Você quer entender melhor o que é Anorexia? Leia o artigo abaixo e conheça as principais características da doença.
O que é Anorexia?
A Anorexia é um Transtorno Alimentar que tem como principal característica a perda excessiva de peso. Diferente de outros processos de adoecimento que podem levar ao emagrecimento, no caso da Anorexia a perda de peso ocorre por uma recusa alimentar, ou seja, o paciente deliberadamente escolhe não comer ou diminuir drasticamente a quantidade ingerida de alimentos.
Para entender o que é Anorexia é preciso compreender as características dos pacientes, além das características da doença. Em geral são pessoas que tem um medo muito grande de engordar, mesmo quando já estão abaixo do peso considerado saudável. Muitas vezes, além da restrição alimentar é feito uso de laxantes, diuréticos, exercício físico em excesso, tudo como forma de auxiliar no processo obsessivo de emagrecimento.
Subtipos da Anorexia:
- Anorexia Restritiva
- Anorexia Purgativa / Compulsiva
O que é Anorexia Restritiva?
A perda de peso ocorre através de Dietas restritivas, Jejuns e Exercícios Físicos.
O que é Anorexia Purgativa / Compulsiva?
Para caracterização deste tipo de Anorexia é preciso que nos últimos 3 meses o paciente tenha tido episódios de Compulsão, Vômito Auto Induzido, Uso de laxantes e diuréticos, além da restrição alimentar.
Diferenciando o Diagnóstico de Anorexia e Bulimia:
É importante destacar que o diagnóstico de Anorexia pode ser feito de forma imprecisa e errônea como Bulimia. Isso se dá em virtude das compulsões e vômito do Subtipo Purgativa/ Compulsiva, porém nos casos de Anorexia os episódios compulsivos não tem a ver com um desejo incontrolável de comer como na Bulimia. As compulsões ocorrem porque o paciente fica tantas horas ou dias sem comer que quando não aguenta mais ele tem um episódio de compulsão que pode ou não ser seguido de vômito forçado.
A essência dos episódios é diferente e isso precisa ser levado em conta na hora do diagnóstico.
Sintomas de Anorexia.
Os principais sintomas da Anorexia são:
- Medo intenso de engordar
- Restrição Alimentar Significativa
- Perda de peso
- Insatisfação Corporal Elevada
- Distorção na Imagem Corporal
- Recusa em manter peso considerado adequado
- Em alguns casos femininos ausência de menstruação
Alguns Sintomas Comportamentais também podem estar presentes:
- Recusa em comer perto de familiares ou amigos
- Evitar restaurantes ou ambientes que tenha comida
- Usar laxantes, diuréticos ou inibidores de apetite
- Exercícios excessivos
- Padrão Alimentar Restritivo (Comer somente aquilo que julgar menos calórico)
Causas da Anorexia
As causas da Anorexia ainda são desconhecidas, mas acredita-se na combinação de alguns fatores, como: Fatores Genéticos, Psicológicos e Culturais – Ambientais.
Fatores de Risco Anorexia
Fatores de Risco são situações ou condições que podem aumentar a probabilidade de uma pessoa desenvolver Anorexia. O que não quer dizer que apresentar algum dos fatores de risco abaixo por si só possa caracterizar o surgimento do Transtorno.
- Algumas Profissões ( Modelos, Bailarinas, Dançarinos)
- Eventos Negativos na Infância ( Bullying, Apelidos relacionados ao corpo ou peso)
- Personalidade ( Pessoas mais controladoras, rígidas, perfeccionistas)
- Cultura (Estereótipos de Beleza, Mídia, Valorização do Corpo)
- Genéticos (Duplica a possibilidade de desenvolvimento de um Transtorno Alimentar se alguém da família já possuir).
A Anorexia precisa ser tratada o quanto antes, pois as consequências para a vida e saúde do paciente podem ser severas. O Tratamento precisa ser acompanhado por um Psiquiatra e Psicólogo especialista em Transtornos Alimentares, de modo que os sintomas sejam minimizados e possa ser restaurada a qualidade de vida do paciente. Se você passa esta dificuldade ou tem alguém perto de você que precise de ajuda para lidar com a Anorexia, não deixe de entrar em contato e saber mais sobre o Tratamento.
Conheça o Tratamento para Anorexia
Fabíola Luciano – CRP 104468
Psicóloga Especialista pela Universidade de São Paulo – USP
Uma resposta
FILHA DE UMA AMIGA, DE 15 ANOS ESTÁ PASSANDO POR ISSO, MUITO MAGRA, EU CONVERSANDO COM AULA, DISSE QUE NÃO COME P NÃO SE SENTIR CULPADA. MÉDICA ACIONOU ATE O CONSELHO TUTELAR, COMO NEGLIGENCIA DA MAE.