Avaliação Neuropsicológica

Avaliação Neuropsicológica Especialista

Avaliação Neuropsicológica: O que é, Quando fazer, Como é feita, Quem deve procurar, Para quê serve e Quanto tempo dura.

O que é Avaliação Neuropsicológica?

A Neuropsicologia é uma área da Psicologia que se une à Neurologia para estudar o cérebro e o comportamento humano. A Avaliação Neuropsicológica é um exame diagnóstico que tem como objetivo avaliar as funções cognitivas gerais do paciente. Ou seja, é um mapeamento de todas as funções mentais da pessoa que além de analisar todas as funções cognitivas também avalia aspectos emocionais e da personalidade.

A partir das informações colhidas, é possível ter um Perfil Neuropsicológico do paciente para que se chegue em um diagnóstico e se estabeleça um plano terapêutico ou tratamento mais assertivo.

A Avaliação Neuropsicológica é feita por um Psicólogo Especialista em Neuropsicologia.

Avaliação Neuropsicológica Especialista

Quando fazer Avaliação Neuropsicológica?

A Avaliação Neuropsicológica em Crianças e Adolescentes deve ser feita quando o seu comportamento natural sofre alguma alteração, por exemplo:

  • Fala,
  • Modo de andar,
  • Cognitiva
  • Maneira de lidar com Frustrações,
  • Dificuldades de Comunicação,
  • Concentração,
  • Interação Social,
  • Dificuldades na Aprendizagem,
  • Hiperatividade,

Os pais devem estar atentos para perceber algum tipo de comportamento que se destaque para buscar um profissional habilitado a realizar uma  Avaliação Neuropsicológica Infantil.

[cta id=’4005′]

Avaliação Neuropsicológica Psicóloga Especialista

No caso de Adultos e Idosos, a Avaliação Neuropsicológica é indicada quando se percebe as mesmas questões que podem ser apresentadas pelas crianças e além de:

  • Perda de Memória
  • Histórico de Infecções
  • Traumatismo Craniano
  • Acidente Vascular Cerebral com sequelas (AVC)
  • Alzheimer
  • Problemas Cognitivos que possam ser atribuídos à problemas da saúde mental
  • Transtornos Alimentares
  • Uso Abusivo de Álcool e Drogas

É importante que seja feita a Avaliação Neuropsicológica quando for solicitado pelos profissionais que acompanham o paciente, ou quando forem identificados os benefícios de um Exame Neuropsicológico.

Como é feita a Avaliação Neuropsicológica?

Com crianças e adolescentes, a Avaliação Neuropsicológica é feita, a princípio, com os pais. São coletados diversos dados sobre o paciente, que vão desde a gestação até os dias atuais da criança. A partir dessas informações, são aplicados diversos instrumentos Neuropsicológicos que servem para medir as funções cognitivas, possibilitando compreender mais sobre a memória, atenção, planejamento de ações, processamento visual e auditivo, entre outros fatores relacionados ao paciente. Se necessário, o Psicólogo também busca informações dos outros profissionais que lidam com a criança, como professores e pediatras e, então, após a análise de toda informação colhida, é feito o fechamento da Avaliação Neuropsicológica. A análise é passada para os pais e esses são orientados sobre quais medidas tomar diante dos problemas apresentados e o resultado do Exame Neuropsicológico.

Nos adultos, o processo é o mesmo, com a diferença de não precisar da conversa com os pais para obter informações. No processo, também é integrada a Análise Cognitiva e a Análise das Emoções, tudo para entender como os sistemas mentais estão constituindo o paciente e interferindo na sua vida.

Avaliação Neuropsicológica Psicóloga Fabíola Luciano

 

Quem deve procurar a Avaliação Neuropsicológica?

Qualquer pessoa pode procurar a Avaliação Neuropsicológica. Geralmente ela é procurada por pais que notam um comportamento diferente e alterado na criança ou adolescente, ou ainda por professores ou profissionais que tem contato com o paciente e percebem o benefício de passar por uma Avaliação Neuropsicológica. 

No caso de Adultos e Idosos, dependendo do motivo da procura por uma Avaliação Neuropsicológica, o próprio paciente, notando alguns sintomas que afetam o comportamento e as questões cognitivas, pode procurar. Em casos mais extremos, como idosos que podem estar impossibilitados de buscar esse tipo de ajuda sozinhos, é necessário que outra pessoa busque um profissional especializado em exames neuropsicológicos para fazer a análise, como o cônjuge, filhos, cuidadora ou alguém que esteja no dia a dia e perceber a importância.

