Fibromialgia Tratamento – Entenda os Principais Tipos de Tratamento, O que é Fibromialgia, Quem pode desenvolver a doença, Sintomas, Fatores de Risco, Diagnóstico e se existe Cura para a Fibromialgia.

O que é Fibromialgia?

A Fibromialgia é uma Síndrome que causa forte dor muscular crônica em todo o corpo (incluindo músculos, tendões e articulações). Pessoas com essa condição podem apresentar uma série de sintomas além da dor intensa e generalizada, como insônia e muita fadiga.

Por debilitar tanto, a Fibromialgia causa um grande impacto social na vida dos pacientes, que em casos mais severos precisam se afastar do trabalho ou escola por conta das dores. Muitas das pessoas com a doença possuem problemas emocionais como ansiedade e depressão e, por conta da síndrome, esses quadros podem se agravar gerando uma piora generalizada.

A Fibromialgia atinge cerca de 5% da população mundial que, na grande maioria, são mulheres.

Neste artigo você entenderá melhor sobre os sintomas, fatores de risco, e Fibromialgia Tratamento.

Fibromialgia Tratamento Psicóloga Especialista USP

Escala de Dor na Fibromialgia

Como saber se a dor que eu apresento pode ser Fibromialgia?

Existe uma diferença importante que deve ser considerada no diagnóstico – A Dor Aguda e a Dor Crônica.

Ambas podem variar na intensidade e causar prejuízos para o paciente, mas vale ressaltar que para se tratar de Fibromialgia a dor é fundamentalmente Crônica. Isso quer dizer que a dor não está relacionada a nenhum evento em específico, mas ainda assim ela está sempre presente.

No quadro abaixo é possível diferenciar mais claramente as distinções entre os tipos de Dor.

fibromialgia tratamento psicologico sp - Psicóloga Fabíola Luciano

Quem pode desenvolver a doença?

Qualquer pessoa, seja criança, adulta ou idosa, pode desenvolver a Fibromialgia em algum momento. Apesar disso, existem fatores que tornam algumas pessoas mais propensas ao seu desenvolvimento, são os chamados Fatores de Risco. Eles podem estar relacionados à questões físicas, psicológicas e até genéticas.

Fatores de Risco para Fibromialgia

Existem alguns fatores físicos e psicológicos, que podem fazer com que a Fibromialgia se desenvolva em algumas pessoas. Eles são muitos e até hoje são pesquisados e apurados.

Uma das causas tem a ver com fatores genéticos. Um paciente com fibromialgia que tenha parentes (pais, irmãos, avós) que tiveram o mesmo problema tem uma predisposição a tê-la também.

Por ser uma síndrome reumática dolorosa, muitas vezes o desenvolvimento da doença no paciente pode estar relacionado à outros problemas reumáticos, como Lúpus e Artrite.

fibromialgia tratamento psicologa fabiola - Psicóloga Fabíola Luciano

Grande parte das pessoas que têm a síndrome sofreram algum trauma (que pode ser físico ou emocional) em determinado momento da vida. Estes traumas ou eventos traumáticos podem estar ligados à questões emocionais como depressão e ansiedade, doenças que também podem apresentar sintomas de dor e, algumas vezes, o quadro evolui para a Fibromialgia.

8 em cada 10 pacientes são mulheres, gerando o entendimento que o gênero é notoriamente um fator de risco.

Pessoas com distúrbios hormonais e má alimentação também podem desenvolver a Fibromialgia. A carência de algumas vitaminas no corpo, como a vitamina D, também pode estar relacionada.

Sintomas Fibromialgia

Os sintomas podem variar entre os pacientes. O mais comum é a dor em diversas partes do corpo, da cintura para cima e da cintura para baixo, tanto do lado direito quanto do lado esquerdo. No geral, trata-se de um conjunto de sintomas. Abaixo estão os principais:

  • Dor muscular (nos tendões, músculos e ligamentos)
  • Músculos contraídos
  • Exaustão e cansaço
  • Dificuldade de concentração
  • Queimação na pele
  • Insônia ou sono interrompido por dores
  • Dificuldade ao realizar atividades físicas
  • Problemas intestinais e gástricos (diarreia, gases e náuseas)
  • Dores de cabeça
  • Bexiga irritável
  • Falta de ar
  • Congestão nasal
  • Tontura
  • Boca e olhos secos
  • Sudorese
  • Inchaço dos membros

Fibromialgia Tratamento Psicológico SP

Como a doença impacta a vida do paciente?

Uma pessoa que vive com dor, principal sintoma da Fibromialgia, sofre diretamente os impactos disso e tem toda a sua rotina prejudicada. A doença pode interferir na concentração, no rendimento no trabalho, humor e até nas relações sociais e familiares, fazendo com que o paciente desenvolva, por isso, outros problemas emocionais.

Por ser crônica, muitas vezes a Fibromialgia vem acompanhada de problemas no sono. Em muitos casos o diagnóstico acaba sendo demorado e, devido à frustração por enfrentar tantas dores e não obter mais informações sobre o problema, alguns pacientes também podem desenvolver quadros de Ansiedade e Depressão.

Diagnóstico da Fibromialgia

Justamente por ter sintomas muito variados, é difícil chegar a um diagnóstico preciso. O paciente não apresenta alterações nos exames físicos e laboratoriais, o que torna ainda mais difícil enxergar a doença.

O diagnóstico a ser feito é clínico e psicológico. Geralmente é feito por um médico.

É preciso que o médico tenha bastante conhecimento e saiba tudo o que o paciente está sentindo, bem como seu histórico. A partir disso, ele irá pedir uma série de exames para descartar a possibilidade de outras doenças até concluir que se trata da fibromialgia. Após esta etapa o paciente será orientado a iniciar Fibromialgia Tratamento.

Fibromialgia Tratamento Psicóloga Fabíola Especialista

Fibromialgia tem cura?

Por se tratar de uma doença reumática crônica, infelizmente ainda não existe cura para a Fibromialgia, mas sim Fibromialgia Tratamento.

ExisteFibromialgia Tratamentoalternativo que afirma resultados em que o paciente passa a viver sem dor ou sintomas, no entanto, também não é possível falar em cura e como todo tratamento alternativo não existem sólidas comprovações científicas que assegurem tais resultados.

Para a medicina tradicional a Fibromialgia não tem cura, mas não se trata de uma doença progressiva ou degenerativa e ao buscar por Fibromialgia Tratamentoadequado muitos pacientes relatam melhora nos sintomas ao longo da vida, podendo conviver pacificamente com a síndrome.

Fibromialgia Tratamento

Por se tratar de uma síndrome que pode surgir por vários motivos, Fibromialgia Tratamento depende da análise de diversos profissionais.

Fibromialgia Tratamento Psicológico SP

Fibromialgia Tratamento Médico

O primeiro profissional a ser procurado deve ser um Reumatologista, pois ele é especializado em tratar doenças nas articulações e músculos. O médico irá concluir o diagnóstico e orientar de acordo com cada caso o Fibromialgia Tratamento mais adequado.

O Fibromialgia Tratamentocom Reumatologista poderá incluir medicamentos que serão receitados para aliviar as dores, ajudar na realização das atividades diárias, melhorar a qualidade do sono e até o humor.

Fibromialgia Tratamentos Alternativos

Alguns tratamentos alternativos são recomendados pelos médicos, e de acordo com cada caso podem apresentar bons resultados, são eles:

  • Acupuntura
  • Sessões de massagem
  • Fisioterapia
  • Atividades físicas com Acompanhamento

Fibromialgia Tratamento

Fibromialgia Tratamento Psicológico

OFibromialgia TratamentoPsicológicoé indispensável uma vez que a doença pode ser diretamente relacionada a fatores emocionais. ATerapia Cognitiva Comportamentalé oFibromialgia TratamentoPsicológicomais indicado pelos médicos, uma vez que tem maiores evidências de resultado positivo com os pacientes.

Serão realizadas sessões semanais que irão proporcionar os seguintes benefícios:

  1. Diminuição da Ansiedade
  2. Compreensão dos gatilhos emocionais
  3. Técnicas de Auto controle
  4. Diminuição dos Sintomas
  5. Aprendizado de como as Emoções podem gerar sintomas
  6. Como modificar a influência negativa das emoções
  7. Maior assertividade para lidar com os sentimentos

O Tratamento para Fibromialgia adequado pode contribuir para um melhor convívio com a doença, diminuindo os sintomas e garantindo um dia a dia mais agradável.

Conheça a Psicóloga Fabíola Luciano

Psicóloga Fabíola Luciano – CRP 104468

Especialista em Terapia Cognitiva Comportamental pela USP

Deixe um Comentário