Dicas para Lidar com a Ansiedade no Trabalho

Dicas para lidar com a ansiedade no trabalho Foto: Freepik
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8 Dicas para Lidar com a Ansiedade no Trabalho. 

Você já sentiu o seu estômago apertar ou até ficar com frio na barriga no ambiente de trabalho? Isso acontece muito, especialmente quando está havendo algum problema ou em ambientes tensos.

Além disso, você fica constantemente preocupado com a próxima avaliação de seu desempenho na empresa?

Para tanto, você fica muito nervosa ao fazer uma apresentação em slide para um cliente ou colegas de trabalho? Ademais, você fica tão cheio de ansiedade que acha difícil se concentrar em suas tarefas?

Como podemos ver, a ansiedade no local de trabalho é muito comum. E se você sente alguma dessas sensações citadas, provavelmente, está com ansiedade no trabalho.

No geral, 52% dos colaboradores brasileiros sofrem de ansiedade enquanto estão no trabalho. E isso de acordo com um estudo conduzido pela Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje).

O fato é que 52% dos trabalhadores no Brasil experimentaram ansiedade relacionado ao trabalho. Isso mostra que trabalhar em um ambiente estressante é regra, não exceção. Ademais, a ansiedade geralmente vem com o estresse.

Além das preocupações habituais no local de trabalho com prazos que é comum. Também apresentações para chefes superiores e avaliações anuais, muitas pessoas estão lidando com a ansiedade associada ao trabalho durante a pandemia da covid-19.

Saiba Mais sobre Transtorno de Ansiedade

 

Estatísticas sobre Ansiedade no Trabalho pelo Mundo

Pesquisa publicada em 2020 no Journal of Applied Psychology observa que sentimentos de ansiedade – incluindo aqueles associados à pandemia – podem levar a uma resposta de “luta ou fuga”.

“A resposta de luta é acionada quando a ameaça é considerada superável. Enquanto a resposta de fuga é acionada quando se acredita que a ameaça é difícil de superar”.

A ansiedade relacionada ao trabalho pode ter um efeito paralisante em algumas pessoas.

A ansiedade em níveis mais altos pode deixar algumas pessoas se sentindo sobrecarregadas. Logo, com suas tarefas de trabalho, a ponto de se paralisarem.

“O senso de fazer tarefas em tempo hábil, o foco e a atenção aos detalhes desaparecem”, diz é o que diz Colleen Cira, psicóloga clínica licenciada e fundadora e diretora executiva da Cira Centro de Saúde Comportamental em Chicago.

Além disso, “algumas pessoas se sentem paralisadas porque sentem que têm muito a fazer. Elas podem procrastinar ou apressar suas tarefas. Então, não prestando a devida atenção aos detalhes de seu trabalho.”

Todavia, felizmente, existem estratégias eficazes para lidar com Ansiedade no Trabalho. Para isso, confira estas 8 estratégias e técnicas que, certamente, ajudarão você!

E, claro, o farão se sentir melhor quanto a esse incômodo desagradável gerado pela Ansiedade.

Dicas para lidar com a ansiedade no trabalho Foto: Pxhere
Dicas para lidar com a ansiedade no trabalho Foto: Pxhere

8 Dicas para lidar com a ansiedade no trabalho

Aqui estão oito dicas para lidar com a ansiedade no trabalho que contribuirão para uma melhor qualidade em sua rotina:

1 – Verifique a si mesmo regularmente

Algumas pessoas ficam tão ocupadas com suas responsabilidades diárias, verdade? Tanto que não consideram se o nível de ansiedade que sentem é proporcional à situação com a qual estão preocupadas, diz Cira.

Toda vez que você se levantar da cadeira, pegue algo para beber. Também faça uma pequena pausa e pergunte a si mesmo: “Como estou?” Cira sugere. “Estou estressado? Estou me sentindo sobrecarregado?”

Logo, estar ciente de que os momentos em que seu nível de ansiedade está aumentando pode alertá-lo. E, então, avisa de que é hora de usar estratégias de gerenciamento de estresse.

