A Bulimia Tratamento se beneficia muito de uma de suas melhores ferramentas baseadas em evidências: a TCC! Por meio dela, o paciente pode experimentar melhora em seu quadro clínico e diversos benefícios, tanto em sua saúde física como mental, emocional.
Mas, antes de detalharmos sobre a Bulimia Tratamento, vamos definir brevemente as principais características desse transtorno. Para isso, convidamos você a ler estes tópicos:
Tópicos:
O que é Bulimia?
A Bulimia é um Transtorno Alimentar em que o paciente, de tempos em tempos, come grandes quantidades de comida de uma vez sem conseguir parar. Nesse sentido, conhecidos como episódios de compulsão alimentar.
Então, depois desses episódios, é comum sentir uma onda muito forte de culpa, arrependimento ou vergonha, associados ao grande temor do ganho de peso por tudo que foi ingerido.
E na tentativa de aliviar esses sentimentos e reverter as calorias ingeridas que levariam a engordar, a pessoa começa a utilizar, o que chamamos de métodos compensatórios.
Por exemplo, comportamentos inadequados e recorrentes de vômitos, jejuns, exercícios, laxantes, diuréticos ou qualquer meio para controlar o peso.
Posto isso, os ciclos de comer excessivamente e compensar depois pode acontecer várias vezes ao longo do mesmo dia. Geralmente, envolvendo momentos dessa alimentação descontrolada realizada em segredo ou escondido.
Leia mais sobre os Sintomas, Definição e Diagnóstico da Bulimia
Gravidade Bulimia
A gravidade é definida com base na frequência dos episódios de comportamentos compensatórios (Ou seja, quantas vezes por semana são provocados os vômitos, se toma laxantes e diuréticos).
Sendo assim:
- Leve: Em média de 1 a 2 episódios por semana
- Moderada: Em média de 3 a 6 episódios por semana
- Grave: Em média de 7 a 13 episódios por semana
- Extrema: Em média Mais de 14 episódios por semana
Diante do exposto, a Bulimia traz complicações clínicas para a saúde física e emocional dos pacientes. Por isso é indispensável uma equipe especializada no Tratamento Bulimia.
Complicações Clínicas para a Saúde Física
Estas complicações clínicas da Bulimia podem afetar a saúde física:
- Períodos menstruais irregulares
- Desidratação
- Constipação
- Arritmias cardíacas
- Ruptura (furo) no estômago
- Vômito autoinduzido
- Pressão baixa
- Anemia
- Entre outras.
Outras doenças psicológicas que podem surgir
A Bulimia pode ocorrer simultaneamente com outros transtornos psicológicos, sendo os mais comuns:
- Transtorno de humor
- Transtornos de ansiedade
- TOC – Transtorno obsessivo compulsivo
- Abuso de álcool e substâncias
- Estresse Pós Traumático
Quem pode ter Bulimia
O diagnóstico se dá 90% entre as mulheres. E, geralmente, inicia-se na adolescência e em jovens adultos. Diferentemente de outros transtornos alimentares que envolvem alteração de peso, pacientes com Bulimia podem apresentar peso normal ou levemente acima do peso indicado.
Bulimia Tratamento – Quando os pacientes costumam buscar ajuda?
Na prática do consultório, é possível perceber que quando os pacientes vêm buscar por Tratamento Bulimia eles já lidam com a doença há pelo menos 02 anos.
Em geral, o desejo de iniciar o Tratamento Bulimia aparece quando:
- Aumenta a perda do controle da compulsão alimentar
- Aumenta a perda do controle dos atos purgativos
- A vida social passa a ficar muito prejudicada pelo Transtorno
- A família percebe o comer escondido ou as purgações
Vale lembrar que não é necessário esperar por situações extremas para buscar ajuda. Portanto, quanto antes iniciar o Tratamento – melhor!
Resistência ao Tratamento
Ao contrário da Anorexia, os bulímicos conseguem esconder os sintomas por bastante tempo. E, somado a isso, ainda existe a crença de que é possível eliminar as calorias ingeridas através dos métodos compensatórios.
Além disso, a resistência ao tratamento pode ocorrer por medo de engordar, caso abandone esses métodos compensatórios. Também existe a crença equivocada de que ao manter a Bulimia, a pessoa conseguirá equilibrar o peso.
Sem contar a negação da doença, acreditando que a Bulimia está sob controle e está lhe ajudando, ao invés de atrapalhar. Também lidamos com o medo de perder o controle e falta de confiança no tratamento.
Diante disso, é esperado que exista um conflito interno sobre a melhora, uma parte do paciente quer melhorar e outra pode desejar manter os sintomas.
Então, é importante a técnica de um Psicólogo Especialista em Transtornos Alimentares, de forma que a abordagem seja adequada, pois a depender de como será conduzida esta ambivalência o paciente pode se sentir pressionado e abandonar o tratamento.
Por essas razões, a busca por Tratamento Bulimia pode demorar para acontecer.
Bulimia Tratamento – Que profissional buscar?
O Tratamento Bulimia deve ser feito por uma equipe especializada em Transtornos Alimentares, composta por Psiquiatra, Nutricionista e Psicólogo.
Nesse sentido, o acompanhamento psicológico tem um papel fundamental na Bulimia Tratamento e as pesquisas indicam que a Terapia Cognitiva Comportamental se mostra eficaz na redução dos sintomas.
