Psicólogo para Adulto

Psicólogo para adulto
Psicólogo para adulto

São Paulo, 14 de janeiro de 2016, por Psicóloga Fabíola Luciano – Psicólogo para Adulto – A fase adulta envolve muitas responsabilidades e papéis complexos que, muitas vezes, se tornam difíceis de lidar. Por isso, um Psicólogo para Adulto pode ser fundamental para te auxiliar a olhar com maior clareza, compreendendo suas necessidades e atravessar momentos desafiadores.

Ser adulto é um grande desafio em meio a tantas situações que vivenciamos. Muitas vezes, pensamos ser capazes de superar sozinhos o fim de um relacionamento, por exemplo, e descobrimos que necessitamos de ajuda e apoio.

Também a perda de um trabalho que tanto apreciamos ou nos dedicamos pode trazer muita frustração. Além disso, a insegurança financeira, o medo do futuro, problemas familiares, dificuldades de relacionamento e tantos outros aspectos que a vida nos apresenta podem desencadear ansiedade extrema e preocupações acima do normal.

Por esses e diversos outros motivos, o mundo dos adultos pode ser bastante penoso. Às vezes é como ter que dançar uma música com milhares de passos diferentes coordenados ao mesmo tempo.

Logo, são muitas áreas da vida para equilibrar e esse malabarismo todo pode ser desgastante em alguns momentos.

Portanto, aqui estão algumas considerações sobre como um Psicólogo para Adulto pode contribuir a fim atenuar esse peso.

Leia também: Tratamento Psicológico Adulto

Psicólogo para adulto
Psicólogo para adulto

Como Funciona o Psicólogo para Adulto?

O Psicólogo para Adulto deve ser procurado sempre que a pessoa sentir que tem alguma necessidade que justifique a busca pela Terapia Psicológica.

Existem questões Comportamentais, que são aquelas relacionadas à Sintomas existentes ou mudanças de comportamentos desejadas. Para isso, trabalhamos com uma parte mais técnica da Terapia Cognitiva Comportamental. É quando utilizamos ferramentas para nos ajudar a compreender e minimizar os sintomas.

Outras vezes, o paciente não apresenta um diagnóstico, ou tampouco sintomas específicos, e ainda assim, se percebe angustiado, apático ou ansioso. Aqui residem questões mais Existenciais.

Então, elas podem ou não estar ligadas à sintomas, mas o fato é que para olhá-las precisamos de mais tempo e paciência. É como uns quebra cabeças onde faltam algumas peças.

E algumas pessoas até relatam não saberem qual a razão de não se sentirem bem, uma vez que aparentemente, possuem tudo. Como seres humanos temos necessidades de diferentes esferas da vida.

Sendo assim, muitas vezes, quando estamos deixando de atender algumas delas, entramos em sofrimento antes mesmo de perceber que aquela necessidade existia.

No consultório, particularmente, busco compreender qual é o momento que o paciente vive e o que ele está buscando. Desta forma, poderemos adotar uma conduta terapêutica mais técnica voltada à diminuição de sintomas ou mais existencial proporcionando um mergulho mais profundo para compreender as partes que faltam.

Portanto, todos os caminhos são válidos e igualmente importantes. Ambos serão direcionados pelo embasamento e ferramentas da terapia Cognitiva.

Ao buscar um Psicólogo Adulto, o paciente certamente vem se deparando com dificuldades para lidar com alguma questão. Então, na terapia iremos diretamente a esse foco, discutindo melhores formas e estratégias para ajudá-lo a se desenvolver em seu objetivo.

Psicólogo para adulto
Psicólogo para adulto

A Importância do Objetivo Terapêutico

É importante que haja sempre um objetivo terapêutico a ser atingido, de forma que terapeuta e paciente possam caminhar juntos para a mesma direção.

Portanto, logo na primeira sessão será discutido qual (is) o(s) objetivo(s) mais relevantes a serem alcançados naquele momento. E, assim, teremos um alinhamento inicial de expectativas.

Com isso, o paciente coloca seus desejos e o terapeuta explica como poderá lhe ajudar a chegar lá. Por fim, a partir disso, se houver identificação se iniciam as sessões.

Leia mais: Terapia Cognitiva-Comportamental

Quantas Sessões São Necessárias Com o Psicólogo para Adulto?

Infelizmente é muito difícil prever. Sendo assim, isso varia de acordo com cada caso como, por exemplo, há quanto tempo existe o problema. Também avaliar diagnóstico, sintomas, frequência e intensidade dos sintomas, nível de sofrimento, dentre outros.

Logo, seria leviano informar um prazo determinado, pois cada paciente terá uma resposta diferente ao tratamento. Apesar disso, essa expectativa de tempo pode ser discutida na primeira sessão em que serão levantados dados importantes sobre o paciente.

Todavia, é importante lembrar que mais vale a direção do que a velocidade, desde que estejamos caminhando!

Quando Devo Procurar um Psicólogo para Adulto?

Sempre que sentir que tem algo que pode ou precisa ser melhorado. Alguns vem com sintomas físicos já avançados, outras pessoas ao iniciar desconforto optam por buscar.

Cada um tem suas razões e seu momento para procurar Psicólogo para Adulto, mas independente de quais sejam eles, a terapia irá ajudá-lo a encontrar caminhos para se sentir melhor.

Após iniciadas as sessões será definida a melhor conduta terapêutica para lhe auxiliar e serão acompanhados os resultados obtidos com o processo.

Psicólogo para adulto
Psicólogo para adulto

Porque Procurar um Psicólogo para Adulto?

Para te ajudar a lidar com essa situação que está difícil enfrentar e para se sentir melhor em decorrência disso.

Muitas vezes nos angustiamos por não conseguirmos encontrar mais alternativas para lidar com os nossos problemas. Logo, sabemos que tem algo errado, que não nos faz 100% feliz, mas ainda assim não conseguimos solucionar efetivamente a questão.

Por esse motivo, o Psicólogo para Adulto vai lhe auxiliar justamente nisso.

Toda mudança é possível desde que você esteja disposto a se engajar no processo, e a terapia será a sua ferramenta de mudança. E você, está pronto? Vamos iniciar esta jornada juntos!

Confira também: Crise Existencial – O Que é, Sintomas e Tratamento

Conheça a Psicóloga Fabíola

Psicóloga Fabíola Luciano – CRP 104468

Especialista pela Universidade de São Paulo – USP.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Recentes

 Anorexia Tratamento – Entenda tudo a respeito do assunto! Anorexia Tratamento O tratamento Anorexia envolve uma equipe multidisciplinar composta por

Quantos de nós agimos com rigor conosco quando erramos? Praticamente, todos nós cobramos e julgamos nossos comportamentos ferozmente. Muitas vezes,

Crise de Ansiedade – O que é, Causas, Como reconhecer uma Crise, Diagnóstico, Como combater uma Crise, Remédios para Crise