Psicólogo para Adolescente

Psicólogo Para Adolescente Foto: Freepik
Psicólogo Para Adolescente Foto: Freepik

Psicóloga Especialista pela USP – Psicólogo Para Adolescente

Atualizado: 09.08.2023

As Fases da Adolescência

A fase da adolescência é marcada por profundas mudanças devido a transição para deixar a infância e iniciar a vida adulta. E, nesse tempo, o adolescente passa por, basicamente, 3 fases distintas:

  1. Inicial – Entre 10-14 anos saindo do pensamento concreto para o abstrato, início da separação emocional dos pais e proximidade com os colegas. Além disso, a progressão da identidade sexual inicia;
  2. Intermediária – compreende entre 15-18 anos com maior desenvolvimento do pensamento abstrato, puberdade se intensifica, identificação com os pares;
  3. Tardia – compreende entre 18-24 anos experimentando o fim da puberdade, um senso de moralidade desenvolvido, pensamento abstrato complexo, se preparam para a independência e os desafios da vida adulta.

Em todas as fases há transformações significativas. Então, mudanças físicas, intelectuais, sociais, emocionais passam a predominar.

E, muitas vezes, eles não estão preparados tantas situações. Até porque tudo está sendo novo e recheado de desafios e adaptações nos mais variados ambientes.

Transição Fase Adulta E Infantil

Chamada de puberdade, a transição da fase infantil para adulta marca uma trajetória única na vida. É onde o adolescente se prepara para construir uma personalidade independente.

Também cria uma nova rede de amigos que passam a dividir com amigos os momentos que eram predominantemente dos pais.

Além disso, ele precisa se habituar com as mudanças de seu cérebro, corpo e emoções. Ademais, começa a assumir responsabilidades, formar caráter e aprender a administrar sua própria vida.

Muitas vezes, isso pode parecer uma montanha difícil de escalar. Todavia, com a ajuda e apoio dos pais, educadores e, se necessitar, de um Psicólogo para Adolescente, essa transição ficará bem mais leve.

Portanto, é uma fase bastante desafiadora e, ao mesmo tempo, emocionante!

Bullying Entre Crianças E Adolescentes

A Maturidade Emocional Dos Adolescentes

Maturidade emocional é ser capaz de analisar uma situação e escolher como lidar com ela da melhor maneira possível. E o adolescente ainda tem carência disso, embora sejam muito bons em habilidades intelectuais, raciocínios e tudo que envolve a cognição.

O cérebro dos adolescentes ainda está em formação. Portanto, eles ainda não dispõem de todos os recursos necessários para organizar as suas emoções quando são invadidos por elas. Esta é uma construção que virá com o tempo, ambiente favorecedor e as experiências vividas.

Inclusive, segundo a literatura, cerca de 55% a 63% dos adolescentes possuem baixa maturidade emocional. E apesar de isso ser completamente individual, estudos sugerem que por volta dos 22 anos este cenário começa a mudar.

Pressões Da Adolescência

A adolescência não é nada fácil, não é verdade? Além das diferentes mudanças acontecendo rapidamente, as pressões surgem de todos os lados.

Muitas vezes, esse adolescente se vê num emaranhado de sensações. Então, ele pode sentir estresse emocional e físico, dificultando ainda mais o gerenciamento de emoções e resolução de problemas.

Todos os aspectos abaixo podem gerar pressões para os jovens, porém, cabe avaliar o impacto na vida de cada um:

  • Pais, colegas, professores, de desempenho, acadêmica, redes sociais, grupos, do seu corpo ou aparência.

Com isso, é natural que surjam angústias sobre a necessidade de ser aceito ou de não desapontar estas expectativas. No entanto, a pressão que estes temas exercem deve ser observada com cautela para não desencadear problemas como ansiedade e/ou depressão.

Psicólogo Para Adolescente Foto: Freepik
Psicólogo Para Adolescente Foto: Freepik

Como Reconhecer Ansiedade e Depressão na Adolescência para Buscar Tratamento

Transtornos Psicológicos que Podem Surgir Nesta Fase

As pesquisas indicam que muitos transtornos psicológicos surgem até os 18 anos.

Então, esse é sim um momento delicado que requer toda atenção dos pais. Além disso, a intervenção precoce de um especialista, seja um Psiquiatra ou um Psicólogo para Adolescente pode ser fundamental. Isso porque, pode alterar o curso de desenvolvimento do quadro.

