É normal sentir ansiedade de vez em quando. Nesse sentido, é a maneira em que respondemos a sentimentos de ameaça, pressão ou estresse. Por exemplo, se temos um exame, entrevista de emprego, reunião ou consulta médica importante.
Aliás, a ansiedade não é necessariamente uma coisa ruim. Ela pode nos estimular, nos ajudar a ficar alertas, nos tornar cientes dos riscos e nos motivar a resolver problemas.
No entanto, a ansiedade pode se converter em um problema, caso venha a afetar sua capacidade de viver bem e realizar atividades habituais. Então, se a ansiedade for contínua, intensa, difícil de controlar ou desproporcional à sua situação, pode ser um sinal de Transtorno de Ansiedade Generalizada.
Por isso, convido você a conhecer todos os detalhes sobre o funcionamento da Ansiedade Generalizada.
Tópicos
O Que é Ansiedade?
Quando excessiva, é uma condição em que a pessoa sente preocupação, medo, pavor, tensão e outras sensações desproporcionais à situação e de forma intensa. Nesse sentido, ela pode variar de leve a grave.
Além disso, a ansiedade passa a ser considerada patológica quando passa a ser persistente e ocasionar danos ao bem-estar, performance e desempenho das pessoas.
Inclusive, as paralisando e impossibilitando de se preparar e encarar situações, como é o caso dos pacientes que possuem o Transtorno de Ansiedade Generalizada.
O Que é Transtorno de Ansiedade Generalizada?
O Transtorno de Ansiedade Generalizada é um dos Transtornos de Ansiedade, caracterizado por excesso de preocupações e ansiedade em situações cotidianas por mais simples que sejam.
Então, pacientes nessa condição não conseguem encarar com naturalidade os acontecimentos da vida. Isso acontece porque, mesmo sem querer, eles mantêm seus pensamentos fixados no assunto que lhe traz preocupação.
E, apresentam grande dificuldade para se desligarem, se sentindo mais ansiosos e receosos do que as pessoas que não possuem esse transtorno.
Como a Preocupação Generalizada Pode Afetar a Qualidade de Vida?
Impactando diretamente as atividades cotidianas, os relacionamentos, o trabalho, os estudos, objetivos pessoais e todo o seu funcionamento do paciente. Pode haver comprometimento emocional, física e socialmente, criando um ciclo de estresse que compromete o bem-estar geral.
Isso ocorre porque a preocupação excessiva ativa constantemente o sistema de alerta do corpo, gerando estresse, tensão e cansaço, o que interfere na capacidade de relaxar e tomar decisões.
Então, o transtorno de ansiedade generalizada acaba prejudicando muito a qualidade de vida do paciente que se mantém sempre em alerta para situações simples do cotidiano, demandando muito mais energia e consequentemente os levando a um cansaço mental enorme.
Características do Paciente com Transtorno de Ansiedade Generalizada TAG
Os pacientes com transtorno de ansiedade generalizada apresentam muita dificuldade para controlar as preocupações, e com isso podem se sentir mais irritados, aborrecidos e com menos energia.
E ainda, devido a quantidade de pensamentos e possibilidades que percorrem sua cabeça, podem apresentar sintomas físicos, psicológicos, além de problemas de concentração e de sono.
Então, para um portador do Transtorno de Ansiedade Generalizada qualquer situação pode virar um grande problema, mesmo que este não seja real na experiência concreta. Apesar disso, sempre parece real em seus pensamentos, aumentando o nível de ansiedade e tensão.
Conheça o Teste para Identificar Sintomas de TAG
Qual A Diferença entre Preocupação “Normal” e TAG
A principal diferença da preocupação normal e TAG é que a primeira faz parte da vida, é normal se sentir preocupado com saúde, dinheiro ou problemas familiares.
Contudo, as pessoas com TAG se sentem exageradamente preocupadas ou nervosas com mais frequência — mesmo quando há pouca ou nenhuma razão para se preocupar com elas.