Avaliação Neuropsicológica Psicólogo Especializado USP

 

A Avaliação Neuropsicológica é especialmente destinada à quem possa apresentar:

  • Déficit de Atenção, Memória, Concentração;
  • Déficit no Desenvolvimento (escolar, comportamental)
  • Uso Abusivo de Substâncias (Álcool, Drogas);
  • Transtornos Alimentares;
  • Transtornos Neuropsiquiátricos (Epilepsia, Demência, Tumores, Autismo, etc);
  • Alterações Comportamentais sem explicação (irritabilidade, depressão, apatia, comportamentos inadequados).

Para que serve a Avaliação Neuropsicológica?

A Avaliação Neuropsicológica tem como função auxiliar e melhorar a qualidade de vida das pessoas através de uma análise de Comportamento, Cognitiva e Emocional. Com ela, é possível fazer diagnósticos que ajudam o paciente a entender o motivo dos problemas de desempenho, motores ou emocionais que podem ter sua causa inicial em doenças, acidentes ou quaisquer outros fatores ligados à parte neurológica.

Dado o diagnóstico é possível ter um direcionador sobre qual será a conduta mais assertiva, podendo ser orientado e iniciado o tratamento mais adequado para cada caso.

Avaliação Neuropsicológica Especialista SP

Quanto tempo dura a Avaliação Neuropsicológica?

Geralmente, quatro ou cinco sessões com uma hora cada são suficientes para que seja feita a Avaliação Neuropsicológica. Se essas sessões forem realizadas semanalmente, a avaliação dura pouco mais de um mês. Porém, a duração varia de paciente para paciente, dependendo das necessidades específicas de cada pessoa.

No consultório possuímos todo o aparato e ferramentas necessárias para que seja realizada a Avaliação Neuropsicológica. Posterior ao diagnóstico revelado pelo procedimento será entregue um laudo contendo os resultados do Exame Neuropsicológico com a sugestão de tratamento que trará melhor resultado àquele caso, além disso, na sessão de fechamento este laudo será discutido com o paciente ou responsáveis, podendo sanar possíveis duvidas e passar maiores orientações.

Conheça a Psicóloga Fabíola Luciano

Psicóloga Fabíola Luciano – CRP 104468

Especialista pela Universidade de São Paulo – USP

Respostas de 2

  1. Passei 10 anos com vergonha de sair do quarto, sai aos 36, e agora tenho 42, tenho suspeitas de tdah, e esse tempo preso em minha propria casa, não pude arrumar uma especialidade profissional que me permite custear o exame. Sabe alguma forma gratuita que eu possa fazer esse teste, pois preciso movimentar minha vida financeira, e não consigo, desde ja agradeço, um ótimo final de semana pra voces.

  2. Rogério, não há mal que sempre dure e não há bem que nunca acabe. Seus anos de reclusão sem sair de casa, não foi um tempo perdido totalmente, certamente você aprendeu e amadureceu, tanto que saiu aos 42. Aceitar que tem TDAH é o primeiro passo, você não está sozinho, tenha certeza. Atividade financeira pode ser feita por pessoas com TDHA tem várias pessoas de sucesso no Brasil e no mundo. Sou neurobilogogo, Biomédico e pesquisador na. Área de saúde mental incluindo Neuropsicologia em universidade federal. Existe uma capacidade do nosso cérebro se adaptar e aprender com os desafios, bastando ter motivação (intenção de buscar guiada por motivadores do seu ambiente, junte se a eles, evite os pessimistas). A neuroplasticidade permite verdadeiros “milagres*, e você vai da é muito jovem e pode sim.
    Tudo vale a pena quando a alma não é pequena.. Vá pra vida som determinação não espere, faça seu caminho. Mas continue com acompanhamento de profissionais ou grupos que atuam como plantonistas ou voluntários com pessoas nos serviços públicos ou mesmo privados.
    Boa sorte

    Dr. JOÃO CARLOS HOHL ABRAHÃO
    BIÓLOGO BIOMÉDICO E NEUROBIÓLOGO PELA Universidade de Gõttingen, Alemanha.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tratamentos

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Assine Nossa News

    Qual conteúdo quer receber por e-mail?

    Artigos Recentes

    De acordo com pesquisas feitas pelo setor de Psiquiatria pela USP, cerca de 10% das crianças e adolescentes poderão sofrer,

    Transtorno Dismórfico Corporal Tratamento, O que é, Causas, Sintomas, Diagnóstico, Quem pode desenvolver Dismorfia Corporal, Informações sobre a doença, Como a doença

    São Paulo, 09 de setembro de 2022, por Psicóloga Fabíola Luciano – O TOC de Contaminação e/ou Limpeza é um