Tratamento Psicológico Adolescente

Tratamento Psicológico Adolescentes

Tratamento Psicológico Adolescentes

Quando buscar Tratamento Psicológico para Adolescentes?

Para os pais não é uma tarefa nada fácil lidar com essa fase tão peculiar da vida. A mudanças hormonais e de comportamento são quase inevitáveis e às vezes é complicado administrar tudo ao mesmo tempo.

A adolescência trará muitas mudanças, o que não quer dizer por si só que seja necessário um tratamento. Por outro lado, manter um Acompanhamento Psicológico pode ajudar o jovem a se fortalecer para as experiências desta fase, bem como se preparar para a fase adulta.

Os pais devem procurar acompanhamento quando:

  • O adolescente lhe pedir
  • Perceber mudanças importantes no comportamento
  • Perceber que o jovem apresenta algum problema, mas não divide com a família
  • Notar Isolamento Socialpsicologo-para-adolescentes-especialista-sp
  • Comportamentos Impulsivos
  • Comportamentos Agressivos
  • Abuso de Substâncias
  • Comportamento Opositor
  • Mau rendimento escolar repentino
  • Dificuldade nos Relacionamento Interpessoais
  • Perda ou Ganho de Peso Repentino
  • Bullying
  • Ansiedade excessiva
  • Reações Desproporcionais ao Evento
  • Entristecimento ou Sinais Depressivos ( Leia Artigo sobre depressão na Adolescência)
  • Ideação Suicida

As razões para buscar o acompanhamento não se resumem aqui, cada caso deve ser analisado individualmente e os pais, que tem maior contato com o jovem, tem mais evidências de que algo pode estar saindo do controle, além aceitável para a fase.

Para isso, é importante que os pais estejam atentos aos filhos, observando sempre, para que possam buscar ajuda especializada no momento correto e evitando transtornos posteriores ou o agravamento da situação.

 

Como funciona o Atendimento Para Adolescentes?

Será agendada uma primeira sessão para entender as necessidades ou sintomas do paciente e definir os objetivos a serem alcançados com a terapia. Se necessário os pais ou responsáveis serão chamados para uma sessão de esclarecimento ou orientação, sempre com ciência do paciente.

Após esta primeira sessão será definida uma conduta terapêutica, e então, dando início ao tratamento psicológico para adolescente serão feitas sessões semanais de 50 minutos.

psicologo-terapia-para-adolescente-especialista-sp

As sessões tem o propósito de promover a revisão de paradigmas, mudança de comportamentos ou de sentimentos negativos, de acordo com o caso.

Sempre serão discutidos os aspectos que trouxeram o paciente ao consultório, aplicando técnicas e ferramentas que o ajudem a desenvolver um repertório comportamental mais assertivo e diminuir sintomas de acordo com a queixa.

 

Porque é Importante fazer Terapia na Adolescência?

A Adolescência é uma fase tão importante quanto difícil, os jovens são invadidos por sentimentos confusos que nem sempre são fáceis de administrar.

A necessidade de aceitação geralmente é muito grande e justamente neste período, geralmente, a auto estima costuma estar fragilizada, o que pode bagunçar muito a cabeça dos adolescentes. Além de tantas outras demandas como Pertencimento Social, Ansiedade de Desempenho, Medo de Decepcionar, Alterações de Humor, Dificuldades Relacionais, Transtornos Psicológicos.

atendimento-psicologico-adolescentes-psicologa-especialista-sp

Sabemos que a fase adulta é diretamente influenciada pela estabilidade emocional, de forma que sair da juventude sem ter adquirido estrutura emocional para lidar consigo mesmo e com as adversidades pode ser extremamente prejudicial.

O Acompanhamento Psicológico para Adolescentes irá ajudar o jovem a se organizar em meio a todas estas mudanças que acontecem. Além disso o auxiliará a entender seus sentimentos, controlá-los, não se tornando refém deles e cuidar de todos os conflitos que  surgem, sejam eles relacionados aos outros, ou a si mesmo.

 

Conheça a Psicóloga Fabíola

 

Fabíola Luciano – CRP 104468
Psicóloga especialista pela Universidade de São Paulo – USP

Publicado em 01/07/2016

Última atualização: 09/10/2020

Entre em contato!