X

Fobia

 

O que são Fobias?

A fobia é caracterizada por um medo excessivo que o paciente vivencia em relação a algum objeto, animal ou situação. Esse medo não necessariamente representa um perigo real, mas o paciente fóbico sente como se fosse e passa a ter sintomas físicos e psicológicos a partir da Ansiedade provocada pelo evento.
O medo nestes casos é diferente do que as pessoas vivenciam habitualmente, pacientes fóbicos experimentam um medo incontrolável desencadeado pela ansiedade, o que dificulta muito o autocontrole para lidar com a situação e gera muitos prejuízos à qualidade de vida.

Tipos de Fobia

Existem centenas de Fobias diferentes, existem pessoas que tem medo de abelhas, de palhaço, de escuro e a maior infinidade de situações.

De acordo com o Manual Diagnóstico e Estatístico de Doenças Mentais elas são divididas em cinco grandes categorias:

  1. Fobia de Animais – Entre elas as mais comuns são as que envolvem fobias de insetos, cobras, ratos e cachorros.
  2. Fobia de ambientes naturais – Medo de altura, de tempestades e água.
  3. Fobias situacionais – Medo de avião, medo de dirigir, medo de lugares fechados, transporte público, túneis, pontes, elevadores, etc.
  4. Fobias de sangue, injeção e ferimentos – Como o próprio nome já diz trata-se do medo de ver sangue ou ferimentos, tomar injeção ou se submeter a algum procedimento médico.
  5. Outros tipos não especificados – Inclui todas as demais fobias que não se classifiquem nas descrições anteriores, mas que tenham nível importante de sofrimento ao paciente. Exemplo: Medo de se asfixiar, medo de ficar doente, entre outras.

Quais são as Consequências?

Quando uma pessoa com fobia se aproxima ou imagina se aproximar da situação temida seu corpo começa a gerar sintomas, como: Ansiedade, medo extremo, vontade de ir ao banheiro, tensão, sudorese, respiração ofegante, dores no peito, formigamento nos membros, sensação de desmaio e até náuseas.
O grande problema é que além dos sintomas físicos e psicológicos o paciente pode começar a evitar situações relacionadas à fobia, fazendo com que a pessoa se sinta limitada, não conseguindo realizar atividades que precisaria ou gostaria para não vivenciar os sintomas.  (Exemplo: Tenho fobia de avião, então apesar de adorar viajar, eu não viajo ou evito o máximo possível)

Sintomas Fobia

  • Medo acentuado e persistente
  • Medo irracional quando se encontra na presença ou na expectativa de estar próximo ao objeto / situação fóbica
  • Ansiedade
  • Evitação de situações para não se expor ao medo
  • Sensação de não conseguir se controlar, mesmo sabendo que aquele medo está acima do normal
  • Incapacidade de participar naturalmente de atividades que envolvam o tema fóbico

Causas Fobia

Ainda não são conhecidas todas as causas que levam ao desenvolvimento das fobias, mas alguns fatores já são sabidamente correlacionados ao seu surgimento:

  • Histórico Familiar – Fatores Genéticos
  • Histórico de vida do paciente – Experiências passadas que possam ter sido traumáticas

Curiosidades sobre Fobia

  • Num estudo feito por 2 anos com 9 mil participantes, 8,7% dos participantes haviam sofrido com alguma fobia nos últimos doze meses.
  • É comum ter mais de uma Fobia.
  • Leva em média 9 anos para que um medo se transforme em uma Fobia.
  • Grande parte das Fobias começa na Infância e na Adolescência.

Diagnóstico

O diagnóstico da Fobia é relativamente simples e está relacionado não somente ao medo em si, mas ao impacto, nível de sofrimento e limitações que este medo traz às atividades de vida diárias do paciente.
Estão habilitados para realizar este diagnóstico: Psiquiatras, Neurologistas, Pediatras e Psicólogos Especializados.

Psicólogo Tratamento Fobia

O tratamento para Fobia mais eficaz  é através da Terapia Cognitiva Comportamental, isso porque se trata de um um tratamento específico e focado no resultado. Desta forma com o acompanhamento psicológico o paciente irá superar a fobia, deixando de conviver com as limitações trazidas por ela.
Dentre as técnicas que utilizamos para o Tratamento estão:

  • Ajudar o paciente a Controlar o Medo
  • Técnicas de Diminuição da Ansiedade
  • Estratégias para aprender a Controlar os Sintomas
  • Técnicas de Enfrentamento da Situação Fóbica
  • Técnicas de Prevenção de Crises e Exposição Gradativa
  • Técnicas de Autocontrole e Domínio de Pensamentos Disfuncionais
  • Mudanças Comportamentais

O acompanhamento comportamental para Fobia alcança um resultado efetivo e relativamente rápido de acordo com o paciente e o nível fóbico.
Conviver com uma Fobia é extremamente doloroso e limitante, especialmente se a pessoa precisa muito ter contato com aquilo que lhe traz medo. Se você vivencia alguma situação que lhe dificulta o dia a dia, entre em contato e vamos começar agora mesmo a mudar este cenário!

Psicóloga Fabíola Luciano – CRP 104468
 Especialista pela Universidade de São Paulo – SP.

Deixe um comentário