Fobia Social Teste

fobia-social-teste

Fobia Social Teste

Abaixo segue um questionário de Autoavaliação para Fobia Social. Responda o questionário com base em suas experiências no decorrer das últimas semanas. Se você fizer 19 pontos ou mais pode ser um indicativo de Fobia Social.

0= Nem um pouco        1= Um Pouco        2= Moderadamente

3= Muito                         4=Muitíssimo

1. Tenho medo de pessoas em posição de autoridade01234
2. Fico incomodado (a) por ficar vermelho na frente dos outros01234
3. Festas e eventos sociais me deixam nervoso01234
4. Evito falar com pessoas que não conheço01234
5. Ser criticado me assusta muito01234
6. Evito fazer coisas ou falar com pessoas por medo de passar vergonha01234
7. Chego a transpirar na frente dos outros e fico angustiado01234
8. Evito ir à festas01234
9. Evito atividades em que eu sou o centro das atenções01234
10. Falar com estranhos me assusta01234
11. Eu faria qualquer coisa para evitar ser criticado ou notado01234
12. Evito ter que fazer discursos01234
13. Me sinto nervoso e com o coração acelerado na frente dos outros01234

fobia-social-teste
O objetivo do teste para fobia social é orientar a busca por orientação profissional aos pacientes que tenham pontuado e reconheçam no seu dia a dia  limitações causadas por dificuldades sociais. Este é um questionário que visa dar um referencial com base em sintomas e pensamentos comuns à Fobia Social, porém é importante ter em mente que ele não fornece um diagnóstico definitivo e não tem este objetivo.

O que é Fobia Social?

A Fobia Social (também chamada de Transtorno de Ansiedade Social) é caracterizada por um grande medo do paciente em participar ou desempenhar alguma atividade social. Se caracteriza por pensamentos ansiosos sobre situações sociais, um desejo muito grande de evitá-las e se for inevitável o enfrentamento o paciente começa a manifestar sintomas físicos como suar e tremer.

[cta id=’4005′]

Veja mais informações sobre Fobia Social no link a seguir:

Fobia Social – Causas, Sintomas, Diagnóstico e Tratamento

 

Questionário extraído do livro: Psychometric properties of the Social Phobia Inventory.

 

 Fabíola Luciano

Psicóloga Especialista pela USP

36 respostas

    1. Olá Nicholas, boa tarde!
      Obrigada pela sua visita ao site!
      Este teste é um indicador, sinaliza que se você teve muitos pontos pode ter que cuidar disso de maneira profissional.
      Além da pontuação é importante avaliar o quanto este sintomas te incomodam no dia a dia e o nível de sofrimento que te traz. Esse é um critério importante para iniciar um Tratamento.

      Muito Obrigada e vamos cuidar disso! 😉

  1. Tô à 15 anos nessa luta contra fobia social mais a cada dia que passa vou me acostumando aceita a viver os restos dos meus dias perdendo oportunidades e sem fazer coisas que desejo muito

    1. Olá Marcelo!
      Primeiramente, obrigada por sua visita!
      Conviver com a Fobia Social é difícil e limitante, muitas vezes. Compreendo sua sensação e entendo seu sentimento!
      Por outro lado, posso testemunhar que atendi inúmeros pacientes que se sentiam exatamente como você e ao longo do processo viram ir embora as impossibilidades e começaram a enxergar as novas oportunidades que surgiam.
      Sei o quanto é doloroso, mas tenho certeza de que o processo de Psicoterapia pode te ajudar demais!
      A terapia pode transformar até aquilo que já não acreditávamos mais!
      Acredite, Busque!
      Estou a disposição.
      Um grande abraço!

  2. Boa noite, minha pontuação foi de 41, preciso URGENTE de ajuda, faço terapia há anos, o meu psiquiatra na última sessão no final de junho me receitou Rivotril, meu retorno com ele será dia 31/07, no entanto não iniciei o uso da medicação por medo de piorar. Está muito difícil conviver com a fobia social, não aguento mais evitar às pessoas, já estou sendo tachado de louco, por favor me ajuda.

  3. 40 pts eu já imaginava só que eu ñ consigo ter coragem suficiente pra procura ajuda profissional pq para isso eu teria que falar com a minha mãe e eu não consigo nem pedir alguma coisa ela sem ficar nervosa

  4. Vi uma pessoa dizendo que fez 60 pontos, na minha página apareceram somente 13 questões com peso máximo de 4 pontos. Meu resultado foi 41pt.

