O QUE SÃO TRANSTORNOS ALIMENTARES?
Os Transtornos Alimentares fazem parte da categoria de transtornos psicológicos, sendo caracterizados por alterações severas no comportamento alimentar que se não tratadas podem levar o emagrecimento extremo ou à Obesidade de acordo com o transtorno desenvolvido.
Os principais Transtornos Alimentares são Compulsão Alimentar, Bulimia e Anorexia Nervosa, patologias intimamente ligadas, caracterizadas pelo descontrole alimentar, uso de métodos inadequados para manutenção e perda de peso e prática de dietas restritivas. Existe uma preocupação enorme da Organização Mundial de Saúde (OMS) com o crescimento contínuo deste tipo de transtorno, devido ao alto índice de mortalidade associado a eles.
Transtornos Alimentares
- Anorexia (Leia Mais)
- Bulimia (Leia Mais)
- Compulsão Alimentar (Leia Mais)
- Transtorno do Comer Noturno
- Síndrome de Prader-Willi
Diagnóstico
O diagnóstico levará em consideração todos os sintomas, bem como sua frequência e há quanto tempo eles vem se manifestando. Pela especificidade do Transtorno e pela inter relação entre eles é preciso que o diagnóstico seja feito por um profissional habilitado e com bom manejo clínico.
Em geral, o diagnóstico é feito por um Psicólogo, Psiquiatra ou Endocrinologista especializado em Transtornos Alimentares.
Psicólogo para Transtornos Alimentares
O papel do psicólogo é indispensável e compreende auxiliar o paciente a modificar pensamentos e comportamentos disfuncionais em relação à alimentação e ao seu corpo, além de promover uma melhora na autoestima, que costuma estar extremamente prejudicada nestes casos.
Transtornos Alimentares Tratamento
O Tratamento é multidisciplinar, envolvendo Nutricionista, Endocrinologista, Psicólogo e Psiquiatra. A equipe precisa acompanhar o paciente e sua evolução constantemente.
O tratamento psicológico é feito por meio de sessões semanais em que serão usadas estratégias e técnicas comportamentais que trarão como benefício:
- Diminuição dos Sintomas
- Maior controle da Ansiedade
- Maior Auto controle
- Menos sentimento de Culpa
- Desenvolvimento de Estratégias para lidar com as crises
- Melhora na Autoestima
- Mudar relação com Alimentação e corpo
- Equilíbrio do peso – se este for afetado pelo transtorno.
O tratamento deve ser feito, porque esse tipo de patologia não tende a regredir sozinho, ao contrário, com o passar do tempo os sintomas aumentam, juntamente com a perda de controle da situação.
Um dos grandes dificultadores do Tratamento é que em geral os pacientes demoram muito para buscar o acompanhamento, fazendo com que ao buscar a doença tenha se agravado.
Se você tem sofrido com algum dos Transtornos Alimentares, desconfia que possa ter desenvolvido ou estar desenvolvendo, entre em contato! Tanto o diagnóstico quanto o tratamento precoce favorecem melhores resultados!
Psicóloga Fabíola Luciano – CRP 104468
Especialista pela Universidade de São Paulo – USP
Colaboradora do Ambulin – Ambulatório de Transtornos Alimentares do Hospital das Clínicas FMUSP