Tricotilomania Tratamento Psicologo Especialista SP

Tricotilomania Tratamento: O que é, Causas, Sintomas, Fatores de Risco para desenvolvimento da Tricotilomania, Informações sobre a doença, Diagnóstico, Entenda se existe Cura, Como afeta a vida do paciente, e Tipos de Tratamento.

O que é Tricotilomania? 

Tricotilomania é um transtorno psicológico que tem como característica a mania incontrolável de arrancar fios de cabelo ou pelos do corpo, como cílios, barba e sobrancelhas. O paciente com o problema, ao puxar os fios, é tomado por uma sensação de alívio e prazer imediatos. Ou seja, é uma ação feita por impulso que serve como uma libertação emocional.

A doença pode ser motivada por diversos fatores, tanto emocionais quanto biológicos, e geralmente está associada à falta de controle dos impulsos, à ansiedade, estresse e ao transtorno obsessivo compulsivo (TOC). Em alguns casos, o transtorno pode evoluir para a Tricofagia, quando a pessoa, além de arrancar os fios, passa a comê-los.

O transtorno pode começar tanto na infância e adolescência quanto na fase adulta, e assim que for percebido é indicada a busca por Tricotilomania Tratamento. Algumas vezes, a doença afeta a vida pessoal, profissional e social do indivíduo, que se sente envergonhado e constrangido, passando a evitar o trabalho, escola ou ambientes de lazer.

Tricotilomania Tratamento Especializado

Causas

A principal causa da Tricotilomania está ligada a fatores emocionais. Patologias como Ansiedade, Depressão e Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC) podem tornar um indivíduo mais suscetível ao transtorno.

Pessoas que possuem parentes de primeiro grau com o problema também tem mais chances de desenvolver a Tricotilomania. Além disso, o distúrbio pode ser causado por algum trauma ou também por fatores químicos e biológicos.

Tricotilomania Sintomas

O paciente com Tricotilomania pode apresentar Sintomas Físicos, Psicológicos e até Comportamentais. Estar atento aos sintomas e sua intensidade são importantes para entender o problema e buscar por Tricotilomania Tratamento.

Veja alguns dos principais Tricotilomania Sintomas:

  • Falhas no couro cabeludo
  • Falha nas sobrancelhas, cílios ou outra parte do corpo com pelos
  • Se sentir aliviado ao arrancar um fio
  • Comportamento automático de arrancar os fios
  • Dificuldade de conseguir parar por completo de arrancar os fios
  • Ingerir os fios
  • Esconder a cabeça com lenços ou chapéus
  • Obstrução intestinal
  • Estresse
  • Ansiedade
  • Comportamento impulsivo

Tricotilomania Tratamento SP

Fatores de Risco para Desenvolvimento da Doença

  1. Pessoas com parentes de primeiro grau com Tricotilomania são mais suscetíveis ao problema.
  2. Mulheres, desde a adolescência até a fase adulta, também são mais propensas a desenvolverem o transtorno.
  3. Pessoas que possuem um histórico de problemas psicológicos e emocionais, como depressão ou ansiedade.

Informações sobre a doença

A Tricotilomania é um transtorno que afeta cerca de 3% da população, sendo quatro vezes mais frequente em mulheres. O distúrbio pode começar tanto na infância e adolescência quanto na fase adulta.

Suas causas podem ser por fatores emocionais, químicos, biológicos ou genéticos. A pessoa com o problema age por um impulso incontrolável. Ao puxar um fio, ela sente alívio ou prazer, fazendo com que essa ação se torne uma mania.

O paciente dificilmente consegue parar sozinho, e a Tricotilomania Tratamento costuma apresentar um bom resultado com Terapia Cognitiva Comportamental.

Tricotilomania Tratamento Psicólogo Especialista

Diagnóstico

Por ser um transtorno psicológico, não existem exames laboratoriais efetivos para diagnosticar a Tricotilomania, ele é feito a partir do relato do paciente, que muitas vezes nem sabe que isso se trata de um transtorno.

Geralmente é o diagnóstico é realizado por um Psiquiatra, Dermatologista ou Psicólogo, que irão indicar o melhor tipo de Tricotilomania Tratamento. Alguns sinais e sintomas, como comportamento ansioso e estressado, também podem ser observados caso a Tricotilomania não seja evidente.

Tricotilomania Tem Cura?

Quando o paciente aceita que tem o problema e procurar por um Tricotilomania Tratamento Especializado, as chances de cura aumentam. Com o tratamento adequado, feito por um psiquiatra em conjunto com um psicólogo, é possível se livrar do problema e extinguir os sintomas.

 

Tricotilomania Tratamento Psicóloga Fabíola

Como o problema afeta a vida do paciente?

A Tricotilomania gera sofrimento tanto para o paciente quanto para quem convive com a pessoa, seja família, amigos ou conjugue. Em muitos casos, o transtorno afeta não só a vida pessoal, mas também a vida social, gerando complicações no trabalho, escola ou até mesmo nos relacionamentos.

Há casos em que a pessoa acometida pela Tricotilomania não conta sobre o problema para ninguém por vergonha e constrangimento. E muitos dos pacientes com a doença desenvolvem problemas com a Autoestima e Insegurança devido às falhas causadas no couro cabeludo ou em outras regiões do corpo. Devido a isso, a pessoa  pode querer se isolar do convívio social.

Tricotilomania Tratamento Psicológico SP

Tricotilomania Tratamento

O Tricotilomania Tratamento deve ser feito com o acompanhamento de um Psicólogo em conjunto com um Psiquiatra, se for necessário entrar com medicação.

Tricotilomania Tratamento Medicamentoso

Em casos mais graves da Tricotilomania é importante o uso de Medicamentos, que são prescritos por um Psiquiatra especializado. Geralmente o paciente precisa tomar Antidepressivos, como os inibidores seletivos da recaptação de serotonina, que costumam reduzir a ansiedade e o comportamento impulsivo.

Tricotilomania Tratamentos Complementares

  • Em alguns casos, é necessário um tratamento Dermatológico, já que não são incomuns danos na pele e no couro cabeludo.
  • Atividades físicas também podem ajudar os pacientes com Tricotilomania pois, além de reduzir a Ansiedade, fazem com que o corpo produza substâncias relaxantes como a endorfina, serotonina e dopamina.

Tricotilomania Tratamento Psicológico

A Terapia Cognitiva Comportamental é uma terapia considerada padrão ouro para o Tricotilomania Tratamento, tendo inúmeras evidências científicas sobre seu resultado. a Terapia consiste em ajudar o paciente com os seguintes benefícios:

  1. Identificar disparadores do ato de arrancar os pelos;
  2. Compreender sua Ansiedade
  3. Administrar os Gatilhos para a Ansiedade
  4. Administrar Sentimentos que levam à arrancar os pelos ou cabelo
  5. Técnicas de Auto Controle
  6. Estratégias para lidar com o Impulso
  7. Desenvolvimento de novo Repertório Comportamental
  8. Diminuição dos Sintomas

O Tricotilomania Tratamento produz um excelente resultado, atenuando os sintomas e modificando a forma do paciente se relacionar com os estressores do dia a dia de forma mais funcional.

Conheça a Psicóloga Fabíola

Psicóloga Fabíola Luciano – CRP 104468

Especialista pela Universidade de São Paulo – USP

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *