Saiba o que torna a Compulsão Alimentar Sintomas preocupante para a saúde mental, emocional e física!
O Que É Compulsão Alimentar?
A compulsão alimentar é um transtorno alimentar caracterizado por episódios recorrentes de consumo excessivo de alimentos. E acompanhados por uma sensação de perda de controle.
Durante esses episódios, o paciente consome grandes quantidades de alimentos em um curto período de tempo, mesmo não estando fisicamente com fome.
É comum sentir que a comida está no controle, em vez de você. Com isso, se torna praticamente impossível parar de comer, mesmo que momentos atrás você estivesse totalmente decidida a melhorar a forma de se alimentar.
Assim, depois do episódio, frequentemente, surge sentimento de culpa, arrependimento ou vergonha. Porém, por se tratar de uma patologia nem os sentimentos tão dolorosos e nem o “desejo de nunca mais fazer aquilo” são suficientes para impedir que a compulsão alimentar se inicie novamente.
O Que Leva Uma Pessoa A Ter Transtorno De Compulsão Alimentar
Compulsão Alimentar Sintomas
Muitos pacientes me procuram por conta da Compulsão Alimentar Sintomas. Por isso, escrevi este artigo como forma de auxiliar no reconhecimento aprofundado de cada sintoma.
Reconhecer a compulsão alimentar sintomas é o primeiro passo para buscar um tratamento especializado. Ademais, aprender habilidades para diminuir estes sintomas.
Então, vamos explorar os principais sintomas que podem revelar a presença da compulsão alimentar:
Ingesta Excessiva de Comida
É importante ressaltar que isso não acontecerá sempre. Assim, o paciente também tem refeições sem a presença de compulsão.
Apesar disso, durante os episódios compulsivos haverá presença de consumo excessivo de comida. Então, para ser considerada uma ingesta exagerada teremos a presença de:
- Quantidade Significativa
O paciente ingere muito mais comida do que ele consumiria na mesma situação sem a presença do episódio compulsivo.
- Desproporcionalidade
A quantidade de comida ingerida é desproporcional em relação à fome física. E, mesmo que já esteja saciada, continua a comer.
- Comer Sem Critério
Durante os episódios de ingestão excessiva, a pessoa pode consumir inúmeros alimentos sem escolher exatamente o que deseja comer. A escolha pode ser influenciada pela urgência emocional e não pelo paladar.
Comer Mais Rápido do que o Normal
Durante um episódio de compulsão alimentar sintomas, a pessoa pode comer muito mais rapidamente do que ela come no dia a dia. Algumas vezes, após um episódio ela nem sabe exatamente o que comeu.
- Impulsividade
Comer rapidamente durante um episódio de compulsão alimentar pode estar associado à impulsividade. A pessoa tem uma reação mais emocional e acaba sendo guiada pelo impulso.
- Falta de Apreciação Alimentar
Por comer tão rapidamente, o paciente não consegue apreciar verdadeiramente a comida que está consumindo. Assim, os sabores, aromas e texturas dos alimentos passam despercebidos devido à velocidade do consumo.
- Conexão com a Compulsão
A rapidez na ingestão de alimentos muitas vezes está relacionada à sensação de perda de controle durante um episódio de compulsão alimentar sintomas. Em suma, o paciente sente que não tem controle sobre a velocidade com que está comendo, assim como sobre a quantidade.
Diferenças Entre Compulsão Alimentar E Comer Emocional
Sensação de Descontrole
Este é um sintoma vivenciado com muita angústia. Logo, o paciente se sente refém de si mesmo ao se deparar com o descontrole alimentar.
- Incapacidade de Parar de Comer
Durante um episódio de compulsão alimentar sintomas há uma sensação muito forte de não conseguir parar de comer. Mesmo que queira ou tente interromper o consumo, o descontrole permanece.
- Perda de Autonomia
A sensação de descontrole envolve uma perda temporária da autonomia em relação à alimentação. É comum se sentir dirigida por impulsos internos, em vez de em posse de suas decisões.