2 – Não assuma o pior

É fácil se concentrar nos piores cenários quando você está ansioso. Mas isso não é produtivo.

Geralmente, não é realista, diz Russell Morfitt, cofundador e diretor clínico da Learn to Live.

Lá é uma empresa com sede em Minneapolis. E que fornece serviços online para ajudar pessoas com ansiedade, insônia e problemas relacionados.

“Às vezes caímos na armadilha de planejar resultados negativos. E não consideramos como as coisas podem acabar bem”, diz Morfitt.

Por exemplo, em vez de antecipar que você não terá nada de interessante a dizer durante uma entrevista de emprego, imagine falar sobre um assunto que reflita bem suas experiências e habilidades.

3 – Evite ficar com muita fome, raiva, solidão ou cansaço

“Quando estamos com fome, com raiva, solitários ou cansados, temos menos carga emocional”, diz Cira. “É como rodar muitos dispositivos eletrônicos em um único modem Wi-Fi.

Um ou mais dispositivos podem congelar. Os seres humanos são da mesma forma”, diz ela. E ainda afirma: “Nossas emoções e nervos podem ficar desgastados.”

Então, sentimentos de estresse podem fazer com que seu corpo libere o hormônio do estresse chamado de cortisol. E o excesso de cortisol está associado a depressão. Também doenças cardíacas, ganho de peso e problemas de memória e concentração.

4 – Aceite sentimentos desconfortáveis

Em vez de tentar negar ou fugir de sentimentos desconfortáveis, aceite-os com o entendimento de que eles passarão. Por exemplo, você pode se sentir ansioso durante as primeiras semanas em um novo emprego.

E isso porque precisa aprender novas tarefas e um novo sistema de computador.

Então, aceite que você não saberá tudo sobre seu novo emprego imediatamente, e está tudo bem, aconselha Cira. Logo, algumas coisas úteis para dizer a si mesmo nessa situação podem incluir:

  • Em meus empregos anteriores, aprendi e deu tudo certo;
  • Tudo o que posso fazer é o meu melhor;
  • Devo me dar algum tempo para me ajustar antes de assumir que isso não vai funcionar. Enfim, preciso tentar e sei que, algumas vezes, poderei errar.

5 – Levante-se e se mova!

É comum sentir que seu corpo está vibrando com energia extra quando você está ansioso, diz Cira. E isso pode criar dissonância cognitiva. “Nosso cérebro está nos dizendo para relaxar e nosso corpo está dizendo outra coisa”, diz ela.

Desse modo, se você estiver se sentindo inquieto, dê uma volta pelo escritório ou do lado de fora, ela diz. Além disso, mesmo uma quantidade moderada de exercício pode levar seu corpo a liberar endorfinas que melhorarão seu humor.

6 – Não beba álcool, não coma demais ou não use drogas para acalmar seus nervos

Algumas pessoas recorrem a opções não saudáveis, como beber algum tipo de bebida com álcool. Também comer demais ou abusar de drogas, para se automedicar quando estão lidando com o estresse relacionado ao trabalho.

Então, é o que diz o Dr. Daniel G. Amen psiquiatra e fundador da Amen Clinics. Portanto, um ambulatório de saúde que oferece serviços de bem-estar mental.

Também o Dr. Amen, que mora em Newport Beach, Califórnia. E é o autor do best-seller do New York Times “Mude seu cérebro, mude sua vida”.

Usar álcool, comida ou drogas para se proteger da ansiedade é uma abordagem ruim, diz ele. “Essas escolhas podem acabar fazendo mais mal do que bem”, afirma Amen.

Em vez disso, tente maneiras saudáveis ​​de reduzir o estresse. Logo, como respiração profunda, exercícios, meditação. Enfim, ouvir música relaxante e fazer uma massagem.

7 – Procure ajuda do programa de assistência ao funcionário em sua empresa

Se você tentou várias técnicas de relaxamento e descobriu que ainda não consegue se livrar dos sentimentos persistentes de ansiedade relacionada ao trabalho, talvez seja hora de procurar ajuda, diz Amen.