Os transtornos psicológicos mais observados nessa fase são:

  • Transtornos de Ansiedade;
  • Depressão;
  • Distúrbios relacionados ao Estresse;
  • Transtorno de Humor;
  • Transtorno de Personalidade Borderline;
  • Transtornos Alimentares;
  • TOC – Transtorno Obsessivo-Compulsivo;
  • TDAH – Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade.

Vale lembrar que diversos outros diagnósticos são possíveis, estes são somente alguns deles.

Porque Se Atentar Mais À Adolescência?

Como falamos, a adolescência é considerada um período de vulnerabilidade para o desenvolvimento de vários transtornos psicológicos. Pois os jovens passam por uma série de mudanças físicas, emocionais e sociais, que podem trazer desafios significativos para sua saúde mental.

Além disso, o cérebro está em pleno desenvolvimento, especialmente as áreas associadas ao controle das emoções e do comportamento, tornando os adolescentes mais suscetíveis a questões de saúde mental.

Ao mesmo tempo que reconhecemos tal vulnerabilidade, ressaltamos a importância do tratamento precoce. Desse modo, através do desenvolvimento cerebral em andamento o tratamento ajuda a moldar padrões mais saudáveis, otimizando o desenvolvimento emocional.

Conheça O Tratamento Psicológico Para Adolescente

Até Onde É Normal Da Fase E Quando Se Preocupar E Buscar Ajuda Especializada

Ao mesmo tempo que gera muita preocupação, nem todos os comportamentos dos adolescentes são motivos para desespero. Aqui estão comportamentos comuns durante a adolescência nos quais os pais não precisam se alarmar:

  1. Independência e Autonomia;
  2. Exploração de Identidade;
  3. Maior Intimidade com os Pares;
  4. Questionamento e Desafio de Autoridade;
  5. Preocupação com a Aparência;
  6. Experimentação com Estilos de Vida.

Lembrando que a adolescência é uma fase de transição e crescimento, esses comportamentos são reflexos do processo de desenvolvimento. Porém, se os pais notarem mudanças expressivas ou persistentes, pode ser aconselhável buscar uma avaliação de um Psicólogo para Adolescente.

Psicólogo Para Adolescente Foto: Freepik
Psicólogo Para Adolescente Foto: Freepik

Atenção Aos Sinais Que Indicam Necessidade De Intervir

Embora seja desafiador distinguir entre comportamentos esperados e sinais de alerta, existem alguns critérios objetivos que podem ajudar a tomar essa decisão.

Certamente estes pontos são relevantes ao considerar a busca de um Psicólogo para Adolescente:

  1. Intensidade dos sintomas;
  2. Duração dos sintomas;
  3. Prejuízo nas atividades cotidianas.

Além disso, conheça sinais específicos que podem sugerir necessidade de apoio:

  • Queda no desempenho escolar;
  • Vida social reduzida ou isola dos amigos;
  • Perda de interesse pelas atividades;
  • Sem motivação para eventos emocionantes ou atividades divertidas;
  • Insônias e pesadelos, além de dificuldades para dormir ou se alimentar;
  • Falta de energia;
  • Irritabilidade frequente;
  • Pensamentos sobre morte;
  • Automutilação;
  • Envolvimento em comportamentos arriscados;
  • Mudanças drásticas de humor;
  • Sentimentos persistentes de Tristeza ou Ansiedade.

Muitas vezes, o jovem se fecha em seu próprio mundo e encontra dificuldade para sinalizar o mal-estar ou até mesmo de identificá-lo.

Por isso, o papel da família é imprescindível. É preciso conhecer o universo do adolescente, observar suas atitudes e alterações de comportamento para intervir adequadamente.

Ansiedade E Depressão Na Adolescência

Relação Com Os Pais E Dicas Para Lidar

Uma boa relação entre pais e adolescentes será a sustentação desta fase e das próximas que virão. Inclusive, saber que pode contar com o apoio dos pais o manterá mais seguro ao passar dificuldades.

Então, observe como está sendo seu comportamento nos seguintes aspectos:

  • Defina limites claros e negociáveis;
  • Se envolva verdadeiramente com a vida dele;
  • Demonstre amor incondicional;
  • Favoreça uma comunicação aberta e respeitosa;
  • Respeite sua individualidade;
  • Passem tempo de qualidade juntos.

Seja paciente, com ele e consigo. Sabemos que o desafio é grande, e a forma de encará-lo pode ser determinante para uma aproximação ou afastamento.

