Efeitos e soluções da ansiedade no trabalho

Ansiedade no trabalho Foto: Pexels
Ansiedade no trabalho Foto: Pexels

São Paulo, 16 de maio de 2022, por Psicóloga Fabíola Luciano – Você está com dificuldades em gerir a ansiedade no trabalho? Então, encontre aqui os efeitos e soluções para resolver esse impasse. Com isso, tenha um melhor desempenho em suas tarefas.

A ansiedade no trabalho afeta todos os aspectos da vida de uma pessoa. Sendo assim, inclui a família, relacionamentos, finanças, estado emocional etc.

Aliás, uma pesquisa mostrou que ela afeta o desempenho no trabalho. Também causa um impacto negativo no relacionamento com colegas do setor bem como de outros departamentos.

Desse modo, aqui mostraremos os efeitos e soluções da ansiedade no trabalho. Então, se você sofre com esses sentimentos ansiosos ou conhece alguém que esteja com esse problema, convidamos a ler a nossa matéria de hoje.

Saiba Mais sobre Transtorno de Ansiedade

Efeitos e soluções para a ansiedade no trabalho

O estresse no local de trabalho pode afetar toda a operação da empresa. Além disso, compromete a equipe, traz baixa produtividade, entre outras consequências negativas.

Portanto, aqui estão alguns dos piores efeitos:

Prazos perdidos

A ansiedade no trabalho afeta cerca da metade dos brasileiros. Logo, uma pesquisa descobriu que pode diminuir o desempenho na empresa. Ademais, um dos piores resultados é a falta de prazos.

Para tanto, alguns funcionários dessa pesquisa disseram sentir ansiedade em relação aos prazos a serem cumpridos. Então, isso pode até contribuir para perdê-los completamente.

Outro estudo recente no Journal of Applied Psychology observa que um dos maiores impulsionadores do desempenho no trabalho são as relações interpessoais.

Infelizmente, aqueles que sofrem de ansiedade são mais propensos a evitar seus colegas de trabalho. Com isso, veem a esperança de evitar conflitos interpessoais.

Como o trabalho é um ambiente colaborativo, é fácil ver como a ansiedade no local de trabalho pode afetar o desempenho de uma operação inteira.

Então, isso significa que a ansiedade no local de trabalho é mais do que apenas uma questão de saúde do trabalhador. Portanto, tem um efeito direto nos resultados da empresa.

As pessoas que experimentam ansiedade no trabalho são menos propensas a sentir satisfação na organização. Quando os colaboradores não se sentem realizados ou satisfeitos com seu trabalho, é mais provável que procurem emprego em outro lugar.

Contratar e treinar funcionários pode custar milhares de reais. E sem mencionar o comprometimento de tempo envolvido.

Também o estresse crônico no local de trabalho pode levar a alta rotatividade de funcionários. Além disso, desperdício de dinheiro em esforços de recrutamento.

Danos à imagem da empresa

Quando as empresas experimentam uma alta taxa de rotatividade de colaboradores, os potenciais profissionais não podem deixar de se perguntar se a própria empresa é de alguma forma a culpada.

Assim sendo, os trabalhadores de hoje estão interessados ​​em uma cultura empresarial envolvente e colaborativa. Logo, se um local de trabalho estressante está levando a curtos períodos de emprego, os melhores talentos podem procurar emprego em outro lugar.

Como a ansiedade no trabalho pode te atrapalhar?

Se você se sente “no limite” nos dias de hoje, você não está sozinho. Assim sendo, a maioria das pessoas experimentou ou experimenta um aumento no estresse. Também depressão e ansiedade no ano passado, de acordo com a American Psychological Association.

Tem sido um tanto difícil lidar com tantas questões. E já que todos nós nos ajustamos ao trabalho remoto, chamadas infinitas de Zoom. Além disso, tentamos encontrar um equilíbrio entre vida profissional e pessoal.

No entanto, estar em um estado de angústia constante pode ser um assassino de produtividade. Também um sabotador de carreira, alerta Amanda Augustine, especialista em carreira da Top Resume.

“A ansiedade geralmente aparece no local de trabalho quando você está se sentindo especialmente estressado com um prazo iminente. Logo, uma reunião ou apresentação importante ou um projeto que está forçando você a sair de sua zona de conforto”, diz ela.

Ansiedade no trabalho Foto: Pixabay
Ansiedade no trabalho Foto: Pixabay

O que é ansiedade?

Como é a ansiedade? Muitas vezes, causam sintomas fáceis de ver, como ritmo cardíaco acelerado. Também sudorese, respiração rápida e crises de fadiga.

“E, se você sofre de um transtorno de ansiedade, esses sentimentos intensos de nervosismo, preocupação excessiva ou medo podem aparentemente surgir do nada. E consome seu dia e interferindo em sua vida profissional”, acrescenta Augustine.

Então, se você sente que não consegue lidar com isso, é essencial procurar ajuda de um profissional de saúde mental. No entanto, existem alguns mecanismos de autocontrole aos quais você pode recorrer. E recomendados por especialistas e psicólogos.