- Sinais de Saciedade Ignorados
O que leva a pessoa a parar de comer não é a sensação de saciedade, geralmente é o desconforto ou o término do alimento consumido. Assim, muitos pacientes com compulsão alimentar não aprenderam a reconhecer esta sensação. Esta é uma parte importante para o seu devido tratamento.
Comer Escondido
Lidar com a compulsão alimentar não é fácil. A história de vida dos pacientes tem muitos capítulos em que foram apontados ou constrangidos pela relação com a alimentação. Com isso, surge o comportamento de Comer escondido.
- Buscar Comer Isolado ou Escondido
Comer escondido envolve o ato de consumir alimentos de forma secreta e isolada, longe dos olhos de outras pessoas. Muitas vezes, o paciente esconde alimentos ou escolhe ambientes onde não será observado.
- Medo do Julgamento
A escolha de comer escondido pode ser uma maneira de evitar a reação dos outros. Especialmente pelo passado de críticas e comentários negativos sobre sua alimentação.
- Um Momento Só Para Si
Comer escondido pode se tornar um momento que a pessoa cria para si. Isso pode gerar uma sensação de “prazer”. E envolver uma programação como escolher um local e selecionar alimentos ou horários específicos.
Sentimento de Culpa e Vergonha
Após um episódio de compulsão alimentar, podem surgir sentimentos intensos de culpa, vergonha, arrependimento e autocrítica severa.
- Culpa Intensa
O sentimento de culpa relacionados à compulsão alimentar sintomas podem ser muito intensos e angustiantes.
O paciente não percebe que tem um transtorno. E se sente responsável por não ter autocontrole suficiente. Além disso, por não seguir as regras alimentares que estabeleceu.
- Sentimento de Vergonha
São tantos anos tentando mudar e sentindo incapacidade que o paciente se sente extremamente constrangido e envergonhado. Esse sentimento afeta diretamente a autoestima e percepção de valor pessoal.
- Ciclo da Compulsão Alimentar
Os sentimentos de culpa e vergonha podem levar a mais episódios de compulsão alimentar, perpetuando este ciclo. Isso porque a busca pela comida é justamente uma tentativa de lidar com sentimentos intensos como estes.
Preocupação Com O Peso E A Aparência
Pensamentos constantes sobre peso, corpo e alimentos podem ser uma parte significativa da experiência de alguém com compulsão alimentar.
- Autoimagem Distorcida
Alguns estudos apontam que pacientes com transtornos alimentares podem ter uma autoimagem distorcida e se enxergar diferente da realidade.
- Autoestima Ligada ao Peso
A autoestima do paciente com compulsão alimentar sintomas podem estar profundamente ligada ao seu peso e aparência física. Portanto, ela pode sentir que seu valor como pessoa depende de sua capacidade de alcançar determinado padrão de corpo.
Alternar Entre Ciclos De Restrição E Compulsão
Embora este não seja um sintoma, é uma característica muito presente. Pacientes com compulsão alimentar alternam entre períodos de restrição alimentar rigorosa e episódios de compulsão.
Desta forma, se perpetua um ciclo extremamente prejudicial do qual é impossível sair sozinho.
Se você se identificou com as características da Compulsão Alimentar Sintomas, provavelmente você esteja sofrendo em relação ao descontrole, corpo, peso e alimentação.
Saiba que você não está sozinha e existe um Tratamento especializado para Compulsão alimentar. A jornada para a recuperação é possível e pode ser conduzida por um Psicólogo especialista em Compulsão Alimentar.
O tratamento vai te ajudar a desenvolver estratégias saudáveis de enfrentamento. Além disso, irá construir uma relação positiva com o seu corpo e a comida.
Por fim, é possível viver sem a Compulsão Alimentar Sintomas, conte comigo para conduzir esta jornada.
Conheça a Psicóloga Fabíola Luciano
YouTube Psicóloga Fabíola Luciano
Psicóloga Fabíola Luciano – CRP 104468
Especialista pela Universidade de São Paulo – USP