Ansiedade na Quarentena: Entenda o que é a Ansiedade, quando procurar Tratamento e como funciona o Tratamento para Ansiedade.

Desde as primeiras notícias sobre o Coronavírus e suas implicações na vida das pessoas, o mundo  todo foi afetado por vários sentimentos. Alguns deles, certamente, você pode ter sentido ou ainda está sentindo: a ansiedade!

A quarentena é um período em que as pessoas devem ficar em casa para não serem contaminadas pelo covid-19 ou não infectarem outros. Então, elas ficam em seus lares confinadas até que tudo volte a normalidade.

No entanto, algo que seria uma prevenção para uma doença que pode ocasionar a morte está levando a transtornos ou distúrbios psicológicos. Sendo assim, eis abaixo alguns dos sentimentos que a maioria sente por conta da quarentena:

  • Sensação de perda de controle
  • Isolamento social
  • Mudança total de rotina
  • Medo de contaminação
  • Incerteza sobre quando isso tudo acabará
  • Falta de liberdade de ir e vir
  • Instabilidade
  • E outros

Assim, é essencial que você cuide de todas essas sensações o quanto antes a fim de que não aumentem. Até porque elas tendem a dominar cada vez mais a pessoa, caso não faça nada.

Desse modo, ao tratar com a ansiedade de maneira transparente, buscar ajuda profissional e aplicar algumas medidas para minimizar os seus efeitos, você a superará com mais força!

O que é Ansiedade?

De acordo com a Associação Americana de Psicologia – APA, ansiedade é:

“Uma emoção caracterizada por sentimentos de tensão, pensamentos preocupantes e mudanças físicas como aumento da pressão arterial (aceleramento do coração)”

Assim, sentir ansiedade faz parte da necessidade de sobrevivência do indivíduo, além de ser um sentimento normal. Desde os primórdios, a abordagem de predadores e o perigo a se aproximar dispara alarmes no corpo e permite ações evasivas.

Então, esses alarmes tornam-se visíveis mediante os batimentos cardíacos elevados, sudorese e o aumento da sensibilidade ao ambiente.

No entanto, ela pode prejudicar a vida quando é excessiva ao ponto de não conseguir controlá-la e se for constante atrapalhando o dia a dia.

Quando chega nesse ponto, é necessário buscar ajuda, pois pode ser que esteja com transtorno de ansiedade.

A ansiedade é um sentimento nervoso, falta de paz, preocupação, impaciência, angústia antes de um evento importante ou durante uma situação difícil. Assim, essa pessoa com ansiedade não consegue viver bem, de forma tranquila, pois está sempre pensando no futuro e o que poderá ocorrer!

Porque a Quarentena Aumenta a Ansiedade?

Porque deixa a pessoa com o sentimento de não ter controle da situação, de ser impedida de realizar o que deseja, de não poder desempenhar as suas atividades habituais e de não ter contato físico com os outros.

E, com isso, pode acarretar danos a saúde como ter um sono ruim, baixa imunidade, problemas cardiovasculares, sintomas depressivos e também aumentar a ansiedade.

Apesar da quarentena ser por um objetivo de tempo curto, mas ela pode acarretar em consequências negativas para o bem estar mental e físico a longo prazo.

Leia mais Sobre Efeitos Psicológicos da Quarentena

A importância de Estabelecer uma Rotina Nova

Ao estabelecer uma rotina nova, certamente, você terá muitos benefícios para que a ansiedade diminua nessa quarentena. Ela dá a sensação de que tudo está bem, com controle e que tudo se resolverá.