Desse modo, conheça suas principais diferenças:
Por que a Ansiedade Generalizada Persiste Mesmo Após a Resolução das Situações que Inicialmente Causaram Preocupação?
O Transtorno de Ansiedade Generalizada persiste porque o cérebro da pessoa com TAG continua interpretando o ambiente como ameaçador, mantendo o estado de alerta. Isso ocorre devido à alteração nos padrões de pensamento gerados pela própria ansiedade, como a catastrofização.
Desta forma, a preocupação se torna um caminho automático, mesmo na ausência de um perigo real. Além disso, a falta de habilidades de enfrentamento e a tendência de ruminar sobre problemas passados ou futuros contribuem para a manutenção da ansiedade, independentemente das circunstâncias objetivas.
Quais São os Sintomas de Transtorno de Ansiedade Generalizada?
Os sintomas de Transtorno de Ansiedade Generalizada se manifestam em emocionais, comportamentais e físicos. Assim sendo, leia a seguir como cada um acontece:
Sintomas Emocionais
- Preocupações constantes passando pela sua cabeça
- Sensação de que sua ansiedade é incontrolável; não há nada que você possa fazer para parar de se preocupar
- Pensamentos intrusivos sobre coisas que o deixam ansioso; você tenta evitar pensar sobre elas, mas não consegue
- Incapacidade de tolerar a incerteza; você precisa se certificar sobre o que vai acontecer no futuro
- Um sentimento generalizado de apreensão ou pavor
- Ter dificuldade para adormecer ou permanecer dormindo porque sua mente não pàra
Sintomas Comportamentais
- Incapacidade de relaxar, aproveitar momentos de silêncio ou ficar sozinho
- Dificuldade de concentração ou foco nas coisas
- Adiar as coisas ou Procrastinação
- Evitar situações que o deixam ansioso
- Inquietação física
Sintomas Físicos
- Sensação de tensão, rigidez muscular ou dores no corpo
- Taquicardia
- Sentir – se nervoso, inquieto
- Problemas de estômago, náuseas, diarreia
- Boca Seca
- Sudorese excessiva
- Tremores
- Dificuldade de respirar ou falta de ar
O que Causa o Transtorno de Ansiedade Generalizada?
As causas ainda não são claras para literatura, mas a genética é um fator considerado. Também fatores externos e ambientais como:
- Abusos, Traumas de infância, Bullying, Divórcio, Morte de alguém próximo, Problemas Financeiros ou Desemprego; esses são eventos que podem trazer à tona o transtorno para uma pessoa que já tinha uma predisposição genética.
Ademais, algumas características de personalidade e o repertório de estratégias de enfrentamento podem impactar o desenvolvimento do Transtorno de Ansiedade Generalizada TAG.
E alguns estudos mostram que a atividade cerebral dos pacientes com Transtorno de Ansiedade Generalizada TAG, apresentam desequilíbrio considerável na quantidade de serotonina e noradrenalina. Assim, ficando mais vulneráveis à sensação de ansiedade.
Porém, o ponto principal não é saber de onde veio a TAG, e sim mudar os fatores que mantém o quadro agravando e estabelecer uma conduta de tratamento conduzido por um especialista em transtorno de ansiedade.
Como a Falta de Tratamento Especializado Pode Levar ao Agravamento dos Sintomas?
O paciente, por conta própria, encontra suas maneiras de aliviar os sintomas ao buscar certeza, controle, segurança. No entanto, isso apenas disfarça o problema, fazendo parecer que ele conseguiu atravessar a situação de maneira efetiva.
Porém, na realidade, ele fica ainda mais dependente dessa busca eterna pela “saída perfeita”. Consequentemente, ocorre um aumento ou manutenção dos sintomas.
O tratamento para Transtorno de Ansiedade Generalizada visa justamente ensinar ao paciente um repertório novo com estratégias eficazes. Que não tragam somente alívio momentâneo, e sim, realmente ajudem a desarticular o funcionamento da ansiedade.