  5. Boa tarde, Dra. Fabiola. Espero que esteja bem de saúde. Sou Quica Hebo, angolano, recem-licenciado em psicologia e estou com dificuldades em realizar os textes de ansiedade.

    1. Olá Quica, boa tarde!

      Que bom vê-lo por aqui. Espero que você também esteja bem.
      Imagino que possa trazer dificuldade mesmo. Não sei você teria alguém da sua confiança que pudesse acompanhá-lo no preenchimento, poderia ser uma alternativa.
      Mas independente disso, o teste é somente uma referência, não substitui e nem fornece nenhum diagnóstico. Caso você tenha sentido dificuldade ou limitações quanto ao tema, talvez valha a pena buscar uma colega clínico para avaliar contigo mais minuciosamente.

      Te desejo uma linda semana e que 2022 seja de muita luz!
      Um grande beijo

  6. Quais os tratamentos para quem possui esse tipo de FOBIA? sofro muito com isso, só de imaginar situações em que eu precisarei socializar com outras pessoas me deixa em pânico, eu quero muito buscar ajuda profissional mas até o fato de ter que falar com alguém sobre isso me causa pânico

  7. 45 pontos. Há um tempo eu venho notando que os meus comportamentos em situações sociais não são normais. Tento conversar sobre isso com pessoas próximas, mas são sempre as mesmas reações: “ah, você é muito tímida, tem que falar mais com as pessoas.”, “você precisa sair mais!”. Ninguém me leva a sério, e acha que o que eu tenho é apenas “timidez”. Queria muito poder ir à um psicólogo, mas sou menor de idade e não tenho muito apoio. Também tenho medo de ir, pois não sei se conseguiria me abrir e conversar com uma pessoa “desconhecida”, mesmo sabendo que é um profissional, não me sinto confortável neste tipo de situação, então tenho medo de não conseguir ajuda nem de um psicólogo. Também não tenho muitos amigos, então me sinto muito sozinha.
    Esse problema me atrapalha muito, principalmente na escola. Apresentar trabalhos, pra mim, é um grande desafio e medo, tenho muita tremedeira e um pouco de falta de ar, não me sinto nem um pouco confortável em situações assim.

    1. fobia social te consome, primeiro vai começar a ser tachado como uma simples Timidez, isso é o que vai ser para sua familia, você vai aguentar tudo isso e vai achar que vai conseguir lidar com isso sozinha, passo pelo mesmo problema, meu pai acha que saude mental é baboseira, eu tentei entrar no assunto mas ele esquiva, eu não o culpo, pq ele é leigo e veio de uma epoca em que nn se falava muito nisso, entao tentei enfrentar isso sozinha, mas foi piorando, foi ficando um peso extremo, eu nn consigo dormir e tenho crises de ansiedade toda a noite. O que eu quero dizer é que vai haver um momento em que você não vai conseguir suportar, e vai acabar tendo outras doenças mentais, entao é fundamental que você fale com um parente seu ou um amigo, o mais rapido possivel pq isso pode afetar você no futuro, se nn tiver ngm para falar pode falar comigo, eu sou muito ocupada mas posso tentar te ajudar
      e-mail- [email protected]

  8. Fiz 51 e isso me assusta, amanhã tenho uma apresentação na Fac na qual será avaliado pontualidade, criatividade e oralidade, estou muito mal e sei que será um desastre, só de imaginar me dá falta de ar e tremedeira.

    1. Olá Esmeralda,
      É importante se preocupar sempre que os sintomas comecem a afetar o desenvolvimento das suas atividades do cotidiano. Se for o seu caso, busque acompanhamento para ajudá-la a manejar os sintomas e iniciar um tratametno de qualidade.
      Um beijo grande

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Recentes

São Paulo, 23 de maio de 2022, por Psicóloga Fabíola Luciano – O Vestibular de Medicina é um dos concursos

Fome Emocional: O que é, Sintomas, Causas, Como reconhecer, Como a Fome Emocional pode atrapalhar o Emagrecimento, Fome Emocional e

São Paulo, 14 de outubro de 2022, por Psicóloga Fabíola Luciano – Conheça os Principais Tipos de TOC – Transtorno