Atendimento Psicológico para Casal

casal feliz com terapia

São Paulo, 01 de março de 2012, por Psicóloga Fabíola Luciano – O Atendimento Psicológico para Casal permite que os parceiros se alinhem, se ajustem e, assim, venham a ter uma melhoria no relacionamento. Saiba mais informações de como funciona e a necessidade de buscar esse apoio para o casal.

Atendimento Psicológico para Casal – Psicóloga Especialista Pela USP

Manter o relacionamento a dois nem sempre é uma tarefa fácil. Assim sendo, são duas pessoas distintas, com pensamentos, educação, personalidades, valores e desejos também distintos.

Essas diferenças, que no início da relação passam despercebidas ou até são vistas como um diferencial atrativo, podem pesar com o passar do tempo e se agravar com a convivência.

Nesse momento é muito importante encontrar um ponto de equilíbrio para conviver com a singularidade de cada um. Além disso, sem que o outro se sinta ofendido ou desrespeitado e é dentro desta proposta que surge a Terapia de Casal.

Mais informações sobre Atendimento Psicológico

Quando é necessário buscar Atendimento Psicológico para Casal?

Cada um tem um senso de necessidade, porém a busca costuma acontecer quando o casal ou uma das partes perceber que os desentendimentos estão aumentando, estão passando por uma fase difícil, estão tendo problemas no relacionamento ou a comunicação está ruim e o relacionamento precisa de ajustes.

Conheça mais sobre a Terapia de Casal

Atendimento Psicológico para Casal - Foto Freepik
Atendimento Psicológico para Casal – Foto Freepik

Benefícios da Terapia de Casal

O Atendimento Psicológico para Casal tende a ser efetivo, pois tanto o parceiro como a parceira podem encontrar ferramentas que auxiliem em seu amadurecimento, tanto de forma conjunta como individualmente. Logo, aqui estão alguns dos principais benefícios que vocês poderão desfrutar:

Pode melhorar a vida sexual

Ter um espaço seguro para discutir os bloqueios que os impedem de usufruir da vida sexual é uma maneira de resolver conflitos. E, assim, encontrarem meios de solucionarem.

Identifica problemas

Ao conversar com um terapeuta de casal há a chance de identificar os problemas ocultos da vida cotidiana. Então, isso ajuda a perceber algo que está desalinhado. Com isso, permite a partir daí encontrarem um jeito de saná-los.

Torna a mudança menos estressante

Transições de fases que o casal passam podem gerar fadigas e estresses. Logo, pode ser a mudança de um emprego, de moradia, cargo, enfim. Por isso, a terapia de casal auxilia a passarem por essas etapas da forma mais agradável possível e sem tanta angústia.

Ajuda o casal a se sentirem mais confortáveis em meio aos conflitos

Os conflitos são necessários para amadurecer tanto um como o outro. Dessa maneira, a terapia de casal não removerão todos os conflitos, mas o casal poderá lidar melhor com eles, a seu modo e tempo. E chegarem a conclusão que o conflito é normal e saudável, além de que é apenas uma questão de saberem lidar com isso.

Quais são os Objetivos do Atendimento Psicológico para Casal?

  • Identificar e Resolver Conflitos
  • Melhorar a Comunicação
  • Melhorar a Qualidade do Relacionamento
  • Aumentar a Satisfação
  • Superar a Infidelidade
  • Melhorar a Sexualidade
  • Encontrar Objetivos Comuns
  • Aumentar a Parceria e Troca entre o Casal
  • Equilibrar e Negociar as Diferenças entre os parceiros
  • Ampliar a Compreensão
  • Entender as Necessidades do Parceiro
  • Aprender a Compartilhar Responsabilidades
  • Perceber o Impacto das Palavras/Atitudes no Outro

Estes são possíveis objetivos, contudo a condução da terapia será definida a partir da necessidade de cada casal. Portanto, o primeiro passo é haver disponibilidade do casal para entender o que está havendo.

Como também repensar o modo como a relação vem sido conduzida, especialmente porque quando falamos de um casal, se não estiver bom para uma das partes o relacionamento precisa ser reestruturado.

Conheça a Psicóloga Fabíola Luciano

Fabíola Luciano – CRP 104468
Psicóloga Especialista pela Universidade de São Paulo – USP.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Recentes

O jornalista Wagner Belmonte recebe a psicóloga Fabíola Luciano, a estilista Elaine Souza, o fotógrafo Paulo Gibo e a modelo

Nesta entrevista a Psicóloga Fabiola Luciano esclarece dúvidas sobre pais separados que busquem estratégias para contar para o filho acerca

Fome Emocional: O que é, Sintomas, Causas, Como reconhecer, Como a Fome Emocional pode atrapalhar o Emagrecimento, Fome Emocional e