Tricotilomania Tratamento: O que é, Causas, Sintomas, Fatores de Risco para desenvolvimento da Tricotilomania, Informações sobre a doença, Diagnóstico, Entenda se existe Cura, Como afeta a vida do paciente, e Tipos de Tratamento.

O que é Tricotilomania?

Tricotilomania é um transtorno psicológico que tem como característica a mania incontrolável de arrancar fios de cabelo ou pelos do corpo, como cílios, barba e sobrancelhas. O paciente com o problema, ao puxar os fios, é tomado por uma sensação de alívio e prazer imediatos. Ou seja, é uma ação feita por impulso que serve como uma libertação emocional.

A doença pode ser motivada por diversos fatores, tanto emocionais quanto biológicos, e geralmente está associada à falta de controle dos impulsos, à ansiedade, estresse e ao transtorno obsessivo compulsivo (TOC). Em alguns casos, o transtorno pode evoluir para a Tricofagia, quando a pessoa, além de arrancar os fios, passa a comê-los.

O transtorno pode começar tanto na infância e adolescência quanto na fase adulta, e assim que for percebido é indicada a busca por Tricotilomania Tratamento. Algumas vezes, a doença afeta a vida pessoal, profissional e social do indivíduo, que se sente envergonhado e constrangido, passando a evitar o trabalho, escola ou ambientes de lazer.

Tricotilomania Tratamento Especializado

Causas

A principal causa da Tricotilomania está ligada a fatores emocionais. Patologias como Ansiedade, Depressão e Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC) podem tornar um indivíduo mais suscetível ao transtorno.

[cta id=’4005′]

Pessoas que possuem parentes de primeiro grau com o problema também tem mais chances de desenvolver a Tricotilomania. Além disso, o distúrbio pode ser causado por algum trauma ou também por fatores químicos e biológicos.

Tricotilomania Sintomas

O paciente com Tricotilomania pode apresentar Sintomas Físicos, Psicológicos e até Comportamentais. Estar atento aos sintomas e sua intensidade são importantes para entender o problema e buscar porTricotilomania Tratamento.

Veja alguns dos principais Tricotilomania Sintomas:

  • Falhas no couro cabeludo
  • Falha nas sobrancelhas, cílios ou outra parte do corpo com pelos
  • Se sentir aliviado ao arrancar um fio
  • Comportamento automático de arrancar os fios
  • Dificuldade de conseguir parar por completo de arrancar os fios
  • Ingerir os fios
  • Esconder a cabeça com lenços ou chapéus
  • Obstrução intestinal
  • Estresse
  • Ansiedade
  • Comportamento impulsivo

Tricotilomania Tratamento SP

Fatores de Risco para Desenvolvimento da Doença

  1. Pessoas com parentes de primeiro grau com Tricotilomania são mais suscetíveis ao problema.
  2. Mulheres, desde a adolescência até a fase adulta, também são mais propensas a desenvolverem o transtorno.
  3. Pessoas que possuem um histórico de problemas psicológicos e emocionais, como depressão ou ansiedade.

Informações sobre a doença

A Tricotilomania é um transtorno que afeta cerca de 3% da população, sendo quatro vezes mais frequente em mulheres. O distúrbio pode começar tanto na infância e adolescência quanto na fase adulta.

Suas causas podem ser por fatores emocionais, químicos, biológicos ou genéticos. A pessoa com o problema age por um impulso incontrolável. Ao puxar um fio, ela sente alívio ou prazer, fazendo com que essa ação se torne uma mania.

O paciente dificilmente consegue parar sozinho, e a Tricotilomania Tratamento costuma apresentar um bom resultado com Terapia Cognitiva Comportamental.

Tricotilomania Tratamento Psicólogo Especialista

Diagnóstico

Por ser um transtorno psicológico, não existem exames laboratoriais efetivos para diagnosticar aTricotilomania,ele é feito a partir do relato do paciente, que muitas vezes nem sabe que isso se trata de um transtorno.

Geralmente é o diagnóstico é realizado por um Psiquiatra, Dermatologista ou Psicólogo, que irão indicar o melhor tipo deTricotilomania Tratamento. Alguns sinais e sintomas, como comportamento ansioso e estressado, também podem ser observados caso a Tricotilomania não seja evidente.

Tricotilomania Tem Cura?

Quando o paciente aceita que tem o problema e procurar por um Tricotilomania Tratamento Especializado, as chances de cura aumentam. Com o tratamento adequado, feito por um psiquiatra em conjunto com um psicólogo, é possível se livrar do problema e extinguir os sintomas.

Tricotilomania Tratamento Psicóloga Fabíola

Como o problema afeta a vida do paciente?

A Tricotilomania gera sofrimento tanto para o paciente quanto para quem convive com a pessoa, seja família, amigos ou conjugue. Em muitos casos, o transtorno afeta não só a vida pessoal, mas também a vida social, gerando complicações no trabalho, escola ou até mesmo nos relacionamentos.

