Principais Tipos de TOC – Transtorno Obsessivo-Compulsivo

Principais Tipos de TOC – Transtorno Obsessivo-Compulsivo Foto: Freepik
Principais Tipos de TOC – Transtorno Obsessivo-Compulsivo Foto: Freepik

São Paulo, 14 de outubro de 2022, por Psicóloga Fabíola Luciano – Conheça os Principais Tipos de TOC – Transtorno Obsessivo-Compulsivo. Assim sendo, leia, conheça os principais subtipos e com isso identifique os sintomas.

Há algumas distorções em nossa sociedade acerca do Transtorno Obsessivo-Compulsivo – TOC. Muitas vezes, existe uma confusão ou uma falta de conhecimento sobre o que ele realmente é.

E, por isso, chamam de TOC qualquer tipo de comportamento ou pensamento repetitivo. No entanto, é preciso entender como ele se apresenta enquanto diagnóstico, e como se manifesta quanto à sintomas. Não se denomina como TOC qualquer “mania” ou alteração comportamental, é muito mais profundo.

Talvez, você já se encontrou em uma situação de ser altamente organizado e muitas pessoas o rotularem como sendo um portador de TOC. Ou, de repente, dar muita atenção aos detalhes e isso caracterizar o transtorno.

Por causa disso, muitas vezes há confusão e especulação em torno do que é o TOC, como ele se apresenta e os diferentes tipos de TOC.

Todavia, aqui nesse post, você poderá ter um esclarecimento aprofundado sobre essa patologia. Assim sendo, o Transtorno Obsessivo-Compulsivo – TOC é muito mais do que apenas um desejo de ter as coisas limpas e organizadas, por exemplo.

Logo, é uma doença psicológica que pode causar prejuízo e sofrimento significativos na vida das pessoas. Então, pessoas com TOC experimentam pensamentos obsessivos persistentes que desencadeiam comportamentos compulsivos ou ritualísticos.

Mas nem todos os tipos de TOC são iguais ou se apresentam da mesma forma. Portanto, continue lendo para descobrir os diferentes e Principais Tipos de TOC, incluindo sintomas e subcategorias comuns.

Leia também: O Que é Transtono Obsessivo-Compulsivo?

O Que é TOC?

Simplificando, TOC é um tipo de transtorno de ansiedade. Dessa maneira, aqueles que sofrem de um dos tipos de TOC vivenciam muita angústia com pensamentos indesejados e acabam engajando em comportamentos compulsivos como tentativa de diminuir a angústia gerada pelos pensamentos obsessivos.

Principais Tipos de TOC – Transtorno Obsessivo-Compulsivo

Há diferentes tipos de TOC, desde a obsessão e compulsão por limpeza, itens e objetos antigos, até pensamentos intrusivos sobre religião, sexo, relacionamento etc.

Todavia, aqui abordaremos alguns dos principais tipos de TOC que afetam a muitos pacientes. Portanto, confira a seguir quais são eles:

TOC Religioso

Pessoas com TOC Religioso tem pensamentos ou imagens relacionadas à blasfêmias ou quaisquer conteúdo religioso que para o paciente é considerado abominável.

Geralmente existe um grande respeito e atribuição de muito significado à religião, vivenciando sofrimento extremo por ter suas crenças “violadas” pelos seus próprios pensamentos.

Com isso, experimentam muita ansiedade e medo, temendo uma punição ou sentindo um não merecimento pelo caráter de seus pensamentos.

Principais Tipos de TOC – Transtorno Obsessivo-Compulsivo Foto: Freepik
Principais Tipos de TOC – Transtorno Obsessivo-Compulsivo Foto: Freepik

Rituais de TOC Religioso Podem Incluir Comportamentos Como:

  • Orar compulsivamente, o que pode envolver reiniciar a oração se você se distrair. Além disso, reiniciar também se não sentir que estava se concentrando adequadamente ou dando o seu devido significado;
  • Necessidade de confirmação de que a pessoa esteja se comportando corretamente. Também analisar o seu comportamento ao longo do dia para ter certeza de que está agindo “adequadamente”;
  • Ler ou estudar escritos religiosos, livros e textos, excessivamente;
  • Pedir desculpas, repetidamente, a sua divindade (Deus, Alá, etc)
  • Buscar perdão / Absolvição por seu comportamento;

Para saber mais, acesse O Que é TOC Religioso? Sintomas, Causas, Impactos e Tratamento

TOC Sexual

O TOC Sexual é marcado por pensamentos intrusivos de conteúdo sexual. Ademais, as obsessões podem ser sobre questionamentos de sua Sexualidade, Pedofilia, Incesto, Zoofilia, ou qualquer tipo de comportamento Sexual que se distingue do repertório de prazer sexual do paciente.

