Borderline Tratamento

Aqui você terá o entendimento de como funciona o Borderline Tratamento, além de informações relevantes para a compreensão do Transtorno de Personalidade Borderline.

 Última Atualização: 22/01/2021

Borderline Tratamento

O Tratamento para Transtorno de Personalidade Borderline deve ser feito por um Psiquiatra e um Psicólogo Especializados.

O Psiquiatra prescreverá a medicação adequada para caso, e este será um pilar importante para a estabilização do humor ou dos sintomas. Porém, é importante ressaltar que não existe um medicamento específico para Borderline, os medicamentos usados ajudam a conter a impulsividade, depressão, humor ou ansiedade, mas eles não têm efeito no controle do Transtorno em si.

A parte mais importante para o Borderline Tratamento é a Psicoterapia.

Caso queira entender mais sobre o Transtorno de Personalidade Borderline, aqui falo a respeito:

Conheça os Sintomas e O que é o TPB.

 

Terapia para Borderline Tratamento

Existem várias formas de conduzir o Borderline Tratamento, contudo, as produções científicas que tem sido feitas no Brasil e no mundo indicam que a Terapia Dialética Comportamental apresenta melhores resultados.

Dentro da Terapia Dialética Comportamental o tratamento pode ser feito em estágios:

  • Inicialmente serão abordadas questões mais urgentes (Risco de suicídio, Comportamentos de Automutilação, Agressividade, Impulsividade, Comportamentos Abusivos e de Risco, entre outros)
  • Treinamento de Habilidades consideradas Necessárias
  • Num segundo momento, após conter os comportamentos com maiores prejuízos a vida do paciente, poderemos a abordar questões mais profundas como Sentimentos Dolorosos e Situações Traumáticas.

 

transtorno-personalidade-borderline-tratamento-especialista

 

No Borderline Tratamento é importante poder caminhar em etapas para a preservação do paciente. Se o tratamento for iniciado por questões de maior sofrimento sem que tenha sido criada uma boa base emocional e minimizados comportamentos de risco, é perigoso que os sintomas aumentem.

 

O Tratamento Leva à Cura do TPB?

Pensar no Tratamento não significa pensar em Cura, mas sim em uma recuperação ou controle dos Sintomas, o que vale é levar o paciente a ter uma vida melhor e mais feliz aprendendo a se relacionar com suas emoções e administrando seus comportamentos.

Como Surgiu a Terapia Dialética Comportamental?

A Terapia Dialética Comportamental (ou Dialectical Behavior TherapyDBT) é amplamente utilizada nos EUA e Europa e tem mostrado melhores resultados em relação às demais intervenções.

Foi desenvolvida por uma Psicóloga Americana, Dra. Marsha Lineham e se propõe a oferecer uma melhor qualidade de tratamento e consequentemente uma melhora na qualidade de vida do paciente.

Uma curiosidade é que a Dra. Lineham possui o diagnóstico de Transtorno de Personalidade Borderline, talvez este tenha sido um dos fatores que a levaram a aprimorar um método mais eficiente, uma vez que, passando pelo desconforto do TPB ela possa entender melhor o que funciona e o que não funciona.

borderline-tratamento-psicologo-especialista-sp

Psicólogo para Borderline Tratamento

Aqui no consultório o Tratamento para Borderline é conduzido segundo a Terapia Dialética Comportamental, conforme descrito acima.

Um dos aspectos fundamentais no Borderline tratamento é a Relação Terapêutica estabelecida com o paciente. Isso quer dizer que é preciso que haja identificação e confiança para haver bons resultados. Todo o acompanhamento psicológico leva em consideração a potencialidade, a limitação e a dor daquela pessoa que caminha comigo.

Os objetivos da terapia serão definidos juntos e toda a evolução será um trabalho em conjunto.

Algumas técnicas usadas durante processo são:transtorno-personalidade-borderline-tratamento-especialista

  1. Análise Comportamental
  2. Levantamento dos Comportamentos a serem modificados
  3. Análise e Estratégias para Soluções.
  4. Análise Funcional
  5. Treinamento de Habilidades
  6. Exposição e Prevenção de Resposta
  7. Fortalecimento do Comprometimento
  8. Fortalecimento do Repertório Comportamental

 

Quando devo procurar Tratamento?

O melhor momento para buscar por Borderline Tratamento é quando você sentir que vale a pena ter este apoio!

Muitas pessoas buscam quando de alguma forma está prejudicando a si mesmo (a) ou às pessoas que gosta por conta de comportamentos que são difíceis de controlar. Outras por aconselhamento da família, ou outras ainda por não aguentar mais conviver com os sintomas. A forma de buscar pode variar, o importante é que você busque e inicie o Tratamento.

O Tratamento é longo, mas é possível! Então quanto mais cedo você começar, mais cedo começará a sentir os benefícios. A Terapia especializada vai te ajudar muito!