Lembre-se de que o objetivo é construir um relacionamento baseado no amor e respeito mútuo. Isso fornecerá ao adolescente um ambiente favorável para seu desenvolvimento saudável.

Psicólogo Para Adolescente Foto: Freepik
Psicólogo Para Adolescente Foto: Freepik

Como Funciona o Psicólogo Para Adolescente?

É agendada uma primeira sessão para entender as necessidades do paciente. E, a partir disso, definir os objetivos a serem alcançados em terapia.

Em geral os pais participam da primeira consulta para complementar informações. E compreender o plano de tratamento que será explicado. No entanto, as próximas consultas serão realizadas somente entre o terapeuta e adolescente.

Após esta definição de conduta terapêutica, serão feitas sessões semanais de 50 minutos. Nestes encontros será desenvolvido o tratamento proposto a fim de atingir os objetivos da terapia.

Quais os Principais Motivos Para Buscar Um Psicólogo Para Adolescente?

As razões para iniciar o processo podem variar muito. Algumas vezes o próprio adolescente reconhece a necessidade de terapia.

Assim, pede aos pais para passar por um Psicólogo. Outras vezes, o jovem nem tem ideia de como o Psicólogo para Adolescentes pode ajudar.

Neste caso, os pais conversam com seus filhos sobre os possíveis benefícios do acompanhamento. Então, se for de comum acordo, agendam uma primeira sessão.

Alguns motivos mais comuns para a busca de um Psicólogo para Adolescente são:

  • Baixa auto estima;
  • Dificuldades em Relacionamentos Interpessoal;
  • Timidez;
  • Ansiedade Social;
  • Sexualidade;
  • Alterações de Humor;
  • Comportamentos Indesejados;
  • Agressividade;
  • Desempenho acadêmico;
  • Ansiedade;
  • Inseguranças e Medos;
  • Escolha Profissional;
  • Autoconhecimento;
  • Depressão ou Entristecimento;
  • Desânimo;
  • Procrastinação;
  • Pensamentos de Morte;
  • Dificuldade em Gerenciar Emoções.

Porque é Recomendado Psicólogo Para Adolescente?

O Psicólogo para Adolescente irá ajudar o jovem a se equilibrar emocionalmente frente à todas as mudanças que acontecem interna e externamente.

Também fornece um espaço seguro para que eles possam expressar e aprender a manejar suas emoções e desenvolver habilidades de enfrentamento e regulação emocional.

Além disso, cuidar de todos os conflitos que estejam sendo vivenciados, sejam eles relacionados aos outros, ou a si mesmo. E se for identificado algum perigo em potencial, ou alguma situação que necessite atenção especial, o acompanhamento contemplará estes aspectos.

Quais os Benefícios de Frequentar Um Psicólogo Para Adolescente?

Os benefícios são inúmeros e cada paciente se beneficia de forma singular. Pois, de acordo com as principais queixas levantadas é que serão direcionados os conteúdos das sessões.

Apesar disso, seguem alguns dos principais benefícios observados:

  • Melhora na Auto estima;
  • Maior Assertividade;
  • Diminuição da Agressividade;
  • Melhora na Comunicação;
  • Aumento da Confiança;
  • Maior Autocontrole;
  • Diminuição da Ansiedade;
  • Controle das Emoções;
  • Maior Estabilidade Emocional;
  • Gerenciamento de Emoções Difíceis.

Cada pessoa passa pela Adolescência de um modo único. Então, os motivos para buscar são sempre únicos.

Sejam eles quais forem, o Psicólogo para Adolescente tem como principal objetivo minimizar os conflitos que são inerentes a esta fase. E de forma que a transição entre adolescência e fase adulta seja feita com maior amadurecimento e sem grandes consequências emocionais.

Conheça a Psicóloga Fabíola Luciano

YouTube Psicóloga Fabíola Luciano

Psicóloga Fabíola Luciano – CRP 104468

Especialista pela Universidade de São Paulo – USP

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Recentes

O jornalista Wagner Belmonte recebe a psicóloga Fabíola Luciano, a estilista Elaine Souza, o fotógrafo Paulo Gibo e a modelo

São Paulo, 30 de maio de 2022, por Psicóloga Fabíola Luciano – A Automutilação é um tema sério que gera

Crise de Ansiedade – O que é, Causas, Como reconhecer uma Crise, Diagnóstico, Como combater uma Crise, Remédios para Crise