Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC)

tratar transtorno obsessivo compulsivo TOC

O que é Transtorno Obsessivo Compulsivo?

O Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC) é um Transtorno de Ansiedade que tem como principais características sintomas de Obsessão e Compulsão que acabam determinando a vida do paciente e tudo que ele faz ou deixa de fazer.

O que são Obsessões?

As obsessões são pensamentos, impulsos ou imagens mentais que invadem a cabeça da pessoa de forma repetitiva e persistente. As obsessões geram sentimentos desagradáveis, pois são acompanhadas de medo, angústia e desconforto, e apesar do grande desejo em evitar estes pensamentos os pacientes com TOC não conseguem afastá-los de sua mente.

O que são Compulsões?

As compulsões são comportamentos repetitivos utilizados para reduzir a aflição causada por um pensamento. Dizemos que o portador de TOC tende a “ritualizar”, isso quer dizer que ele emite alguns comportamentos (chamados de Compulsões) para neutralizar seus medos ou afastar o perigo.

 

Uma marca importante no TOC é a repetição, isso quer dizer que para lidar com a Obsessão e Compulsão a pessoa institui rituais que passam a ser repetidos constantemente, gerando um ciclo do qual o paciente não consegue se libertar.

 

Explicação do Ciclo do Transtorno Obsessivo Compulsivo.

Os pacientes com TOC sofrem muito com a doença, vivendo permanentemente ansiosos com a possibilidade de algo terrível que poderá lhes acontecer (Desde contrair uma doença, perder uma pessoa querida, até as mais derivadas preocupações em qualquer âmbito da vida). A pessoa experimenta muito medo e sente que pode evitar este acontecimento ruim través de seus comportamentos. Como forma de controlar e evitar a situação temida, ela começa a reproduzir rituais como lavar as mãos, checar portas, tomar banhos, e mais uma infinidade de comportamentos, acreditando que através disso poderá impedir que tais desastres ocorram. E é por isso que o ciclo segue sendo mantido, a grande questão do Transtorno Obsessivo Compulsivo é que na cabeça da pessoa faz todo sentido manter tais atitudes, visto que esta é a forma de evitar que o pior ocorra.

transtorno-obsessivo-compusivo

Sintomas Transtorno Obsessivo Compulsivo

Os sintomas do TOC envolvem alteração o pensamento (Obsessões como medos, dúvidas, preocupações excessivas com doenças, morte e demais conteúdos considerados desagradáveis), do comportamento (Rituais ou compulsões) e emoção (Medo, desconforto, culpa).

Obsessões Mais Comuns

    • Preocupação excessiva com sujeira ou contaminação
    • Dúvidas e necessidade de ter certeza
    • Preocupação com ordem, organização e exatidão
    • Pensamento violentos
    • Pensamentos profanos ou imorais
    • Pensamentos de ferir outras pessoas
    • Preocupação excessiva com doenças
    • Pensamentos supersticiosos
    • Pensamentos repetitivos e intrusivos

Compulsões mais Comuns

  • Lavagem ou limpeza
  • Verificação ou Controle ( Checagem)
  • Contagens
  • Repetição
  • Acúmulo, necessidade de guardar
  • Ordem e organização
  • Estalar os dedos ou articulações, movimentos repetitivos, etc

Geralmente a Obsessão vem primeiro e depois a compulsão, como forma de minimizar a ansiedade ou evitar o evento temido.

Vale lembrar que o TOC possui diversas formas de manifestação e deve ser analisado de acordo com cada caso, individualmente. Aqui saliento as principais formas de Obsessão e Compulsão, mas estas não são as únicas.

Causas Transtorno Obsessivo Compulsivo

As causas para desenvolvimento do Transtorno Obsessivo Compulsivo ainda não são amplamente conhecidas, porém dois grupos de fatores tem sido estudados como importantes:

  1. Neurobiológicos
  2. Psicológicos

toc

Diagnóstico Transtorno Obsessivo Compulsivo

O diagnóstico clínico do TOC deve ser feito levando em conta a presença de Obsessões e/ou Compulsões, bem como quanto tempo o paciente consome do seu dia em função dos sintomas. Um mesmo indivíduo pode apresentar sintomas muito diferentes e em áreas diferentes, apesar de haver predominância em alguns específicos, por isso o diagnóstico correto é imprescindível

Como critério diagnóstico é importante avaliar também o impacto na rotina e atividades diárias, bem como nos relacionamentos e no funcionamento global da pessoa.

 

Psicólogo para Transtorno Obsessivo Compulsivo

A Terapia é fundamental para o Tratamento do Transtorno Obsessivo Compulsivo, pois ajuda na conscientização do problema, bem como no enfrentamento e minimização dos sintomas. Os estudos apontam que a forma mais eficaz e com maiores resultados para o TOC é a Terapia Cognitiva Comportamental, isso porque através de técnicas e ferramentas específicas foi possível observar mais melhora em relação à outros tipos de terapias

Tratamento para Transtorno Obsessivo Compulsivo

 

A Terapia Cognitiva Comportamental trabalha com métodos específicos para o Transtorno Obsessivo Compulsivo, dentre os benefícios do tratamento estão:

  1. Diminuição das Obsessões
  2. Diminuição das Compulsões
  3. Técnicas de Controle da Ansiedade
  4. PsicoEducação
  5. Técnicas para Automonitoramento
  6. Aumento de Repertório Comportamental
  7. Desconstrução de Regras Supersticiosas
  8. Redução da Hipervigilância
  9. Exposição e Prevenção de Resposta

O Transtorno Obsessivo Compulsivo não regride sozinho, é preciso acompanhamento profissional especializado. Entre em contato para saber mais sobre o tratamento ou iniciar seu processo.

Psicóloga Fabíola Luciano – CRP 104468
Especialista pela Universidade de São Paulo – USP.