Tricotilomania Tratamento: O que é, Causas, Sintomas, Fatores de Risco para desenvolvimento da Tricotilomania, Informações sobre a doença, Diagnóstico, Entenda se existe Cura, Como afeta a vida do paciente, e Tipos de Tratamento.
O que é Tricotilomania?
Tricotilomania é um transtorno psicológico que tem como característica a mania incontrolável de arrancar fios de cabelo ou pelos do corpo, como cílios, barba e sobrancelhas. O paciente com o problema, ao puxar os fios, é tomado por uma sensação de alívio e prazer imediatos. Ou seja, é uma ação feita por impulso que serve como uma libertação emocional.
A doença pode ser motivada por diversos fatores, tanto emocionais quanto biológicos, e geralmente está associada à falta de controle dos impulsos, à ansiedade, estresse e ao transtorno obsessivo compulsivo (TOC). Em alguns casos, o transtorno pode evoluir para a Tricofagia, quando a pessoa, além de arrancar os fios, passa a comê-los.
O transtorno pode começar tanto na infância e adolescência quanto na fase adulta, e assim que for percebido é indicada a busca por Tricotilomania Tratamento. Algumas vezes, a doença afeta a vida pessoal, profissional e social do indivíduo, que se sente envergonhado e constrangido, passando a evitar o trabalho, escola ou ambientes de lazer.
Causas
A principal causa da Tricotilomania está ligada a fatores emocionais. Patologias como Ansiedade, Depressão e Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC) podem tornar um indivíduo mais suscetível ao transtorno.
[cta id=’4005′]
Pessoas que possuem parentes de primeiro grau com o problema também tem mais chances de desenvolver a Tricotilomania. Além disso, o distúrbio pode ser causado por algum trauma ou também por fatores químicos e biológicos.
Tricotilomania Sintomas
O paciente com Tricotilomania pode apresentar Sintomas Físicos, Psicológicos e até Comportamentais. Estar atento aos sintomas e sua intensidade são importantes para entender o problema e buscar por Tricotilomania Tratamento.
Veja alguns dos principais Tricotilomania Sintomas:
- Falhas no couro cabeludo
- Falha nas sobrancelhas, cílios ou outra parte do corpo com pelos
- Se sentir aliviado ao arrancar um fio
- Comportamento automático de arrancar os fios
- Dificuldade de conseguir parar por completo de arrancar os fios
- Ingerir os fios
- Esconder a cabeça com lenços ou chapéus
- Obstrução intestinal
- Estresse
- Ansiedade
- Comportamento impulsivo
Fatores de Risco para Desenvolvimento da Doença
- Pessoas com parentes de primeiro grau com Tricotilomania são mais suscetíveis ao problema.
- Mulheres, desde a adolescência até a fase adulta, também são mais propensas a desenvolverem o transtorno.
- Pessoas que possuem um histórico de problemas psicológicos e emocionais, como depressão ou ansiedade.
Informações sobre a doença
A Tricotilomania é um transtorno que afeta cerca de 3% da população, sendo quatro vezes mais frequente em mulheres. O distúrbio pode começar tanto na infância e adolescência quanto na fase adulta.
Suas causas podem ser por fatores emocionais, químicos, biológicos ou genéticos. A pessoa com o problema age por um impulso incontrolável. Ao puxar um fio, ela sente alívio ou prazer, fazendo com que essa ação se torne uma mania.
O paciente dificilmente consegue parar sozinho, e a Tricotilomania Tratamento costuma apresentar um bom resultado com Terapia Cognitiva Comportamental.
Diagnóstico
Por ser um transtorno psicológico, não existem exames laboratoriais efetivos para diagnosticar a Tricotilomania, ele é feito a partir do relato do paciente, que muitas vezes nem sabe que isso se trata de um transtorno.
Geralmente é o diagnóstico é realizado por um Psiquiatra, Dermatologista ou Psicólogo, que irão indicar o melhor tipo de Tricotilomania Tratamento. Alguns sinais e sintomas, como comportamento ansioso e estressado, também podem ser observados caso a Tricotilomania não seja evidente.
