O que é Transtorno Bipolar?
O Transtorno Bipolar é uma doença que leva o paciente a viver dois “polos” opostos (alegria/euforia x tristeza/depressão) por isso conhecida como Bipolaridade.
As principais características são as alterações severas do estado de humor. O paciente vive crises de episódios depressivos (fase depressiva) que se alterna com episódios de euforia ou mania (fase maníaca). É possível que hajam períodos de estados de humor normal entre as crises e elas podem variar em nível de intensidade e gravidade.
Quanto tempo pode durar uma crise?
O tempo das crises varia muito. O paciente pode permanecer em cada uma das fases por dias, semanas ou até meses, assim como o período de estabilidade de humor entre elas. Devido à ampla possibilidade de variação, o mais indicado é investir no tratamento, que além de ajudar a diminuir o tempo e duração das crises ajuda a preveni-las.
Transtorno Bipolar Sintomas
O Transtorno Bipolar possui 04 tipos diferentes da doença e os sintomas dependem de qual tipo de transtorno bipolar o paciente é portador. (Ver abaixo – Tipos de Transtorno Bipolar)
FASE MANÍACA
- Pensamentos acelerados, fala muito rápida e até dificuldade em manter continuidade em um assunto, mudando constantemente
- Sentimento de Felicidade Extrema e de Grandiosidade
- Hiperatividade, energia excessiva
- Dificuldade para se concentrar, distração
- Perda da noção de realidade (alucinações e delírios)
- Descontrole do temperamento, dificuldade com a contrariedade
- Aumento da vontade de Comprar, Comer, Fazer Sexo ou Beber/Drogas.
- Diminuição da necessidade de dormir
- Comportamento mais chamativo/desinibido
- Aumento exponencial da auto estima (Hipervalorização de si mesmo e de suas qualidades)
- Maior irritabilidade ou agitação
- Comportamento impulsivo, fazer coisas sem avaliar o risco.
FASE DEPRESSIVA
- Sentimento de Tristeza e Desespero
- Sentimento de Culpa e Inutilidade
- Pensamentos negativos sobre si sobre si
- Sensação de Incapacidade
- Autoestima extremamente diminuída
- Alteração no sono
- Perda do interesse pelas atividades e pessoas que lhe são importantes
- Choro constante ou Muita Vontade de Chorar
- Diminuição do Desejo Sexual
- Dificuldade para tomar decisões
- Agitação ou Cansaço demasiado
- Auto depreciação
- Desejo de morrer ou Tentativa de Suicídio
Tipos de Transtorno Bipolar.
- TRANSTORNO BIPOLAR TIPO 1 – O paciente apresenta período mais curtos da fase de mania e períodos mais longos da fase depressiva.
- TRANSTORNO BIPOLAR TIPO 2 – O paciente alterna entre períodos de Hipomania ( Episódio similar à fase maníaca, mas com sintomas mais leves) e Depressão.
- TRANSTORNO BIPOLAR NÃO ESPECIFICADO OU MISTO – O paciente apresenta os sintomas de transtorno bipolar, mas a frequência e o tempo de duração não é suficiente para classifica-lo em nenhum dos subtipos acima.
- TRANSTORNO BIPOLAR CICLOTÍMICO – é o quadro mais leve do transtorno bipolar, chega a ser percebido como uma pessoa que tem o humor instável. É marcado por oscilação crônica de humor ao longo do dia, alternando entre os sintomas de hipomania e depressão leve.
Risco de Suicídio
Infelizmente o risco do suicídio é considerado alto em pacientes com este diagnóstico. É estimado que até 50% das pessoas com bipolaridade tenham uma tentativa de suicídio ao longo da vida e 15% efetivamente se suicidam.
Outro componente perigoso é o abuso de álcool e drogas, presente em muitos casos, e que acaba comprometendo a adesão ao tratamento e aumentando as chances do suicídio e. Isso não quer dizer que você deva se alarmar, mas é um dado que não pode ser ignorada e ressalta a importância do Tratamento.
Causas Transtorno Bipolar
Não são totalmente conhecidas as causas do transtorno bipolar, mas já são conhecidas como importantes: Alterações nos níveis de neurotransmissores e em regiões específicas do cérebro, Fatores Genéticos e Psicosociais.
Psicóloga Transtorno Bipolar
O tratamento para a bipolaridade deve ser feito de forma individualizada. Serão estruturadas sessões com um planejamento específico para cada caso e que ajudarão o paciente a melhorar os comportamentos prejudiciais e consequentemente ter uma vida mais estável.
Vou listar aqui alguns objetivos e benefícios do Tratamento:
- Diminuir as Crises
- Garantir maiores períodos de Estabilidade Emocional
- Minimizar os Sintomas
- Melhorar sua Relação com as pessoas
- Trazer maior controle
- Aprender a sair mais rápido das crises e não se afundar nos pensamentos negativos
- Aprender a entender e lidar com o Transtorno e sintomas
- Aprender a lidar com Situações Difíceis minimizando risco de crises
- Lidar com a Impulsividade sem se prejudicar com atitudes impulsivas
Como Psicóloga consigo compreender a dificuldade de conviver diariamente com a Instabilidade e suas implicações diárias, porém, afirmo também que o Tratamento ajuda muito a minimizar este cenário. Ao falarmos de Transtorno Bipolar não podemos pensar em cura, mas em controle e a Terapia especializada é uma ferramenta fundamental para isso.
Se você sente que os benefícios mencionados acima podem fazer diferença na sua vida, não deixe de entrar em contato. Vamos começar agora mesmo o acompanhamento!
Fabíola Luciano – CRP 104468
Psicóloga especialista pela Universidade de São Paulo – USP.