Recebendo o Diagnóstico de diabetes infantil:
Para os pais, receber o diagnóstico da diabetes infantil pode ser bastante complexo, muitas vezes não estamos preparados para lidar com isso e a situação acaba ficando ainda mais pesada.
O diagnóstico de diabetes infantil traz consigo uma série de novas regras que obrigam a família a rever seu cotidiano e rotina, se adaptando à novos horários e novos hábitos, especialmente no que tange à alimentação e administração da medicação ( se for o caso). Por mais difícil que seja, acredite, o diagnóstico precoce é a melhor forma de controlar a doença.
Se você já passou pela fase inicial de diagnóstico, vamos para a próxima fase: Entender e Aprender a lidar com a nova realidade.
O que muda quando meu filho é portador de Diabetes Infantil?
Isso varia de acordo com o tipo de Diabetes Infantil diagnosticada. De forma geral, seguem abaixo algumas mudanças importantes:
- Controle da Alimentação
- Controle com os Horários e fracionamento da Alimentação
- Monitoramento da Glicemia
- Prática de Esportes (Sempre mediante controle da Glicemia)
- Administração da Insulina (Se houver indicação médica)
Como explicar a Diabetes Infantil para o meu filho?
- |Não aumente o problema. A maneira como os pais dimensionam a doença e os cuidados para seus filhos faz toda a diferença na maneira como estes podem receber e assimilar a informação.
- Apoio Familiar. Nunca é fácil explicar para uma criança que ela não pode mais comer doces ou determinados alimentos que a maioria das crianças pode comer à vontade, por isso o apoio da família é extremamente importante para ajudar a criança a se fortalecer e começar a compreender as mudanças. O ideal é que os pais transmitam a necessidade do cuidado e também das restrições, mas que isso não seja entendido pela criança como um fator limitante.
- Parceria e Compreensão. É importante correlacionar o controle da alimentação às consequências positivas que este traz para a saúde, tanto quanto é necessário escovar os dentes, dormir e tantas outras atividades que realizamos diariamente. Crie uma parceria com seu filho, de modo que ele sinta-se amparado em sua dificuldade…
- Tenha paciência. Mesmo que saibamos a importância de escovar os dentes, tem dias em que podemos estar com mais preguiça ou sem tanta disposição para fazer o que precisa ser feito, não é mesmo? Se pra gente que é adulto, funciona assim, imagine todas essas regras na cabecinha de uma criança. Com a diabetes infantil acontece exatamente assim… Apesar de saber a importância do controle alimentar vão haver dias difíceis e que a vontade do seu pequeno será muito grande. Esses dias acontecerão e faz parte do processo, explique isso a ele e disponha-se a ajudá-lo a passar por estes momentos, que surgirão inevitavelmente.
- Em geral as crianças não conseguem mensurar a proporção do que esse diagnóstico significa, mas podem se sentir “diferentes” ou injustiçadas, ajude-a a entender de maneira mais positiva e superar isso.
Orientações aos Pais na Diabetes Infantil
- Explique todas das regras e a importância de segui-las
- Mostre que você também segue regras, mesmo quando não gosta. Seja Exemplo!
- Acolha a dor de seu filho, mas não incentive um padrão de vitimização, a Diabetes é uma doença crônica e ele precisará conviver com ela.
- Incentive o enfrentamento da doença, lidar com limitações não é fácil, mas aborde isso através de uma perspectiva mais otimista e menos derrotista.
- Dê colo durante as eventuais crises. É dolorido ir a uma festa de aniversário e não poder comer livremente como todos os amigos, vão haver dias cansativos e seu filho precisará de seu apoio.
- Ajude – o a não se sentir injustiçado, punido ou diferente das outras crianças.
Psicólogo para Orientação na Diabetes Infantil
Num primeiro momento, cabe aos pais dar este suporte na aceitação do diagnóstico e também no estabelecimento e cumprimento das regras no controle da diabetes infantil.
Se for necessário, procure apoio psicológico especializado. É natural que os pais se sintam um pouco perdidos, sobrecarregados ou sem saber até onde devem ir com tantas regras e restrições, tudo isso pode gerar culpa e até mesmo abrir espaço para algumas compensações que, apesar de aliviarem a culpa momentaneamente, podem ser perigosas para as crianças.
O Psicólogo já tem manejo para lidar com estas situações na Diabetes Infantil e irá te ajudar a encontrar a melhor forma para orientar e conduzir o processo de controle junto ao seu pequeno grande amor.
https://psicologafabiola.com.br/atendimento-psicologo-para-criancas/
Psicóloga Fabíola Luciano
Especialista pela USP.