O que  é Balão Intragástrico?

O Balão intragástrico é um procedimento utilizado para o emagrecimento. Se trata de um balão específico que é colocado no estômago vazio e é inflado por endoscopia quando estiver devidamente instalado. Pode permanecer no organismo pelo período de 6 meses a 1 ano (Dependendo do Balão) e com isso faz com que a pessoa sinta mais rapidamente a sensação de saciedade, comendo menos e levando ao emagrecimento por consequência.

O balão intragástrico é um procedimento não cirúrgico (todo o processo é feito por endoscopia), mas deve ser acompanhado por uma equipe especializada.

Balão Intragástrico

Para quem é indicado?

O Balão Intragástrico é um recurso temporário para auxiliar o processo de emagrecimento, portanto é indicado para paciente com Sobrepeso e Obesidade que tenham IMC entre 27 e 35 e que não tenham conseguido resultado na redução de peso através de técnicas não cirúrgicas   como Dietas, Atividade Física e etc, ou ainda para pacientes que precisam perder peso para se submeter a alguma cirurgia. Apesar de não se tratar de um procedimento cirúrgico é preciso levar em consideração que se trata de um procedimento médico invasivo e não está isento de riscos, por isso é tão importante que seja realizado junto à uma equipe capacitada para este tipo de método.

IMC

Devo fazer tratamento psicológico?

Como falamos, o Balão Intragástrico é um auxiliar temporário na perda de peso, de forma que após o período de vigência do procedimento o Balão será retirado e o paciente terá que manter o emagrecimento por sua conta através de seu comportamento. É ai que entra o acompanhamento psicológico.

Muitos pacientes tem dificuldade para adotar hábitos saudáveis e abandonar comportamentos de risco para sobrepeso e obesidade, esse é inclusive um dos motivos pelos quais alguns optam por colocar balão. Porém, mesmo após atingir o peso desejado, se a pessoa não se conscientizar e mudar seu estilo de vida o peso perdido logo será reganhado, fazendo com que todo processo tenha sido em vão.

Estar magro não é garantia de permanecer magro e o tratamento psicológico no uso de Balão Intragástrico é indicado justamente para que os resultados obtidos durante o processe sejam solidificados ao término do período de uso.

Tratamento psicológico para emagrecer

Qual benefício do tratamento psicológico?

Algumas pessoas acreditam ser dispensável realizar o acompanhamento psicológico durante o uso do Balão Intragástrico, elas se sentem confiantes pelos resultados relativamente rápidos de emagrecimento e creem não precisam passar pelo Psicólogo. Faça uma reflexão sobre os motivos pelos quais você ganhou peso e como estava o seu auto controle no comportamento alimentar antes de colocar o Balão. Essas questões são bem complexas e infelizmente não serão modificadas somente com a colocada do Balão Intragástrico. Isso quer dizer que apesar da relativa confiança, muitos pacientes podem ser traídos pela sua mente se não cuidarem dela, e afinal de contas, se mudar o comportamento alimentar fosse tão simples assim todo mundo conseguiria controlar seu peso, não é mesmo?

Coaching Emagrecimento

Abaixo seguem alguns dos Benefícios e Objetivos do Tratamento Psicológico para Balão Intragástrico:

  • Mapeamento dos comportamentos que contribuíram para o ganho de peso
  • Treinamento de Auto controle
  • Atenuação do Comer Emocional
  • Maior Controle de Impulso
  • Desenvolvimento de Habilidades para manter o peso
  • Construção de crenças favoráveis ao Emagrecimento
  • Mudança de Hábitos Inadequados

O processo de Emagrecimento tanto quanto o de ganho de peso envolvem, inevitavelmente, hábitos e questões psicológicas que fundamentalmente precisam ser trabalhadas. Se você está passando por este processo não deixe de buscar ajuda profissional especializada e desfrutar do melhor resultado que você pode atingir!

Leia mais sobre os Benefícios do Emagrecimento Acompanhado!

Psicóloga Fabíola Luciano – CRP 104468

Especialista pela Universidade de São Paulo – USP

Psicóloga do Ambulim – GRECCO Grupo de Apoio ao Comer Compulsivo do HCFMUSP.

 

Ultimos Artigos

Assine nossa News

    Qual conteúdo quer receber por e-mail?

    Deixe um Comentário