9 Dicas Em Como Melhorar A Imagem Corporal

9 Dicas Em Como Melhorar A Imagem Corporal Foto: Freepik
9 Dicas Em Como Melhorar A Imagem Corporal Foto: Freepik

São Paulo, 09 de março de 2023, por Psicóloga Fabíola – Aqui estão 9 Dicas de como melhorar a imagem corporal abordando o seu conceito e porque ela é importante. Além disso, descubra como a imagem corporal afeta a vida e o que é imagem corporal positiva.

Em algum momento da vida podemos nos sentir desconfortáveis com a percepção que temos de nosso corpo.

Talvez, o seu corpo atual não corresponda ao que gostaria, pois além das nossas expectativas, observamos o corpo do outro e fazemos comparações, o que pode causar certo descontentamento.

Ou, então, você acredita que seu corpo está interessante, gosta dele, aceita como ele está, mas vê a necessidade de se cuidar mais ou melhorar alguns aspectos.

E isso é natural e saudável, afinal não há problema em querer melhorar. O ponto é encontrar equilíbrio e não se converter em escravo do nosso ideal de corpo.

Para tanto, vale salientar que vivemos em um mundo que projeta padrões irrealistas de beleza e que valoriza extremamente a cultura da dieta, da academia e afins.

Dessa maneira, isso pode nos causar problemas e efeitos prejudiciais na autoimagem, auto valor e na saúde mental.

Autoimagem Foto: Freepik
Autoimagem Foto: Freepik

Assim sendo, a imagem corporal que formamos dentro de nós é muito importante. Logo, quando estamos satisfeitos com ela, nos sentimos bem e fatores externos terão menos interferência na percepção da autoimagem.

Ao contrário, quando nos sentimentos insatisfeitos, ficamos vulneráveis, auto críticos e em constante luta interna. Dito isso, é possível lidar com algumas questões para ficar de bem com a auto imagem corporal? Claro que sim!

Portanto, estes tópicos irão ajudá-lo a compreender, lidar melhor e em como melhorar a imagem corporal:

  • O Que É A Imagem Corporal?
  • Como A Imagem Corporal Interfere Na Nossa Vida?
  • Porque É Importante Cuidar Da Imagem Corporal?
  • O Que É Imagem Corporal Positiva?
  • X Dicas Em Como Melhorar A Imagem Corporal

O Que É A Imagem Corporal?

A imagem corporal é a visão que você construiu a respeito do seu corpo, ou seja, a imagem que criou dentro de você a partir de sua percepção e da percepção dos outros. Logo, é a percepção de como você se vê, independentemente, do quão distante isso possa estar da realidade.

Segundo o dicionário Merriam-Webster, a imagem corporal é:

“Uma imagem subjetiva da própria aparência física estabelecida tanto pela auto-observação quanto pela observação das reações dos outros”.

Também de acordo com a American Psychological Association, ela é:

“A imagem mental que uma pessoa forma de seu corpo como um todo, incluindo suas características físicas e suas atitudes em relação a essas características”.

Assim, vale dizer que, pessoas que foram expostas a muitas críticas sobre seu corpo, tem uma vulnerabilidade maior para a construção de uma auto imagem corporal negativa. E por isso, o ambiente é tão relevante neste aspecto.

Desta forma, se questione, quais fatores internos e externos contribuem para a visão que você tem se si mesmo?

Como A Imagem Corporal Interfere Na Nossa Vida?

Quando percebemos que a nossa imagem corporal é positiva, nos sentimos bem conosco e esse tema não precisa se converter no centro da vida. Nos percebemos bem e isso é o suficiente. Além disso, a satisfação com o corpo nos deixa menos sensíveis às críticas, auto depreciação, baixa autoestima e comportamentos alimentares não-saudáveis.

Agora, no contrário, isso pode gear impacto negativo direto na qualidade de vida, sofrimento psicológico e transtornos alimentares.

Leia também: Transtornos Alimentares

Imagem Corporal Foto: Freepik
Imagem Corporal Foto: Freepik

Alguns aspectos pertinentes a destacar sobre esses impactos:

  • A imagem corporal está intimamente ligada à autoestima;
  • Mulheres insatisfeitas com o seu corpo recorrem a dietas muito restritivas ou radicais, jejuns excessivos a fim de atingir a forma ou imagem corporal ideal;
  • O excesso de consumo das redes sociais leva a homens e mulheres darem maior importância a sua aparência do que aqueles que não consomem tanto;
  • Pensamentos obsessivos sobre seu corpo e aparência;
  • Auto valor relacionado essencialmente à corpo, peso e aparência.

Porque É Importante Cuidar Da Imagem Corporal?

A imagem corporal nos afeta, seja de maneira positiva ou negativa. E quando ela nos afeta negativamente temos um grande fator de risco para desenvolvimento de distorções da autoimagem e distúrbios alimentares.

Conforme NEDA – Associação Nacional de Distúrbios Alimentares, as pessoas que possuem uma imagem corporal negativa são mais propensas a desenvolver transtornos alimentares, ou comportamentos alimentares inadequados.

Também é importante cuidar da imagem corporal porque afeta diretamente o bem estar emocional, ainda que isso não gere necessariamente um Transtorno Alimentar.

Assim, pessoas insatisfeitas com a sua autoimagem corporal têm mais probabilidade de sofrer com baixa autoestima, necessidade de validação externa e sensação de insuficiência.

O Que É Imagem Corporal Positiva?

É estar confortável e satisfeita com o seu corpo e sua aparência, ainda que encontre aspectos que ela não goste tanto.

Uma auto imagem corporal positiva não significa se achar perfeito. Não quer dizer que não há nada que gere descontentamento ou desejo de mudança.