Porém, angustiado pelo medo e ansiedade, o paciente não consegue reconhecer que ele não deseja essas coisas e sente como se quisesse vivenciar essas práticas, quando na verdade, elas lhe geram repulsa.

Logo, as obsessões são tão aterrorizantes que o paciente inicia um ciclo de compulsão, ou seja, comportamentos que ele faz para tentar diminuir a ansiedade.

Saiba mais lendo TOC Sexual – Impactos Na Vida e Formas de Tratamento

O Que é TOC Religioso – Sintomas, Causas, Impactos e Tratamento

TOC de Contaminação

Quem sofre com o TOC de contaminação, normalmente, investe muito tempo limpando a si mesmo ou ao seu entorno em um nível excessivo.

Assim sendo, obsessões e compulsões de contaminação comuns podem incluir:

  • Preocupação persistente com germes e doenças;
  • Possui pensamentos sobre sentir-se impuro e sujo;
  • Medo de ser exposto a sangue, produtos químicos tóxicos, vírus ou outras fontes de contaminação;
  • Compulsão por lavar itens contaminados;
  • Rituais específicos de limpeza ou lavagem;
  • Rituais para remover itens que você considera sujos;
  • Medo de entrar em contato com germes de moedas e notas, levando a evitar o uso de dinheiro;
  • Evitar ou sentir medo de usar banheiros públicos
  • Entre outras.

Normalmente, essas pessoas realizarão seus rituais de limpeza e lavagem várias vezes no dia. Tanto que o tempo que dedicam a esses rituais pode afetar seus relacionamentos e sua capacidade fazer a vida funcionar.

Leia mais: TOC de Contaminação e/ou Limpeza – O Que é, Sintomas e Tratamento

TOC de Simetria e Ordem

Quem sofre deste tipo de TOC tem a necessidade de ter tudo “na medida certa”. Desse modo, eles pensam que, mantendo tudo devidamente ordenado, estão evitando danos causados ​​​​pelo desconforto.

tipos de toc - Psicóloga Fabíola Luciano
Principais Tipos de TOC – Transtorno Obsessivo-Compulsivo Foto: Freepik

Aqui estão algumas coisas em que alguém com esse tipo de TOC pode se fixar:

  • Manter tudo arrumado e em seu lugar, excessivamente;
  • Deixa objetos, alimentos ou outros itens todos voltados para a mesma direção;
  • Obsessão por Simetria;
  • Têm roupas penduradas perfeitamente no armário;
  • Coloca livros alinhados perfeitamente na prateleira;
  • Necessidade extrema de manter tudo impecável quanto à ordem correta;
  • Entre outras.

Confira também: Crise Existencial – O Que é, Sintomas e Tratamento

8 Dicas para Diminuir a Ansiedade

Identificando Tipos de TOC e Tratamento

Se você sofre com pensamentos indesejados e obsessivos que resultam em comportamentos compulsivos, pode estar lidando com um caso não diagnosticado de TOC. Muitos pacientes demoram muito para ter um diagnóstico correto, resultando em mais tempo de sofrimento e retardo no início de Tratamento Especializado para Transtorno Obsessivo Compulsivo.

Principais Tipos de TOC – Transtorno Obsessivo-Compulsivo Foto: Freepik
Principais Tipos de TOC – Transtorno Obsessivo-Compulsivo Foto: Freepik

Como os tipos de TOC podem se manifestar de diferentes maneiras, conhecê-los pode ajudá-lo a lidar melhor com sua condição específica.

Assim sendo, reconhecendo os sintomas do TOC você pode buscar por um Tratamento de Eficácia Comprovada.

A Terapia Cognitiva Comportamental tem uma resposta excelente e é considerada padrão ouro para Tratamento de TOC.

Dentre outras técnicas específicas, o Tratamento para TOC em TCC é direcionado pela Técnica de Exposição com Prevenção de Resposta – ERP. Garantindo não somente a redução dos sintomas, mas a manutenção do controle da doença no longo prazo.

Conheça a Psicóloga Fabíola Luciano

Psicóloga Fabíola Luciano – CRP 104468
Especialista pela Universidade de São Paulo – USP

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Recentes

terapia-como-diminuir-a-ansiedade

O medo é capaz de nos gerar a sensação de que estamos

TOC Religioso Sintomas: Entendendo a Complexidade da Relação entre Religião e Transtorno Obsessivo-Compulsivo O Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC) Religioso é um