Avaliação Neuropsicológica: O que é, Quando fazer, Como é feita, Quem deve procurar, Para quê serve e Quanto tempo dura.
O que é Avaliação Neuropsicológica?
A Neuropsicologia é uma área da Psicologia que se une à Neurologia para estudar o cérebro e o comportamento humano. A Avaliação Neuropsicológica é um exame diagnóstico que tem como objetivo avaliar as funções cognitivas gerais do paciente. Ou seja, é um mapeamento de todas as funções mentais da pessoa que além de analisar todas as funções cognitivas também avalia aspectos emocionais e da personalidade.
A partir das informações colhidas, é possível ter um Perfil Neuropsicológico do paciente para que se chegue em um diagnóstico e se estabeleça um plano terapêutico ou tratamento mais assertivo.
A Avaliação Neuropsicológica é feita por um Psicólogo Especialista em Neuropsicologia.
Quando fazer Avaliação Neuropsicológica?
A Avaliação Neuropsicológica em Crianças e Adolescentes deve ser feita quando o seu comportamento natural sofre alguma alteração, por exemplo:
- Fala,
- Modo de andar,
- Cognitiva
- Maneira de lidar com Frustrações,
- Dificuldades de Comunicação,
- Concentração,
- Interação Social,
- Dificuldades na Aprendizagem,
- Hiperatividade,
Os pais devem estar atentos para perceber algum tipo de comportamento que se destaque para buscar um profissional habilitado a realizar uma Avaliação Neuropsicológica Infantil.
[cta id=’4005′]
No caso de Adultos e Idosos, a Avaliação Neuropsicológica é indicada quando se percebe as mesmas questões que podem ser apresentadas pelas crianças e além de:
- Perda de Memória
- Histórico de Infecções
- Traumatismo Craniano
- Acidente Vascular Cerebral com sequelas (AVC)
- Alzheimer
- Problemas Cognitivos que possam ser atribuídos à problemas da saúde mental
- Transtornos Alimentares
- Uso Abusivo de Álcool e Drogas
É importante que seja feita a Avaliação Neuropsicológica quando for solicitado pelos profissionais que acompanham o paciente, ou quando forem identificados os benefícios de um Exame Neuropsicológico.
Como é feita a Avaliação Neuropsicológica?
Com crianças e adolescentes, a Avaliação Neuropsicológica é feita, a princípio, com os pais. São coletados diversos dados sobre o paciente, que vão desde a gestação até os dias atuais da criança. A partir dessas informações, são aplicados diversos instrumentos Neuropsicológicos que servem para medir as funções cognitivas, possibilitando compreender mais sobre a memória, atenção, planejamento de ações, processamento visual e auditivo, entre outros fatores relacionados ao paciente. Se necessário, o Psicólogo também busca informações dos outros profissionais que lidam com a criança, como professores e pediatras e, então, após a análise de toda informação colhida, é feito o fechamento da Avaliação Neuropsicológica. A análise é passada para os pais e esses são orientados sobre quais medidas tomar diante dos problemas apresentados e o resultado do Exame Neuropsicológico.
Nos adultos, o processo é o mesmo, com a diferença de não precisar da conversa com os pais para obter informações. No processo, também é integrada a Análise Cognitiva e a Análise das Emoções, tudo para entender como os sistemas mentais estão constituindo o paciente e interferindo na sua vida.
Quem deve procurar a Avaliação Neuropsicológica?
Qualquer pessoa pode procurar a Avaliação Neuropsicológica. Geralmente ela é procurada por pais que notam um comportamento diferente e alterado na criança ou adolescente, ou ainda por professores ou profissionais que tem contato com o paciente e percebem o benefício de passar por uma Avaliação Neuropsicológica.
No caso de Adultos e Idosos, dependendo do motivo da procura por uma Avaliação Neuropsicológica, o próprio paciente, notando alguns sintomas que afetam o comportamento e as questões cognitivas, pode procurar. Em casos mais extremos, como idosos que podem estar impossibilitados de buscar esse tipo de ajuda sozinhos, é necessário que outra pessoa busque um profissional especializado em exames neuropsicológicos para fazer a análise, como o cônjuge, filhos, cuidadora ou alguém que esteja no dia a dia e perceber a importância.
A Avaliação Neuropsicológica é especialmente destinada à quem possa apresentar:
- Déficit de Atenção, Memória, Concentração;
- Déficit no Desenvolvimento (escolar, comportamental)
- Uso Abusivo de Substâncias (Álcool, Drogas);
- Transtornos Alimentares;
- Transtornos Neuropsiquiátricos (Epilepsia, Demência, Tumores, Autismo, etc);
- Alterações Comportamentais sem explicação (irritabilidade, depressão, apatia, comportamentos inadequados).
Para que serve a Avaliação Neuropsicológica?
A Avaliação Neuropsicológica tem como função auxiliar e melhorar a qualidade de vida das pessoas através de uma análise de Comportamento, Cognitiva e Emocional. Com ela, é possível fazer diagnósticos que ajudam o paciente a entender o motivo dos problemas de desempenho, motores ou emocionais que podem ter sua causa inicial em doenças, acidentes ou quaisquer outros fatores ligados à parte neurológica.
Dado o diagnóstico é possível ter um direcionador sobre qual será a conduta mais assertiva, podendo ser orientado e iniciado o tratamento mais adequado para cada caso.
Quanto tempo dura a Avaliação Neuropsicológica?
Geralmente, quatro ou cinco sessões com uma hora cada são suficientes para que seja feita a Avaliação Neuropsicológica. Se essas sessões forem realizadas semanalmente, a avaliação dura pouco mais de um mês. Porém, a duração varia de paciente para paciente, dependendo das necessidades específicas de cada pessoa.
No consultório possuímos todo o aparato e ferramentas necessárias para que seja realizada a Avaliação Neuropsicológica. Posterior ao diagnóstico revelado pelo procedimento será entregue um laudo contendo os resultados do Exame Neuropsicológico com a sugestão de tratamento que trará melhor resultado àquele caso, além disso, na sessão de fechamento este laudo será discutido com o paciente ou responsáveis, podendo sanar possíveis duvidas e passar maiores orientações.
Conheça a Psicóloga Fabíola Luciano
Psicóloga Fabíola Luciano – CRP 104468
Especialista pela Universidade de São Paulo – USP
Uma resposta
Passei 10 anos com vergonha de sair do quarto, sai aos 36, e agora tenho 42, tenho suspeitas de tdah, e esse tempo preso em minha propria casa, não pude arrumar uma especialidade profissional que me permite custear o exame. Sabe alguma forma gratuita que eu possa fazer esse teste, pois preciso movimentar minha vida financeira, e não consigo, desde ja agradeço, um ótimo final de semana pra voces.