratégia terapêutica pode ser ajustada a qualquer momento sempre que um objetivo for atingido ou alterado de foco. 

A partir disso, serão desenhadas sessões que visem te ajudar a sair de onde está hoje em direção ao objetivo que foi estabelecido. Embora existam muitas técnicas e possibilidades de como seguir, este caminho é único para cada paciente. 

Não existe uma “receita de bolo” que atenda a todos. Ainda que os protocolos se amparem enquanto ciência, precisamos levar em conta a individualidade de cada pessoa e isso é determinante para um tratamento efetivo.

Posto isso, eis 6 pontos que norteiam como funciona a Terapia Cognitivo-Comportamental o que é:

  1. Geralmente, as sessões são realizadas 1 vez na semana;
  2. Baseia-se em exercícios, técnicas e estratégias para identificar e reorganizar os problemas;
  3. É um tratamento de curto a longo prazo, mas isso dependerá do tipo e grau de problema do paciente;
  4. Não há um padrão exato concernente a duração do tratamento com TCC;
  5. É uma terapia colaborativa, ou seja, o paciente precisa estar aberto e cooperar;
  6. O tratamento com TCC é orientado a solucionar problemas, sendo uma ferramenta poderosa para que o paciente encontre e desenvolva sua própria solução em meio ao caos.
  7. Construir habilidades para o paciente aprender a se auto gerenciar
TCC para Ansiedade, Depressão, TOC etc Foto: Freepik
TCC para Ansiedade, Depressão, TOC etc Foto: Freepik

Portanto, o tratamento com TCC se faz de maneira muito objetiva, sempre com o foco na solução e em como administrar e superar os problemas. 

Por isso, ela é orientada na mudança, em saber lidar com os conflitos atuais bem como seus temores, dores, situações com as quais não sabe lidar, entre outros. 

Saiba mais: Como é o Tratamento da Compulsão Alimentar?

Terapia Cognitiva-Comportamental Técnicas 

Existem muitas técnicas que a Terapia Cognitivo-Comportamental utiliza a fim de ajudar os pacientes a transformarem seus pensamentos e comportamentos inadequados. 

Assim sendo, citaremos algumas mais comuns:

  • Diário ou registro de pensamento disfuncional – o paciente lista alguns de seus pensamentos, emoções e ações que o esteja prejudicando e maneiras que pode mudar. Também registra sua evolução;

 

  • Questionamento Socrático – Perguntas direcionadas ao paciente com o objetivo de fazê-lo revisitar sua forma de pensar, questionar seus próprios pensamentos sem influências externas e verificar sua lógica;

 

  • Reestruturação Cognitiva – o paciente aprende a fazer um novo enquadramento do que pensa, ou seja, cria uma nova estrutura em sua mente; 

 

  • Técnicas de Relaxamento Progressivo – Alguns exercícios de atenção plena e relaxamento como respiração lenta;

 

  • Exposição – O paciente aprende a enfrentar seus próprios medos, anseios ao se expor gradualmente a eles em vez de esquivar ou fugir.

Quando é Indicada a Terapia Cognitiva-Comportamental?

Quando a pessoa sente que algo precisa mudar em sua vida. Sendo assim, ela vê que a sua condição de vida atual está limitada de alguma forma. 

Também quando se percebe que não se está sabendo lidar com um padrão de pensamentos negativos. Ou ainda, ao notar que as suas emoções estão abaladas, sensíveis ou instáveis.

Além disso, ao se perceber lutando com um comportamento desagradável, pode procurar ajuda para reverter isso. E, ao aplicar as técnicas aprendidas nas sessões, ela poderá ter um novo rumo, com dias mais prazerosos, leves e alegres. 

Então, alguns pacientes apresentam um diagnóstico, o que torna mais “fácil” identificar de onde vem o problema e porque buscar terapia. Outros, sofrem com uma série de dificuldades que não tem um nome específico como Depressão ou Ansiedade.

Entretanto, ainda assim trazem sofrimento. Todos são válidos para buscar terapia e se beneficiar dela.

Agora que você compreendeu a Terapia Cognitivo-Comportamental o que é, suas técnicas, funcionamento e muitas informações, fica mais simples buscar um tratamento que realmente possibilite um efeito consistente e satisfatório.  

Conclusão 

A Terapia Cognitivo-Comportamental, ou TCC, se popularizou como um Tratamento efetivo para os problemas psicológicos ou problemas que afetam o campo emocional e a sensação de bem estar física e mental.

Percebemos estes problemas quando nosso corpo começa a nos mandar sinais, seja através de pensamentos desordenados e confusos, de sintomas físicos, ou ainda quando sentimos que há algo de errado dentro de nós, mesmo sem saber exatamente o quê.

Terapia Cognitivo-Comportamental O Que É Foto: Freepik
Terapia Cognitivo-Comportamental O Que É Foto: Freepik

A Terapia Cognitivo Comportamental reúne uma série de técnicas. E ferramentas que são organizadas de acordo com cada caso e necessidade específica. 

Posto isso, o tratamento na TCC é voltado a resolução de um problema ou a obtenção de um objetivo que impactará positivamente a sua vida.

Inicialmente, você não precisa dominar as técnicas e saber o que fazer. Porém, você precisa de disposição para colaborar com a terapia e de um profissional especializado que saiba conduzi-lo adequadamente. 

Nesse sentido, é como ir a um médico quando temos uma doença, nós não precisamos saber toda a teoria por trás dos medicamentos que ele prescreverá. 

Todavia, queremos que a experiência do médico ao indicá-los nos ajude a melhorar. Logo, essa é a função do especialista. 

Portanto, se você se identifica com a Terapia Cognitivo Comportamental e seus objetivos, busque um especialista em TCC.

Enfim, a somatória de uma abordagem eficaz, um profissional experiente e um paciente disposto é a combinação perfeita para excelentes resultados.

Conheça a Psicóloga Fabíola Luciano

YouTube Psicóloga Fabíola Luciano

Psicóloga Fabíola Luciano – CRP 104468

Especialista pela Universidade de São Paulo – USP 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Recentes

Será que há alguma maneira em como saber se tenho TOC? Muitas vezes, podemos associar o TOC a comportamentos rotineiros,

O Bullying pode deixar consequências severas, tanto na fase infantil, como perpetuando na vida adulta. A Psicóloga Fabíola esteve no

Obesidade Tratamento – Entenda sobre Obesidade e Formas de Tratamento. Diferença de Compulsão Alimentar e Porque é Fundamental o Acompanhamento