Matéria para Globo sobre A Ansiedade no Brasil
Tratamento para Transtorno de Ansiedade Generalizada
O tratamento para Transtorno de Ansiedade Generalizada pode ser realizado de forma multidisciplinar para potencializar os resultados. Porém, essa avaliação é individual e cada caso seguirá uma linha de tratamento baseado nos sintomas e na vida do paciente.
Então, pode haver necessidade de um Psiquiatra, se for preciso intervenção medicamentosa. E juntamente com um Psicólogo Especialista em Transtorno de Ansiedade.
Assim, serão contemplados tanto os aspectos emocionais quanto os químicos da ansiedade.
Diagnóstico
O diagnóstico do Transtorno de Ansiedade Generalizada TAG é totalmente clínico, sendo realizado com base nos sintomas apresentados, não havendo nenhum exame que detecte o problema.
Para isso, o paciente deve apresentar os sintomas por pelo menos seis meses, causando desconforto significativo e prejuízos na área social, profissional ou em outras áreas importantes de sua vida.
Medicamento
Geralmente, são utilizados medicamentos para melhorar os sintomas ou com o objetivo de conter crises, caso aconteçam.
Contudo, somente o Psiquiatra poderá prescrever de acordo com o caso de cada paciente. E o uso de medicamentos deve ser continuado e não pode ser abandonado sem o desmame e orientação do Psiquiatra.
Psicoterapia
A Psicoterapia é a base principal para tratarTranstorno de Ansiedade Generalizada. Isso porque os medicamentos irão ajudar a minimizar os sintomas, mas somente a terapia irá ajudar o paciente a mudar sua forma de lidar com a sua ansiedade e responder aos acontecimentos de forma saudável.
Inclusive, a Terapia Cognitivo-Comportamental – TCC é apontada pelas pesquisas científicas como uma das melhores abordagens para TAG, ajudando o paciente a ter uma melhor evolução.
Por que o Tratamento de TAG é Tão Benéfico?
O tratamento com um especialista em transtorno de ansiedade é poderoso porque aborda de forma eficaz os principais aspectos que perpetuam o ciclo de preocupação e sofrimento emocional.
Além disso, o paciente aprenderá estratégias práticas para lidar com o estresse, ansiedade e incerteza, melhorando significativamente o controle sobre os sintomas físicos da ansiedade.
Benefícios do Tratamento TCC para TAG
Já deu para compreender a importância de escolher o tratamento especializado, não é mesmo?
Agora, conheça algumas vantagens do Tratamento:
- Compreender gatilhos para ativação da Ansiedade;
- Habilidades de Enfrentamento adequado;
- Diminuição da Esquiva;
- Redução da Preocupação Excessiva;
- Diminuição e Manejo Adequado do Medo;
- Aprender a gerenciar os Pensamentos que aumentam a Ansiedade;
- Aumento da Capacidade de Racionalização;
- Aumento na Confiança;
- Responder proporcionalmente ao evento;
- Gerenciamento de Ansiedade;
- Maior Controle sobre os Sintomas Físicos da Ansiedade;
- Aumento da Sensação de Autocontrole;
- Habilidades para Lidar com Incertezas;
- Técnicas de Exposição e Prevenção de Resposta;
- Desenvolvimento de Novas Formas de Lidar com a Ansiedade;
- Formulação de Estratégias para diminuição da Ansiedade.
Assim, foi possível destacar os enormes benefícios de um acompanhamento especialista em transtorno de ansiedade. A escolha da abordagem adequada faz toda diferença, pois todo o plano de tratamento será construído a partir disso.
Então, se você sente desconforto com os sintomas da Ansiedade Generalizada, não deixe de buscar ajuda profissional especializada.
Para informações sobre Consulta, entre em contato.
Conheça a Psicóloga Fabíola Luciano
Psicóloga Fabíola Luciano – CRP 104468
Especialista pela Universidade de São Paulo – USP