Entre em contato para iniciar seu acompanhamento ou saber mais a respeito do Borderline Tratamento.

 

Conheça a Psicóloga Fabíola Luciano

Psicóloga Fabíola Luciano – CRP 104468

Especialista pela Universidade de São Paulo – USP

Respostas de 16

  1. Doutora, moro no Rio e gostaria de obter este tipo de tratamento. Como posso proceder? Meu nome é Caroline e sofro de TPB, mas só descobri agora. Provavelmente tenho uma mãe Borderline também, pois ela apresenta os mesmos sintomas. Preciso muito de ajuda, ofereço risco a mim e aos que me rodeiam… Penso em suicídio, apesar de achar que não sou capaz de cometer, penso em ferir pessoas, mas controlo o ataque físico. Em contrapartida me estresso facilmente e ataco verbalmente qualquer um. Perco o controle dos meus sentimentos, quando eles estão presentes. A verdade é que eu não sei sentir, é mais fácil pra mim lidar com o vazio, o vazio me sufoca, os sentimentos afastam as pessoas de mim.

  2. Dra.bom dia! Moro em Nova Iguaçu próximo ao Rio de Janeiro e minha filha foi diagnosticada com borderline,mas estou com dificuldade de encontrar psicólogos adequados ao tratamento , geralmente na primeira entrevista já descartam o diagnóstico.Gostaria. De saber se vc indica algum profissional no Rio que possa me ajudar!Ela já tentou suicídio duas vezes e é muito instável,ettc.Obrigada aguardo resposta.

  3. Olá boa noite moro no RJ e gostaria de fazer esse tipo de tratamento . Poderia me ajudar por favor? Estou com o laudo e medicada mas sem acompanhamento no momento fiz um ano de terapia psicanálise. Saí pq não quis mais sem resultados .Por fim em crise atendida descri da terapeuta. Obrigada. Carla zaP 21 965594785

  4. Dra fui diagnosticada bordeline a pouco… me indicaram o dbt, mas não tenho condições de arcar com o tratamento.

    Poderia me indicar algum lugar aqui em sp-capital que seja gratuito?

    Aguardo retorno.

    Obrigada

  5. Avatar Boa noite! Tudo bem ? Moro no Rio e tenho uma sobrinha com transtorno de borderline . Você conhece alguma psicóloga no Rio que trata este caso? disse:

    Comentário *

  6. Olá Dra Fabíola!
    Eu moro em Brasília. Minha filha recebeu o diagnóstico de TPB há oito meses. Ela tem 22 anos, mas sofre desde os 14 anos. Percebo uma piora com o passar dos anos… Passou por algumas internações e teve diversas tentativas/planejamentos de suicídio que, graças a Deus, conseguimos evitar/socorrer. Estou a procura de um profissional com experiência em TPB. Você pode me indicar?

  7. Boa tarde, Dra Fabíola.
    Poderia indicar algum profissional que trabalha com terapia dialética comportamental em Brasília?

  8. Boa tarde Fabíola,

    Fui diagnosticado recentemente como Borderline, finalmente consigo entender os comportamentos da minha vida. Gostaria de saber se existe algum terapeuta em Brasília que você conheça. Pois quero me tratar.

    Grato

    1. Olá Fabiana, boa tarde!
      Tudo bem contigo?

      Desde a pandemia o Conselho Federal de Psicologia regulamentou a prática do Atendimento Online, portanto em tese, os atendimentos online são uma possibilidade.
      Só vale atentar ao fato de que alguns pacientes tem maior indicação para terapia presencial, isso considerando o caso e sua gravidade, bem como riscos envolvidos.
      Vale a pena fazer uma avaliação, ou caso tenha uma indicação médica, seria interessante discutir com ele o que atenderia melhor a sua demanda.

      Se precisar, estou à disposição,

      Um beijo com carinho!

  9. Boa noite Dra. tenho uma filha com 19 anos que foi constatada com o transtorno Borderline por um profissional da area, mas gostaria de uma segunda opinão, podemos começar as tratativas online ?

  10. Olá, Dra. Sou Fabiana (Fabi) fui diagnosticada há mais ou menos 1 ano e meio com TPB. Não sei oque é sentir, ou 8 ou 80. Sou mto explosiva tenho 80% dos sintomas border mas dificuldade em aceitar o diagnóstico. Que tipo de terapia preciso? Devo procurar mais de 2 opiniões? Penso em suicídio constantemente já tentei 2x. Meu família acha que é frescura ou quero chamar atenção. Devo levá-los a uma ou 2 consultas comigo ? Me ajude pf.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Recentes

Ansiedade no trabalho – O que é, Como se manifesta, Causas, Sintomas, Tratamento e muito mais. O que é Ansiedade

Você quer entender melhor o que é Anorexia? Leia o artigo abaixo e conheça as principais características da doença. O

São Paulo, 07 de abril de 2023, por Psicóloga Fabíola – Apesar da similaridade, compulsão alimentar e comer emocional possuem