Portanto, aqui estão algumas maneiras pelas quais a ansiedade pode afetar o desempenho. E também o estado de espírito em um ambiente profissional – e como lidar com isso.

1 – Deixa você menos focado

A ansiedade geralmente toma forma em pensamentos negativos. Ademais, destrutivos cíclicos que parecem intrusivos em nossos padrões habituais. Desse modo, à medida que você se preocupa com algo que não pode controlar, perde a capacidade de se concentrar na tarefa.

Além disso, impossibilita sua criatividade ou em formular novas ideias, explica Hanna Stensby, MA, terapeuta de casamento e família. Em suma, seu cérebro está em todo lugar — exceto onde precisa estar no presente.

Stensby sugere a utilização de técnicas de atenção plena. Desse modo, treinando seu cérebro para se tornar mais forte em reorientar sua atenção para voltar ao momento presente.

Então, ela explica que “ao criar uma prática diária de atenção plena, você aumentará sua capacidade de mudar seu foco. E se envolver nos pensamentos que escolher, em vez de dar automaticamente poder a pensamentos intrusivos devido à ansiedade”.

Uma maneira útil de imaginar a ansiedade – seu fluxo de pensamentos estressantes e rodopiantes – é um rio caudaloso. Logo, inunda e assume o controle, e você fica lutando para subir acima da superfície.

Quando você encontra um ritual que o ajuda a nadar. Talvez respirar fundo ou dar um passeio – Stensby diz que você aprende a sair do rio e sentar na margem. Então você pode ver o rio passar, sem ser arrastado.

“Este exercício [baseado em atenção plena] ajuda a reestruturar a maneira como você pensa sobre seus pensamentos”, diz ela. “Você não precisa acreditar em tudo o que pensa e não precisa se engajar em cada pensamento que vem à sua mente”.

2 – Deixa você irritado

Quando estamos nos sentindo desequilibrados, todos reparam. E muitas vezes de maneiras não tão bonitas.

A ansiedade pode nos tornar irritáveis, impacientes e, bem mal-humorados. Assim sendo, é o que diz Yvonne Thomas, PhD, psicóloga em Los Angeles.

Embora você não deva se forçar a fazer uma cara feliz quando você está realmente lutando contra a ansiedade, é crucial controlar suas respostas aos outros. Ainda mais em um ambiente profissional – principalmente seus colegas e gerente.

“Como você está se sentindo emocionalmente angustiado e desconfortável, pode facilmente se sentir irritado”, diz Thomas.

“Como consequência, você pode ter problemas ou [projetar] seu aborrecimento naqueles com quem você interage no trabalho. Especialmente se houver um projeto colaborativo, seus colegas podem achar você pouco cooperativo, ofensivo ou duro”.

E, como resultado, você pode ser tachado em ser indiferente. Além disso, sempre com mau humor com seus colegas. Também enfrenta bloqueios dos superiores.

Thomas diz que é vital encontrar uma maneira saudável de diminuir sua ansiedade antes de ir para o escritório (ou abrir seu laptop em casa). Logo, uma solução testada e comprovada é se exercitar por 30 minutos pela manhã. Portanto, um ritual que pode ajudar a neutralizar a ansiedade a curto e longo prazo.

“Ao se exercitar antes do trabalho, você não apenas cuida de sua saúde física. Mas também está levando sua saúde emocional de volta a um lugar mais apropriado”, diz ela. “E isso torna seu desempenho no trabalho e interações com colegas de trabalho menos propensos a serem problemáticos”.

Ansiedade no trabalho Foto: Pexels
Ansiedade no trabalho Foto: Pexels

3 – Deixa você desconectado

Pessoas com ansiedade estão em constante estado de luta ou fuga. Portanto, têm dificuldade em se concentrar nas demandas do dia-a-dia do trabalho. Logo, explica Lorna Borenstein, CEO e fundadora da Grokker.

Assim sendo, isso significa que você está apertando as luvas para ficar na defensiva. Ou se afastando de suas responsabilidades e dos seus colegas.

“Se o trabalho está causando ou aumentando sua ansiedade, fique atento! E se você sente que seus gerentes ou empregadores não se importam, isso torna a situação ainda pior”, diz ela.

Então, se você se sentir excluído ou como se sua voz não fosse ouvida, resultando em mais ansiedade, não tenha medo de expressar suas preocupações. Faça um esforço consciente para se integrar como parte da cultura.

“Para ajudar a gerenciar a ansiedade que leva ao desengajamento, é importante se conectar com outras pessoas no trabalho. E tentar desenvolver amizades com colegas”, recomenda Borenstein.

4 – A ansiedade no trabalho pode alimentar um medo intenso do fracasso

Como a ansiedade geralmente nasce de um sentimento subjacente de pavor, isso pode fazer você duvidar de si mesmo e de suas capacidades. Afinal, se algo na sua cabeça está sempre comunicando coisas assustadoras, é normal ter medo.

Infelizmente, o medo do fracasso pode ser tão esmagador que pode causar paralisia. E aqueles que sofrem com isso podem achar difícil começar um projeto. E a razão disso é porque estão muito preocupados em falhar.

Quer se manifeste como bloqueio na escrita ou procrastinação severa, a melhor maneira de superar essa situação é dar um pequeno passo na direção certa.

Então, você pode fazer isso canalizando sua energia nervosa para o bem. Isso inclui reconhecer seus sentimentos em vez de suprimi-los. E, em seguida, encontrar o lado bom.

Ademais, lembre-se, quando você está ansioso com alguma coisa, é porque você realmente se importa com aquele projeto, reunião ou apresentação. Em vez de se estressar com sua ansiedade e desperdiçar energia tentando controlá-la, procure maneiras de usar essa energia nervosa para ajudar a atingir seu objetivo.

5 – A ansiedade no trabalho pode estagnar sua carreira

Outra forma de ansiedade orientada para o profissional é baseada nas interações sociais. Assim sendo, isso significa que, quando você participa de um evento de networking, fica no canto, esperando passar despercebido. E depois sai assim que for apropriado.

Ou quando os membros de sua equipe estão saindo para almoçar, você fica muito nervoso. E só de pensar em se juntar a eles já causa desconforto para conversar.

Infelizmente, quando cedemos aos nossos gatilhos de ansiedade social, podemos estagnar nossas carreiras. Logo, podemos evitar situações necessárias para o avanço, diz a empresária e nutricionista Serena Poon.

Como você pode imaginar, a solução para esse tipo de ansiedade é se inclinar para esse desconforto. “Se você mudar sua mentalidade para pensar em cada apresentação e conversa como uma prática que o ajudará a melhorar, isso pode ajudá-lo a superar o medo”, diz ela.

“Ao fazer isso, tente não julgar o resultado. Mesmo que você faça algo super estranho, ajuda lembrar que somos todos humanos. Com mais prática, ficar na frente de uma multidão e conversar com outras pessoas pode parecer algo muito mais leve e natural”.

Soluções que os líderes da empresa podem fazer para minimizar os efeitos da ansiedade no trabalho

Como dito antes, quase metade dos brasileiros vive com ansiedade em seu ambiente de trabalho. Infelizmente, há um bloqueio em torno da saúde mental e os funcionários muitas vezes sentem medo de falar.

De fato, poucos dos que sofrem de ansiedade compartilharam essa situação desconfortável com seu empregador. Os outros, acham que isso afetaria suas chances de promoção.

E ainda outros possuem medo de ter uma reputação negativa diante de todos.

Pode ser difícil dizer se seus funcionários lutam contra a ansiedade no trabalho. Ainda mais porque a maioria não fala sobre isso. No entanto, há práticas que você pode fazer para tornar seu local de trabalho menos estressante:

1 – Mantenha suas linhas de comunicação abertas

Os funcionários devem se sentir à vontade para conversar com um supervisor quando se sentirem sobrecarregados.

2 – Ofereça aulas de gerenciamento de tempo

Crie um ambiente de aprendizado para falar sobre como gerenciar tarefas de trabalho de forma eficaz.

3 – Defina limites

Não espere que seu funcionário responda o e-mail depois do expediente. Sendo assim, certifique-se de que eles tenham uma vida pessoal e familiar separada.

Efeitos e soluções da ansiedade no trabalho Foto: Pxfuel
Ansiedade no trabalho Foto: Pxfuel

4 – Incentive-os a aproveitar os benefícios dos funcionários

Isso inclui psicoterapia, programas de exercícios e TCC – Terapia cognitiva-comportamental. Pois eles têm sido associados a uma diminuição da ansiedade.

A maioria das pesquisas sobre ansiedade no local de trabalho diz a mesma coisa. Assim sendo, quando a depressão e a ansiedade são tratadas com eficácia, as empresas podem reduzir o número de acidentes relacionados ao trabalho.

Ademais, a taxa de rotatividade de funcionários e dias de doença.

Além disso, podem melhorar a produtividade dos funcionários. Portanto, forneça uma maneira eficaz aos seus colaboradores. Pois pode ajudar a melhorar a imagem da sua empresa e seus resultados.

Ademais, uma abordagem progressiva da saúde mental pode ajudar as empresas a atrair e reter os melhores talentos. Logo, os trabalhadores de hoje querem mais do que apenas licenças médicas e folgas remuneradas.

Dessa maneira, eles querem saber que seus empregadores se preocupam com eles. E isso tanto pessoal quanto profissionalmente.

Enfim, criar um local de trabalho mental e emocional saudável manterá seus funcionários engajados em suas tarefas. E tornará sua empresa um local cobiçado para trabalhar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Recentes

Tricotilomania Tratamento: O que é, Causas, Sintomas, Fatores de Risco para desenvolvimento da Tricotilomania, Informações sobre a doença, Diagnóstico, Entenda

São Paulo, 06 de junho de 2022, por Psicóloga Fabíola Luciano – Crise existencial – O que é, Sintomas, Tratamento.

Entenda tudo sobre esse Transtorno de Ansiedade: Agorafobia Sintomas, Quem pode Desenvolver Agorafobia, Fatores de Risco, Nível de Sofrimento ao