Logo, é possível a remissão total dos sintomas, mas isso só se faz possível com acompanhamento adequado, pois alguns pacientes podem migrar para outro Transtorno Alimentar, o que se torna prejudicial no mesmo nível.
Qual o objetivo de tratamento nutricional nos pacientes em tratamento de bulimia nervosa?
Ampliar a compreensão do paciente sobre o que significa comer de forma saudável e diminuir as compulsões alimentares. Também corrigir comportamentos alimentares inadequados e melhorar a motivação do paciente.
Então, o Nutricionista Comportamental irá auxiliar a rever crenças alimentares equivocadas, modificar relação entre alimentos bons e ruins que mantém o ciclo de tentativa de controle e descontrole posterior.
Dessa forma, esse profissional será fundamental na estabilização do paciente e sucesso do tratamento.
Qual papel da família no Tratamento da Bulimia?
Ter a compreensão dos sintomas, fornecer apoio ao tratamento e ao paciente bem como melhorar o ambiente do paciente para não favorecer gatilhos.
Também modificar a alimentação e a relação com peso, além de melhorar comunicação e diminuir comportamentos críticos que levem a desestabilizar o paciente.
Enfim, em adolescentes, é especialmente importante a participação dos familiares para monitoramento dos sintomas.
Bulimia Nervosa Tratamento
A Bulimia Nervosa tratamento passa por 3 fases distintas, as quais são:
1ª Fase: Início do Tratamento
- Avaliação dos Sintomas
- Explicação do Funcionamento da Bulimia
- Monitoramento dos Comportamentos Compensatórios
- Diminuir Compulsão Alimentar
2ª Fase: Reavaliação e Reestruturação
- Reavaliação da Estrutura Alimentar
- Reestruturação Cognitiva
- Habilidades de Solução de Problemas
- Treino de Habilidades Emocional
3ª Fase: Enfrentamento dos Mantenedores do Transtorno
- Trabalhar nas Preocupações com Peso e Imagem Corporal
- Exposição e Prevenção de Resposta (ERP)
- Desenvolvimento de Habilidades de Enfrentamento
- Prevenção de Recaídas
Como a TCC trata a Bulimia?
Ajudando o paciente a melhorar sua imagem corporal por meio de técnicas e estratégias específicas. Também orienta o paciente a entender e lidar com emoções, modificar o pensamento obsessivo e comportamentos compulsivos relacionados à comida além de criar comportamentos alimentares saudáveis.
Diante do exposto, a TCC visa:
- Treinar habilidades emocionais – uma vez que a compulsão alimentar tem como gatilhos a dificuldade de gerenciamento de emoção
- Diminuir o ciclo de purgação e compulsão
- Identificação e Monitoramento dos Padrões Alimentares
- Reestruturação Cognitiva
- Aprender a Lidar com Emoções sem recorrer a comida
- Equilibrar relação com alimentação sem punição ou culpa
- Reconhecimento de Gatilhos
- Trabalhar a Preocupação com peso e Imagem Corporal
- Promover autovalor além do peso e da Aparência
- Prevenção de Recaídas e novos Sintomas
Quais os Objetivos do Tratamento da Bulimia?
O tratamento da Bulimia tem como objetivo identificar percepções distorcidas sobre a comida. Também ensinar a comer de maneira saudável, gerenciar comportamentos compulsivos e abordar questões sobre imagem corporal.
Nesse sentido, a Terapia para Bulimia Tratamento inclui:
- Estratégias para redução dos episódios de Compulsão Alimentar
- Diminuição de Sentimentos de Vergonha de si mesmo e Culpa
- Diminuição das Restrições
- Redução dos comportamentos compensatórios (Vômitos e afins)
- Melhora na vida Social
- Técnicas para lidar com a Ansiedade e Impulsividade
- Diminuir sintomas depressivos ou ansiosos
- Estratégias para aumento da Auto estima
- Diminuir Hipersensibilidade ao Corpo
- Aumentar a Atenção ao Comer
- Melhora da Auto imagem,
- Estratégias de Tolerância ao mal-Estar
- Estratégias de Enfrentamento Saudável
- Diminuir Perfeccionismo
- Construir expectativas mais realistas sobre si e Corpo
É evidente que cada caso é tratado individualmente e diante das necessidades daquele paciente será elaborada a melhor conduta clínica para o Tratamento Bulimia.
Então, o plano de tratamento para Bulimia será mantido através de todas as estratégias mencionadas e do monitoramento regular dos padrões alimentares, compulsões e comportamentos compensatórios.
Além disso, construímos um plano de prevenção de recuperação por meio do reconhecimento de sinais de alerta para recaídas. E o desenvolvimento de técnicas para lidar com eles.
Sem o tratamento adequado, a bulimia não apenas compromete o corpo, mas atinge diretamente a Saúde Mental, trazendo consigo outras complicações.
Posto isso, buscar tratamento especializado é o primeiro passo para recuperação, pois cada dia sem cuidado é um risco que não vale a pena correr.
Por fim, se a Bulimia tem feito parte da sua vida, não deixe de entrar em contato para iniciar o acompanhamento que será conduzido de forma respeitosa.
Conheça a Psicóloga Fabíola Luciano
Psicóloga Fabíola Luciano – CRP 104468
Especialista pela Universidade de São Paulo – USP