• síndrome-de-burnout-tratamento

O que é Síndrome de Burnout?

A Síndrome de Burnout é caracterizada por um desgaste e esgotamento mental causado por condições de trabalho exaustivas, seja no aspecto físico ou emocional. Atualmente com a carga horária e demandas excessivas, competitividade do mercado e nível de exigência das entregas, as pessoas sentem-se cada vez mais cobradas para gerar resultados, nesta busca, muitos desenvolvem a Síndrome de Burnout.

A Síndrome de Burnout não deve ser confundida com a tensão diária que vivemos nos problemas de trabalho, pois o Burnout não se refere a um evento ou período específico em que estejamos pontualmente mais estressados, e sim a um estado de estresse crônico com consequências muito mais severas.

 

Sintomas Síndrome de Burnout

Conforme mencionado, a Síndrome de Burnout pode gerar muitos prejuízos ao paciente. Entenda os sintomas:

  • Sensação de esgotamento físico ou emocional
  • Desmotivação intensa em relação as atividades do trabalho e ao próprio fato de trabalhar
  • Vontade de faltar ou evitar atividades relacionadas ao trabalhoLapsos de Memória
  • Irritação e Agressividade – Mudanças bruscas de humor
  • Dificuldade para dormirsíndrome-de-burnout-tratamento
  • Ansiedade
  • Dificuldade para levantar para trabalhar
  • Depressão
  • Pessimismo
  • Sensação de falta de sentido
  • Sensação de sobrecarga – Trabalha demais e nunca consegue acabar
  • Não conseguir se desligar – Os pensamentos sempre estão no trabalho.
  • Sintomas físicos como: Dor de cabeça, taquicardia, sudoreses, falta de ar

Diagnóstico Síndrome de Burnout

O diagnóstico para a Síndrome de Burnout deve ser realizado por um Psicólogo ou Psiquiatra e é totalmente clínico, ou seja, será avaliado o histórico do paciente e os sintomas que vem apresentando. Lembrando que para diagnosticar Burnout não basta apresentar sintomas, mas também observar o tempo, intensidade e frequência com que vem ocorrendo, dentro do contexto de vida da pessoa.

 

Síndrome de Burnout Tratamento

Para o tratamento Síndrome de Burnout é previsto Psicoterapia com um Psicólogo especializado e, se for o caso, uso de medicação para ajudar a diminuir os sintomas.

síndrome-de-burnout-tratamento-psicologa

 

Porque procurar Tratamento Síndrome de Burnout?

O tratamento Síndrome de Burnout é muito importante porque os prejuízos para o paciente começam a ser grandes. Apesar do problema ser iniciado por uma questão do trabalho a vida pessoal acaba sendo afetada devido ao estado de estresse crônico.

Muitas vezes, existe uma resistência em procurar tratamento, pois a pessoa está tão envolvida num ciclo excessivo de trabalho, que não encontra sequer tempo na agenda para se cuidar. Para isto, vale ressaltar que o problema não se resolve sozinho, ao contrário, ele tende a piorar e um dos pontos principais do tratamento Síndrome de Burnout é justamente uma mudança neste estilo de vida frenético que leva ao esgotamento.

Não deixe de se perguntar: O que é prioridade na sua vida hoje? Existe um preço cobrado pelo excesso de trabalho… Você está disposto a pagar?

 

Psicóloga Síndrome de Burnout Tratamento

A Psicoterapia é um ponto fundamental para a Síndrome de Burnout tratamento. As sessões consistem em uma avaliação da vida do paciente a fim de compreender os principais agentes estressores e iniciar uma proposta de mudança comportamental.

Eventualmente, sabemos aquilo que nos afeta, mas este saber não é suficiente para que consigamos estabelecer as mudanças necessárias. A Psicoterapia ajudará a:

  • Reduzir os sintomas,síndrome-de-burnout-tratamento
  • Mudar padrões comportamentais inadequados,
  • Diminuir a ansiedade,
  • Treinamento de Gerenciamento de estresse,
  • Reestabelecer o equilíbrio

 

Se você se identificou com este artigo e tem pensando a respeito do nível de estresse com o qual anda convivendo, não deixe de procurar acompanhamento profissional  a fim de aprender uma forma diferente se relacionar com o trabalho, e consequentemente com a sua vida!

 

http://psicologafabiola.com.br/tratamento-psicologico-adulto/

Psicóloga Fabíola Luciano –

Especialista pela Universidade de São Paulo.

 

2 Respostas para Síndrome de Burnout Tratamento
  1. Boa noite.
    Estou a muitos anos com os mesmos sintomas que sugere ser a síndrome de Burnout.
    Gostaria de saber se você atende a convênio médico.

    • Psicóloga Fabíola Luciano

      Olá Leonardo, bom dia!
      Primeiramente Obrigada pelo seu contato!

      Infelizmente não realizo atendimento pela rede credenciada dos convênios, mas de qualquer forma é bacana que você tenha esta conscientização para buscar ajuda profissional.
      Procure no seu plano de saúde um profissional para lhe acompanhar, pois realmente a psicoterapia é indispensável neste caso. Ela irá lhe ajudar a reorganizar suas prioridades e redesenhar sua relação com o trabalho.

      Fico à disposição,
      Um grande abraço.


[top]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *