São Paulo, 24 de junho de 2022, por Psicóloga Fabíola Luciano – O que é Desregulação Emocional? Aqui no blog você descobrirá os Sintomas, Causas e Tratamento.

Diante de uma situação estressante ou de intensa tristeza, muitas pessoas não conseguem lidar de maneira saudável com suas emoções. Geralmente, há um comportamento impulsivo. Além disso,  raiva ou irritabilidade exacerbada ou um período de isolamento fora do comum.

Assim sendo, quando não há um enfrentamento assertivo ao lidar com diferentes adversidades da vida, a pessoa explode, tem as suas emoções abaladas. E em meio a todo esse desequilíbrio interior, ela acaba sofrendo.

Então, esse tipo de problema é chamado de Desregulação Emocional, no qual a pessoa tem dificuldade de controlar suas emoções. E tanto pode ser por não controlar os seus impulsos quanto a falta de manejo, de saber como proceder.

Portanto, caso você identifique que sente dificuldade em regular, gerenciar o seu emocional, aqui estão algumas orientações para ajudar nesse grande desafio.

Saiba mais: Crise existencial – O que é, sintomas e tratamento

O Que é Desregulação Emocional?

É um estado em que as emoções estão em desequilíbrio. Desse modo, é uma dificuldade que a pessoa enfrenta em não conseguir lidar com o medo, a tristeza, a raiva, a ira, entre outras emoções desconfortáveis.

Então, ela pode se manifestar de diferentes maneiras, em diversas situações e com pessoas variadas. Também existe uma luta para controlar comportamentos impulsivos ou explosivos.

Logo, essas demonstrações de emoção extrema podem afetar relacionamentos, trabalho, escola e vida diária. Assim sendo, alguém que é capaz de regular suas emoções pode adaptar seu comportamento quando a situação exigir.

Dessa forma, a Desregulação Emocional apresenta 3 principais características:

O que é Desregulação Emocional? Sintomas, Causas e Tratamento Foto: Pexels

O que é Desregulação Emocional? Sintomas, Causas e Tratamento Foto: Pexels

1 – Sensibilidade Emocional Elevada

Uma pessoa com desregulação emocional reage as situações de maneira muito rápida, de imediato e sem pensar nas consequências de suas atitudes;

2 – Reatividade Emocional Elevada

Outra característica a observar é que a pessoa reage de forma extrema, com muita intensidade;

3 – Retorno Lento ao Nível Emocional Basal

Por último, a pessoa demora a se recuperar, ou seja, o seu retorno ao estado normal, mais centrado – se torna lento.

 

Sintomas de Desregulação Emocional

Quando há Desregulação Emocional a pessoa sente uma emoção excessivamente intensa em comparação com a situação em que se expôs.

Logo, ela não consegue se acalmar, evita emoções difíceis ou foca a sua atenção no negativo. A maioria das pessoas com desregulação emocional também se comporta de maneira impulsiva quando suas emoções (medo, tristeza ou raiva) estão fora de controle.

Reconhecer os sintomas de desregulação emocional é fundamental. Pois assim, você identifica em si mesmo que algo precisa ser modificado.

Desregulação Emocional Sintomas

  • Dificuldade de Reconhecer Emoções
  • Dificuldade de lidar com emoções – Especialmente Raiva, Tristeza, Medo
  • Reações Intensas aos eventos
  • Tentativas de Anestesiar as Emoções ou Fugir delas
  • Comportamentos Impulsivos

Leia também: O que é Crise de Pânico?

O que é Desregulação Emocional? Sintomas, Causas e Tratamento Foto: Pexels

O que é Desregulação Emocional? Sintomas, Causas e Tratamento Foto: Pexels

Causas da Desregulação Emocional

O que causa a Desregulação Emocional? Porque algumas pessoas conseguem se manter calmas e controladas enquanto que outras desmoronam ou ficam irritadíssimas quando algo dá errado em suas vidas?

Então, existem muitos fatores que desencadeiam esse problema. Todavia, vale ressaltar que como em todos os transtornos psicológicos não se pode afirmar com certeza uma causa única. Alías, geralmente olhamos para a interação entre estes fatores.

Desse modo, temos como causas possíveis:

  1. Fatores Hereditários,
  2. Vulnerabilidades nos Ambientes Externos e
  3. Histórico de Vida.

Tratamento Para a Desregulação Emocional

O tratamento mais recomendado para a desregulação emocional é a Terapia Comportamental Dialética – TCD. Em resumo, esse tipo de solução visa desenvolver Habilidades para ajudar a construir a Auto Regulação Emocional. Assim, o Tratamento para Desregulação Emocional irá ajudar a:

  • Construir Melhor Mapeamento das Emoções
  • Desenvolver Habilidades de Gerenciamento Emocional
  • Aprender a Lidar com Emoções Difíceis
  • Desenvolver Maior Efetividade nos Relacionamentos
  • Desenvolver Habilidades de Auto Regulação
  • Estratégias para Lidar com Situações Difíceis e Gatilhos Emocionais

Desta forma, a Terapia Dialética Comportamental tem um aparato bem estruturado para um Tratamento Eficaz e Baseado em Evidências. Então, se você sente essas Habilidades serão válidas busque Tratamento para Desregulação Emocional, e construa seu mundo interno de forma mais positiva.

Confira: Transtorno de Personalidade Borderline

O que é Desregulação Emocional? Sintomas, Causas e Tratamento Foto: Freepik

O que é Desregulação Emocional? Sintomas, Causas e Tratamento Foto: Freepik

Como o Psicólogo Pode Ajudar?

De acordo com cada caso, o Psicólogo Especializado irá estabelecer um plano de Tratamento levando em conta a Terapia Comportamental Dialética – TCD. E, assim, ajudar aqueles com Desregulação Emocional.

Desse modo, eles aprenderão Habilidades de Regulação Emocional, Enfrentamento e Tolerância ao Mau Estar, aprendendo a lidar com emoções mais difíceis como Medo, Raiva, Frustração e Solidão.

 

Conheça a Psicóloga Fabíola Luciano

Psicóloga Fabíola Luciano – CRP 104468
Especialista pela Universidade de São Paulo – USP

Deixe um Comentário