Tricotilomania Tem Cura?
Quando o paciente aceita que tem o problema e procurar por um Tricotilomania Tratamento Especializado, as chances de cura aumentam. Com o tratamento adequado, feito por um psiquiatra em conjunto com um psicólogo, é possível se livrar do problema e extinguir os sintomas.
Como o problema afeta a vida do paciente?
A Tricotilomania gera sofrimento tanto para o paciente quanto para quem convive com a pessoa, seja família, amigos ou conjugue. Em muitos casos, o transtorno afeta não só a vida pessoal, mas também a vida social, gerando complicações no trabalho, escola ou até mesmo nos relacionamentos.
Há casos em que a pessoa acometida pela Tricotilomania não conta sobre o problema para ninguém por vergonha e constrangimento. E muitos dos pacientes com a doença desenvolvem problemas com a Autoestima e Insegurança devido às falhas causadas no couro cabeludo ou em outras regiões do corpo. Devido a isso, a pessoa pode querer se isolar do convívio social.
Tricotilomania Tratamento
O Tricotilomania Tratamento deve ser feito com o acompanhamento de um Psicólogo em conjunto com um Psiquiatra, se for necessário entrar com medicação.
Tricotilomania Tratamento Medicamentoso
Em casos mais graves da Tricotilomania é importante o uso de Medicamentos, que são prescritos por um Psiquiatra especializado. Geralmente o paciente precisa tomar Antidepressivos, como os inibidores seletivos da recaptação de serotonina, que costumam reduzir a ansiedade e o comportamento impulsivo.
Tricotilomania Tratamentos Complementares
- Em alguns casos, é necessário um tratamento Dermatológico, já que não são incomuns danos na pele e no couro cabeludo.
- Atividades físicas também podem ajudar os pacientes com Tricotilomania pois, além de reduzir a Ansiedade, fazem com que o corpo produza substâncias relaxantes como a endorfina, serotonina e dopamina.
Tricotilomania Tratamento Psicológico
A Terapia Cognitiva Comportamental é uma terapia considerada padrão ouro para o Tricotilomania Tratamento, tendo inúmeras evidências científicas sobre seu resultado. A Terapia consiste em ajudar o paciente com os seguintes benefícios:
- Identificar disparadores do ato de arrancar os pelos;
- Compreender sua Ansiedade
- Administrar os Gatilhos para a Ansiedade
- Administrar Sentimentos que levam à arrancar os pelos ou cabelo
- Técnicas de Auto Controle
- Estratégias para lidar com o Impulso
- Desenvolvimento de novo Repertório Comportamental
- Diminuição dos Sintomas
O Tricotilomania Tratamento produz um excelente resultado, atenuando os sintomas e modificando a forma do paciente se relacionar com os estressores do dia a dia de forma mais funcional.
Psicóloga Fabíola Luciano – CRP 104468
Especialista pela Universidade de São Paulo – USP
Respostas de 6
Gostei muito da sua forma de abordar o assunto.
Muito obrigada Gilson!
É muito importante saber que o conteúdo tem auxiliado.
Beijo grande
Muito obrigada pela sua gentileza Gilson!
É um prazer ter você por aqui!
Sofro desse mal a anos, em época que melhora muito e tem vezes quando fico muito aflita e ansiosa com alguma coisa eu arranco os cílios e fica uma falha enorme ai depois eu escondo com maquiagem ou lápis de olho me arrependo mais não faço tratamento devido condições financeiras e o que as pessoas vão falar e acabo deixando de lado mais é muito difícil quem passa por isso. Mais hoje em dia quase não faço mais tento me controlar, mais tem dias que escapa.
A primeira vez que arranquei foi soa cílios tinha ums 12 anos 11 por ae…dpois da vida adulta comecei arrancar mais agr com 56 anos voltei arrancar ando um tanto ansiosa ?
Estou sofrendo deste transtorno.