Mas sim, que a pessoa se vê de forma integral e se relaciona bem com isso. Ou seja, ela enxerga coisas que ela não gosta, porém, esses aspectos não são suficientes para invalidar todo o restante.

Assim, você consegue ver tudo o que gosta e valoriza em si. Além disso, consegue também ver coisas que gostaria de mudar, e no final o saldo é positivo.

Desta forma, aceita e aprecia seu corpo, incluindo suas limitações, e o estima.

9 Dicas Em Como Melhorar A Imagem Corporal

Aqui estão 9 dicas em como melhorar a imagem corporal a fim de desfrutar de todos os benefícios que isso traz e gerar mais satisfação.

Você acredita que dá para mudar algo dentro de você em relação a sua percepção corporal? Então, confira estas dicas!

1 – Seja Grato Pelo Seu Corpo E Tudo Que Ele Te Ajuda A Fazer/Viver

Você já pensou em quão bom o seu corpo é para você?

É através dele que você pode fazer suas atividades diárias, saborear deliciosas comidas, sentir os cheiros que você mais gosta e abraçar alguém que ama.

Pois bem, comece desenvolvendo esse hábito de gratidão por ele ser usado para lhe fazer bem, além de proporcionar momentos incríveis.

Gratidão Foto Freepik
Gratidão Foto Freepik

2 – Limite Suas Redes Sociais E Diversifique Conteúdos Sobre Beleza Corporal

Uma boa dica em como melhorar a imagem corporal é mudar as informações que você consome sobre imagem corporal. Até porque estudos mostram que as mídias influenciam a forma como vemos e nos sentimos.

Revise suas redes sociais e perceba o tipo de conteúdo que você segue e chega até você.

Qual o tipo de corpo das pessoas que você segue? Isso faz se sentir bem consigo ou sentir inadequação e inferioridade?

Confira: Impacto das redes sociais na Autoestima

3 – Avalie As Suas Roupas E Use-As A Seu Favor é uma das dicas em como melhorar a imagem corporal

Procure se vestir de forma confortável, que se sinta bem e alinhe com aspectos do seu corpo os quais mais aprecia. Enfim, use as suas roupas, o seu modo de vestir a seu favor, e não focando no que está insatisfeita.

Não use roupas menores que te deixarão desconfortável somente para sentir que usa uma numeração que você idealiza.

Tampouco se apegue a roupas que já não lhe servem cultivando a expectativa de emagrecer. Por fim, use tudo que faça sentido para você hoje.

4 – Esteja Atenta Às Características Que Você Gosta Em Seu Corpo

Temos tendência a nos depreciar e criticar, por isso, perceba atentamente tudo que você aprecia em seu corpo.

Essa prática desencadeia uma sensação de bem-estar, por isso, tenha em mente e valorize essas características.

5 – Você É Uma Pessoa Além Da Sua Aparência, mais uma das dicas em como melhorar a imagem corporal

É fundamental que a sua percepção sobre seu corpo vá além dele. Assim sendo, se veja como uma pessoa inteira, e não apenas só pensando em seu corpo, ou alguns aspectos dele.

Logo, ao se ver dessa forma, isso contribuirá para que outros a veja assim também: uma pessoa inteira e completa. E, de fato, é assim que você é!

6 – Olhe Para Seu Corpo De Forma Integral

Quando estamos descontentes, tendemos a nos fixar nos pontos negativos. Isso serve para o corpo também. Se você tem problemas com a sua coxa, papada ou barriga é como se esses pontos se destacassem e você passa a vê-los de forma aumentada.

Faça o exercício de olhar para seu corpo como um todo e não como partes isoladas que você gostaria que fossem diferentes.

7 – Seja Flexível Com Suas Próprias Críticas, outra dica em como melhorar a imagem corporal

Pratique a autocompaixão, é um exercício diário de respeito a si mesmo, em vez de julgamento e crítica. Você sabe como fazer isso? Como você tem se tratado?

8 – Cerque-Se De Pessoas Positivas

Esteja perto de pessoas que encorajam e ajudam você a se sentir bem consigo mesmo, com suas virtudes, qualidades, defeitos e com seu corpo do jeito que está.

Pessoas positivas Foto: Freepik
Pessoas positivas Foto: Freepik

9 – Entenda Que Você É Única E Todos São Diferentes

Reconheça que cada corpo é diferente – não existe um corpo “perfeito” e isso é perfeitamente natural. Portanto, nós somos todos diferentes e com características particulares e únicas

É absolutamente saudável procurar meios em como melhorar a imagem corporal, porém, onde você tem buscado essa melhoria?

Manter uma auto imagem corporal positiva impacta na autoconfiança, a autoestima e o valor próprio.

Apesar disso, cabe discutir se esse conceito está mais alinhado a uma nova dieta ou na forma como você se percebe.

Portanto, observe como está construído seu conceito de auto imagem corporal, em que bases ele se sustenta e quais expectativas você tem nutrido.

E, se precisar de auxílio nesse processo, não deixe de buscar apoio profissional especializado para te ajudar nessa trajetória.

Conheça a Psicóloga Fabíola Luciano

Facebook – Psicóloga Fabíola Luciano

Psicóloga Fabíola Luciano – CRP 104468

Especialista pela Universidade de São Paulo – USP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Recentes

O que é Fobia Social?   A Fobia Social (também chamada de Transtorno de Ansiedade Social) é caracterizada por um

Quando é possível avaliar Problemas de Aprendizagem? Os problemas de aprendizagem podem ser avaliados e diagnosticados a partir dos 05

São Paulo, 14 de março de 2023, por Psicóloga Fabíola – Aqui estão 8 Fatos interessantes sobre TOC – Transtorno