8 Dicas para lidar com a ansiedade no trabalho - Foto: Pxhere
8 Dicas para lidar com a ansiedade no trabalho – Foto: Pxhere

Dessa maneira, converse com amigos, parentes e líderes espirituais de confiança. E considere usar o programa de assistência aos funcionários da sua empresa como um recurso.

Enfim, muitos empregadores têm esses programas. Portanto, podem colocar você em contato com um profissional de saúde mental ideal.

8 – Conheça os novos protocolos de segurança do seu escritório

Sentir angústia em voltar ao escritório durante a pandemia da covid-19 é natural. Sendo assim, não é motivo para ser duro consigo mesmo. Então, aprender o que sua empresa fez para tornar o escritório mais seguro pode ajudar a aliviar sua ansiedade.

Sendo assim, fale com seu supervisor. Ou com o departamento de recursos humanos antes do seu primeiro dia de volta ao escritório. Com isso, obtenha uma compreensão clara de quaisquer novos protocolos adotados pela empresa.

Aqui chegamos ao final dessas 8 dicas para lidar com a ansiedade no trabalho. Desse modo, esperamos que auxilie em melhorar o seu bem-estar ao executar suas atividades. Portanto, sempre zele pela sua saúde mental.

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Como lidar com a ansiedade ao voltar para o trabalho

Tirar uma folga do trabalho é essencial para a saúde física e mental, seja um fim de semana prolongado ou uma viagem de uma semana. Mas, para muitos, o pensamento de voltar ao escritório pode levar ao estresse, ansiedade e pavor.

Assim sendo, isso acontece porque antecipamos a pesada carga de trabalho que nos espera. Para tanto, os inúmeros e-mails não lidos em nossas caixas de entrada acabam por nos deixar ansiosos e preocupados.

“Férias e licenças prolongadas podem afetar os sentimentos de uma pessoa em relação ao trabalho. Logo, talvez a antecipação de um longo dia de trabalho, deslocamento difícil ou jornada estressante”.

É o que diz Natasha Crowe, membro do Conselho de Aconselhamento, conselheira e psicoterapeuta.

“Expectativas da carga de trabalho? Ou talvez colegas de trabalho desafiadores podem afetar como alguém pode se sentir em relação ao seu trabalho”, acrescenta ela.

E ainda diz: “Voltar à rotina após uma pausa pode ser difícil de imaginar. Também pensamentos negativos sobre habilidades podem destacar dúvidas negativas. Com isso, afetar os níveis de confiança”.

Ademais, o que falar do retorno após a pandemia?E que obrigou milhares de colaboradores a trabalharem no formato home office? Então, essa ansiedade ao voltar para o trabalho presencial também pode desencadear estresse.

Portanto, o que fazer ao lutar com a ansiedade depois de uma pausa no trabalho? Pois bem, existem técnicas que você pode seguir para facilitar um pouco a transição.

Fale com seu chefe

Pode ser útil pensar sobre a fonte de suas preocupações. Sendo assim, se sua carga de trabalho for o problema, pode valer a pena trazer educadamente o problema ao seu empregador. Com isso, encontrar uma solução.

E se o seu deslocamento for o problema, pode ser uma boa ideia perguntar sobre o trabalho flexível. Logo, mesmo que seja trabalhar em casa por um ou dois dias por semana.

E até mesmo começar e terminar em um horário diferente para evitar o pior na hora do rush.

“Tente não assumir mais do que você pode gerenciar no trabalho. Além disso, converse com seu gerente ou equipe se estiver se sentindo sobrecarregado”, diz Nicky Lidbetter, CEO da Anxiety UK.

Preparar

A maioria de nós se sente estressada por ficar presa no trabalho depois de uma folga. Todavia, a preparação para isso pode tornar o processo menos desafiador.

Desse modo, isso pode significar preparar almoços e jantares com antecedência. Também certificar-se de que terminou todas as suas tarefas antes de ir embora. Portanto, para não voltar e encontrar uma pilha de trabalho.

