Cirurgia Bariátrica

bariatrica tratamento psicológico

Cirurgia Bariátrica – O que é a Avaliação Psicológica?, Porque fazer Avaliação Psicológica?, O Reganho de Peso Pós Cirurgia, Laudo Psicológico para Bariátrica, O Psicólogo no Processo.

 

Avaliação Psicológica para Cirurgia Bariátrica

Sabemos o quanto e difícil tomar a decisão de fazer a Cirurgia Bariátrica, envolve muitas mudanças e se trata de um processo longo. Além disso, a dificuldade não acaba junto com o efeito da anestesia, a partir daí é que surgem outras dificuldades nem sempre calculadas.

Você já ouviu falar de alguém que fez a cirurgia e não perdeu peso ou voltou a engordar?

Pois é. Isso acontece porque o paciente não estava preparado Psicologicamente para passar pelo Processo.

Apesar de ter riscos como qualquer cirurgia, em geral o nível de sucesso das bariátricas é bastante satisfatório, as maiores complicações vêm mesmo da nossa cabeça, que se não estiver pronta acabará agindo contra você.

 

O que é a Avaliação Psicológica?

A Avaliação Psicológica para Cirurgia Bariátrica é uma análise, feita por um profissional Especialista em Obesidade, a fim de compreender quanto o paciente está preparado psicologicamente para realizar a cirurgia e enfrentar todas as mudanças que virão a partir dela no período Pós-Operatório, além de ajudá – lo a entender todo o processo.

 

avaliacao-psicologica-cirurgia-bariatrica-sp

Porque fazer Avaliação Psicológica?

Já pensou passar por todo o processo da cirurgia e depois perceber que não foi uma boa escolha ou que não estava preparado para lidar com as consequências dela? Infelizmente isso pode acontecer.

A Avaliação Psicológica antes da Bariátrica vai ajudar o paciente a pensar sobre aspectos importantes acerca da cirurgia, entender quais são os benefícios e as limitações dela, bem como pesar ganhos e perdas.

Isso não quer dizer que você deva ter medo de fazer a Avaliação Psicológica por receio de ser “reprovado”, a intenção não é essa. Mas sim  minimizar problemas futuros que surgem se o paciente não estiver realmente ciente e preparado para uma cirurgia desta gravidade.

Laudo Psicológico para Bariátrica

O Laudo Psicológico para Bariátrica é um documento que o Psicólogo irá emitir após algumas sessões (isso varia de acordo com o profissional), atestando sua condição, sob ponto de vista psicológico, para realização da cirurgia.

É um documento exigido como pré-requisito para a realização da bariátrica tanto para cirurgias de feitas de forma particular quanto custeadas pelos convênios.

psicologo-cirurgia-bariatrica-laudo-especialista

Reganho de Peso Pós Cirurgia Bariátrica

Antes da Cirurgia, a expectativa é muito alta. Os pacientes geralmente já tentaram muitos tratamentos para emagrecer, alguns com sucesso, outros nem tanto. E por fim. quando optam pela cirurgia tendem a depositar no procedimento a resolução dos problemas de uma vida inteira com  peso.

Infelizmente, nem sempre a cirurgia é o ponto final. As Estatísticas do Reganho de Peso são bem altas, isso quer dizer que muitos pacientes voltam a engordar depois de operar.

Isso pode acontecer por diversos fatores, porém o que mais se evidencia é o Comportamento Alimentar e Mudança no Estilo de Vida que não se reajustaram.

Muitas pessoas, crentes na proposta da Cirurgia Bariátrica, acabam terceirizando a responsabilidade da Perda de Peso para o procedimento e acabam se esquecendo do principal: O Emagrecimento é uma Consequência dos Hábitos Alimentares.

Ou seja, a cirurgia vai ser um “pé no freio”, mas se nada mudar na forma como a pessoa se comporta em relação à alimentação, o peso vai voltar a subir com o tempo.

 

Porque é tão difícil Mudar Hábitos Alimentares?

Imagine que você vem discutindo estratégias com seu médico e recebeu uma indicação responsável para a Cirurgia Bariátrica, aos 33 anos.

Você tem o desejo de que tudo mude daqui pra frente, mas não podemos perder de vista que foram 33 anos vivendo com hábitos pré estabelecidos. Todo este tempo, você consolidou uma forma de se alimentar, quantidade e tipos de alimentos de preferência.

Talvez você não tenha desenvolvido variabilidade na hora da alimentação, talvez você passe muito tempo sem comer e depois perca o controle, ou ainda pode ser que você desconte toda a sua Ansiedade, Estresse e Frustração na Comida.

São muitas as possibilidades, e em geral nós não paramos para fazer essas análises e trabalhar na Mudança destes Hábitos que já fazem parte da nossa vida de uma forma tão natural.

Cuidar dessa parte aparentemente simples e até desconsiderada é, na verdade, o mais complexo, e surpreendentemente é o que garante o Sucesso ou Insucesso da Cirurgia Bariátrica. Auxiliar essas transformações é o papel do Psicólogo.

Psicólogo para Cirurgia Bariátrica.

Porquê continuar o Acompanhamento Psicológico depois da Cirurgia Bariátrica?

Treino é treino. Jogo é jogo!

Por mais que saibamos o que deve ser feito é difícil manter a linha e encarar tudo que precisa ser diferente depois da cirurgia.

O Acompanhamento Psicológico é importante para auxiliar no processo de emagrecimento, e o especialista vai te ajudar a:

  1. Lidar com a Autoimagem
  2. Ajudar a Estabelecer Mudança de Hábitos
  3. Readequar Comportamento Alimentar
  4. Perceber Crenças que levam ao Ganho de Peso
  5. Modificar a Relação com Alimentação
  6. Lidar com o Comer Emocional
  7. Lidar com a Impossibilidade de Comer (as vezes a cabeça quer que você continue comendo, mesmo quando o corpo já não pode mais),
  8. Gerenciar Mudanças de Humor
  9. Monitorar Comportamentos Compensatórios ao Comer (Por exemplo, existe uma incidência alta de Alcoolismo Pós Bariátrica, especialmente em mulheres).

Cuidar do Equilíbrio Emocional é a chave do sucesso da Cirurgia Bariátrica!

Conheça a Psicóloga Fabíola

 

 

 

Psicóloga  Fabíola Luciano – CRP 104468
Especialista pela Universidade de São Paulo – USP

Colaboradora do Grupo de Estudos em Obesidade e Comer Compulsivo do Hospital das Clínicas da FMUSP

 

 

Criado em: 21/05/2016

Última atualização: 04/05/2020.

Entre em contato!