Ansiedade na Quarentena

Essa importância se dá por diferentes fatores que são:

  • Evita o desperdício de tempo
  • As atividades ficam planejadas e organizadas
  • Você se concentra melhor
  • Terá produtividade
  • Dá a sensação de que as coisas estão em seu controle
  • Gera a sensação de propósito e objetivo cumprido ao final do dia
  • Você fica ocupado com atividades saudáveis
  • O lar fica limpo, saudável e com um clima agradável

Sintomas de Ansiedade na Quarentena

Alguns sintomas abaixo podem indicar ou sinalizar a ansiedade na quarentena:

  • Aumento da irritabilidade por não poder sair de casa, não poder realizar atividades que antes fazia
  • Sentimento incontrolável de preocupação com o trabalho, emprego, crise financeira, saúde, de ser infectado pelo covid-19, de perder alguém querido
  • Dificuldade para dormir impressionado com as notícias ruins e com todos os acontecimentos ao seu redor
  • Inquietação e sensação de que está no limite, ou seja, sufocado
  • Batimento cardíaco constante
  • Humor baixo e tristeza

É importante diferenciar sintomas normais da vida com a ansiedade, pois essa tende a ser em níveis persistentes e extremos.

Como Diminuir a Ansiedade da Quarentena

A ansiedade pode ser controlada, até diminuída quando você reconhece essa sensação e decidi tomar algumas medidas. Sendo assim, é bom ressaltar que todos, em algum momento, pode sentir ansiedade. No entanto, é possível superar esses pensamentos negativos e aqui estão algumas dicas a respeito desse tempo incerto:

1 – Mude a sua mentalidade

  • A ideia que você tem sobre alguma situação adversa, de estresse ou de desconforto define como lida com tudo que acontece a sua volta. Então, a chave é mudar a sua mente por meio de ver algo bom, independentemente, de qualquer situação! Tenha certeza que sempre existirá uma lição boa para melhorar a vida!
  • Em vez de enxergar como um momento de prisão veja como oportunidade para reorganizar questões internas.
  • Pratique a introspeção e reflexão sobre si mesmo e como pode lidar melhor com os problemas externos
  • Diminua a velocidade e se concentre em si mesmo
  • Fazer algo produtivo leva a uma atitude positiva

2 – Mantenha uma rotina equilibrada e produtiva

  • Defina, por escrito, a sua rotina a partir da quarentena. Se trabalha como home office, se arrume, tome o café da manhã, tenha pequenos intervalos para se alongar, finalize o trabalho dentro do horário de costume
  • Toda vez que fizer algo que concluiu, comemore! Isso lhe dará a sensação de confiança e que está tendo controle
  • Se há mais pessoas em casa, então, distribua as tarefas, faça um esquema de atividades para as crianças, deixem todos ocupados
  • Separe um tempo para atividades prazerosas para todos fazerem, tais como assistir filmes, séries, brincar com jogos etc. Enfim, seja criativo!

3 – Evite o excesso de notícias sobre a pandemia

  • Procure por boas notícias como, por exemplo, o número de recuperados no país, em seu estado e cidade
  • Não fique muito preocupado com o que ouve ou vê nos jornais de TV, pois a maioria tende a ser “fake news”
  • Estipule um tempo limitado (talvez, 1 hora ou 30 minutos) por dia para saber das notícias na TV, nas redes sociais
  • Escolha fontes confiáveis para obter informações

4 – Um lar bagunçado é resultado de uma mente caótica

  • Priorize a limpeza e a ordem em seu lar, pois dará a sensação de que tudo está organizado
  • Tente não comer na cama ou no sofá para não perder o hábito quando as coisas voltarem a normalidade
  • Nunca afrouxe em ter um ambiente limpo, por isso, evite ao máximo a procrastinação
  • Jamais a louça deve ficar para o outro dia. Por isso, seja firme consigo e faça o que tem que ser feito a cada dia!

5 – Comunique-se com os seus familiares e amigos

  • Escolha um aplicativo para que se comunique com os seus familiares e amigos por videochamada
  • Envie mensagens positivas para que se sinta bem, pois quando fazemos essa pequena atitude para alguém, quem mais ganha somos nós mesmos!
  • Não se isole por muito tempo! Aproveite os recursos digitais que existem na internet para se comunicar com mais frequência
  • Caso sinta ansiedade, compartilhe com alguém de sua confiança e expresse seus sentimentos

Conheça a Psicóloga Fabíola Luciano

Psicóloga Especialista pela Universidade de São Paulo – USP 

CRP 104468

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Entre em contato!