“Faça listas de tarefas e tente manter uma rotina. Logo, mesmo que pareça mais fácil ficar na cama”, aconselha Lidbetter.

Seja realista

No entanto, é importante definir expectativas realistas de si mesmo e da próxima semana. Logo, é perfeitamente aceitável ser mais gentil consigo mesmo e fazer o que você precisa para sobreviver nos primeiros dias de volta ao escritório, em vez de assumir demais.

Desse modo, “separe as tarefas em períodos de tempo menores – pequenos pedaços”, acrescenta Crowe.

Experimente a atenção plena

Para algumas pessoas, a ansiedade no retorno ao trabalho tem tudo a ver com projetar o que virá e se preocupar com o que pode – ou não – acontecer.

Então, a atenção plena, estar ciente do seu entorno, pode ajudá-lo. Logo, a permanecer no momento. Ademais, melhora o seu bem-estar mental.

“Se você se sentir particularmente ansioso no primeiro dia de volta ao trabalho, praticar a respiração profunda pode ajudar a reduzir esses sentimentos”, diz Lidbetter.

“Isso é feito inspirando pelo nariz e expirando pela boca. Ademais, com o foco no peito subindo e descendo por cerca de três minutos”.

Sabemos que o exercício é bom para nossa saúde mental. Desse modo, a atividade física libera substâncias químicas cerebrais. Logo, como endorfinas, que ajudam a melhorar nosso humor.

Embora voltar ao trabalho possa ser exaustivo, reservar tempo para um vídeo aeróbico, uma pequena aula de ginástica ou até mesmo uma caminhada pode ajudar a lidar com os sentimentos de ansiedade.

Planeje coisas divertidas

Suas férias podem estar quase acabando. Mas isso não significa que você não possa planejar coisas agradáveis ​​depois de voltar ao trabalho. Assim sendo, seja indo a um restaurante ou cafeteria para conversar depois do trabalho com os colegas pode ser benéfico.

Além disso, também marcando um encontro com os amigos no fim de semana. Também planejar algo que você goste pode ajudar a combater a sensação de pavor.

“Arranje tempo para si mesmo e faça suas pausas. Planeje uma conversa ou uma pausa para o café com um colega”, diz Crowe.

“Procure um colega de trabalho e fale sobre suas preocupações. Você pode se surpreender como isso realmente ajuda.”

Anote os pontos positivos

“Concentre-se nas pessoas ou nos elementos do seu trabalho que você gosta”, aconselha Crowe. “Anote o que você gosta de fazer no trabalho. Então, ajudar os outros, resolver problemas, lidar com projetos ou fazer parte de uma equipe.”

Também é importante lembrar que o trabalho não define você. “Pense em outros elementos de sua vida. Hobbies, família e outros interesses”, acrescenta Crowe. “Veja como eles impactam e enriquecem sua vida.”

Dicas para lidar com a ansiedade no trabalho Foto: Pxhere
Dicas para lidar com a ansiedade no trabalho Foto: Pxhere

Busque ajuda profissional e especializada

Você luta com ansiedade no trabalho ou mau humor com frequência? E até mesmo crise de pânico?

Então, busque ajuda profissional e especializada. Assim sendo, eles serão capazes de direcioná-lo para o tratamento certo.

“Quando a ansiedade de alguém está atrapalhando as coisas que gostavam de fazer. E também eram capazes de fazer sem se sentir ansiosos, eles devem procurar ajuda”, diz Lidbetter.

“A ansiedade é algo que muitas pessoas dizem para simplesmente superar. Ademais, que devem apenas ‘se recompor’.

Mas é uma condição reconhecida que, se não for tratada, pode levar a pessoa a achar difícil lidar com a ansiedade. Portanto, aplique algumas dessas estratégias descritas para lidar e gerenciar sua ansiedade.

Algo como terapia cognitivo-comportamental pode ser excelente. E, assim, encontrar soluções e aprender algumas habilidades para manter sua saúde mental em dia.

Então, deseja mais informações sobre dicas para lidar com a ansiedade no trabalho? Contate-nos!

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