Há casos em que a pessoa acometida pela Tricotilomania não conta sobre o problema para ninguém por vergonha e constrangimento. E muitos dos pacientes com a doença desenvolvem problemas com a Autoestima e Insegurança devido às falhas causadas no couro cabeludo ou em outras regiões do corpo. Devido a isso, a pessoa pode querer se isolar do convívio social.

Tricotilomania Tratamento Psicológico SP

Tricotilomania Tratamento

O Tricotilomania Tratamento deve ser feito com o acompanhamento de um Psicólogo em conjunto com um Psiquiatra, se for necessário entrar com medicação.

Tricotilomania Tratamento Medicamentoso

Em casos mais graves da Tricotilomania é importante o uso de Medicamentos, que são prescritos por um Psiquiatra especializado. Geralmente o paciente precisa tomar Antidepressivos, como os inibidores seletivos da recaptação de serotonina, que costumam reduzir a ansiedade e o comportamento impulsivo.

Tricotilomania Tratamentos Complementares

  • Em alguns casos, é necessário um tratamento Dermatológico, já que não são incomuns danos na pele e no couro cabeludo.
  • Atividades físicas também podem ajudar os pacientes com Tricotilomania pois, além de reduzir a Ansiedade, fazem com que o corpo produza substâncias relaxantes como a endorfina, serotonina e dopamina.

Tricotilomania Tratamento Psicológico

A Terapia Cognitiva Comportamental é uma terapia considerada padrão ouro para o Tricotilomania Tratamento, tendo inúmeras evidências científicas sobre seu resultado. A Terapia consiste em ajudar o paciente com os seguintes benefícios:

  1. Identificar disparadores do ato de arrancar os pelos;
  2. Compreender sua Ansiedade
  3. Administrar os Gatilhos para a Ansiedade
  4. Administrar Sentimentos que levam à arrancar os pelos ou cabelo
  5. Técnicas de Auto Controle
  6. Estratégias para lidar com o Impulso
  7. Desenvolvimento de novo Repertório Comportamental
  8. Diminuição dos Sintomas

O Tricotilomania Tratamento produz um excelente resultado, atenuando os sintomas e modificando a forma do paciente se relacionar com os estressores do dia a dia de forma mais funcional.

Conheça a Psicóloga Fabíola

Psicóloga Fabíola Luciano – CRP 104468

Especialista pela Universidade de São Paulo – USP

9 Comments

  1. Avatar de Gilson Rocha
    Gilson Rocha8 de novembro de 2022 at 08:55 - Reply

    Gostei muito da sua forma de abordar o assunto.

  2. Avatar de Natália
    Natália22 de fevereiro de 2023 at 09:25 - Reply

    Sofro desse mal a anos, em época que melhora muito e tem vezes quando fico muito aflita e ansiosa com alguma coisa eu arranco os cílios e fica uma falha enorme ai depois eu escondo com maquiagem ou lápis de olho me arrependo mais não faço tratamento devido condições financeiras e o que as pessoas vão falar e acabo deixando de lado mais é muito difícil quem passa por isso. Mais hoje em dia quase não faço mais tento me controlar, mais tem dias que escapa.

  3. Avatar de nicolly Rodrigues
    nicolly Rodrigues13 de abril de 2023 at 22:13 - Reply

    tenho sofrido com isso a uns 2 anos, é incontrolável, arranco muitos cílios, fios das sobrancelhas, isso mexe com a minha autoestima, mas é algo que eu não consigo controlar, e ninguém sabe que passo por isso, a única pessoa que sabe é meu namorado que sempre me ajuda.
    preciso muito de ajuda e não tenho condições, eu não aguento mais passar por isso, só quem passa entende o quanto é difícil.

  4. Avatar de Salete maria de Oliveira
    Salete maria de Oliveira8 de junho de 2023 at 16:14 - Reply

    A primeira vez que arranquei foi soa cílios tinha ums 12 anos 11 por ae…dpois da vida adulta comecei arrancar mais agr com 56 anos voltei arrancar ando um tanto ansiosa ?

  5. Avatar de Luiz Augusto Heeten
    Luiz Augusto Heeten16 de junho de 2023 at 14:14 - Reply

    Muito obrigado por seus esclarecimentos . Temos um familiar próximo que sofre desse distúrbio . Entrará em Terapia para buscar ajuda mas pergunto como nós leigos devemos nos comportar perante a pessoa e uma crise ? Como pais e avós devem se comportar ? Agradeceria muito sua orientação .

  6. Avatar de Deise
    Deise17 de junho de 2023 at 04:21 - Reply

    Também sofro com essa doença há uns 25 anos mais ou menos. Arranco meus cabelos desde os 15 anos de idade. Consigo parar máximo 2 meses. Depois volta tudo de novo. Onde eu costumo arrancar perdeu a melanina e nasce tudo branco. Uma pena que naquela época meus pais achavam que era só uma “mania” e nunca procuraram me ajudar. Só orações mesmo, e infelizmente nunca funcionou. Hoje vou tentar buscar ajuda. Talvez consiga me curar.

  7. Avatar de Milene Aparecida de Andrade Araújo
    Milene Aparecida de Andrade Araújo5 de setembro de 2023 at 23:39 - Reply

    Estou sofrendo deste transtorno.

Deixe um Comentário