Síndrome de Tourette Tratamento

Entenda o que é a Síndrome de Tourette Tratamento, suas Causas, Sintomas e Diagnóstico.

O que é Síndrome de Tourette?

A Síndrome de Tourette é também conhecida como cacoete ou tique nervoso e trata-se de um transtorno neuropsiquiátrico que apresenta “tiques” vocais e motores, involuntários, que podem ocorrer ao mesmo tempo ou não. Esses tiques ou espasmos musculares são contrações repentinas e intermitentes, e os mais frequentes são: caretas, barulhos, piscar, fungar, movimentar bruscamente os ombros e a cabeça. Esses sintomas aparecem na infância, entre os 3 e 9 anos de idade e podem permanecer até a idade adulta, podendo gerar muito constrangimento para o paciente.

Esses tiques acontecem várias vezes ao dia, quase todos os dias ou de forma intermitente, podendo diminuir por um tempo, mas permanecem presentes por período maior do que 01 ano e não tem nenhuma relação com nenhuma outra condição de saúde. Algumas vezes a Síndrome de Tourette pode se apresentar junto do Transtorno Obsessivo- Compulsivo (TOC) e Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade ( TDAH).

As taxas de prevalência são de 1 em cada 1.000 homens e 1 em cada 10.000 mulheres.

Sintomas da Síndrome de Tourette:

Os sintomas são classificados de cinco formas: Coprolalia, Copropraxia, Ecolalia, Ecopraxia e Palilalia.

  1. Coprolalia: É a emissão involuntária de palavras obscenas, “ palavrões”;
  2. Copropraxia: São gestos obscenos, involuntários;
  3. Ecolalia: Repetição da última palavra ou frase ouvida;
  4. Ecopraxia: Repetição de gestos vistos;
  5. Palilalia: Repetição das próprias palavras.

Síndrome de Tourette Tratamento

No início, os sintomas geralmente se apresentam em tiques motores, como:

  • Piscar;
  • Caretas;
  • Contrações ou movimentos bruscos e involuntários, dos ombros e da cabeça.

Os tiques de vocalização, geralmente aparecem por volta dos 11 anos. Nessa fase, os tiques aparecem em forma de:

  • Pigarros;
  • Tosses;
  • Fungadas;
  • Exclamações coloquiais;
  • Palavrões.

Se a criança relatar “ sensações estranhas” como: irritação, coceira, pressão interna e energia excessiva que precisa ser descarregada, é importante ficar atento pois alguns pacientes relatam uma sensação física, que precede o cacoete, de forma a anunciar que ele surgirá. Os tiques aumentam ou se tornam mais intensos com a ansiedade, estresse ou cansaço.

O paciente tende a disfarçar esses tiques quando se torna consciente deles, utilizando movimentos que pareçam comuns e possam neutralizar os tiques, substituindo o tique por outro movimento socialmente aceitável, mas em grande quantidade de repetições, por exemplo: arrumar os óculos, a roupa ou passar as mãos nos cabelos. Esses sintomas devem ser observados com muito cuidado, já que são atitudes corriqueiras, que podem fazer com que os pais não percebam ou podem ainda, retardar a busca por Síndrome de Tourette, no caso de adultos.

Síndrome de Tourette Tratamento cacoete

Causas Síndrome de Tourette:

A causa da Síndrome de Tourette ainda é desconhecida. Porém, estudos indicam relação com alterações no metabolismo e na neurotransmissão da dopamina, que é a responsável por envolver os circuitos neuro frontais- subcorticais. Ou seja, até o momento, as pesquisas indicam que pode se originar por uma causa genética hereditária.

Diagnóstico Síndrome de Tourette:

O diagnóstico da Síndrome de Tourette é clínico, feito cuidadosamente, já que não é anormal uma criança apresentar algum tipo de “tique”, em alguma fase. Por isso a junção de fatores como sintomas e, tempo de duração dos mesmos, devem ser cautelosamente analisados por um especialista, com a ajuda também de exames complementares capazes de excluir a possibilidade de outros distúrbios (hemogramas, EEG e tomografia).
Para o diagnóstico ser fechado, são observadas a existência de:

  1. Múltiplos tiques vocais e/ou motores, que ocorrem ao mesmo tempo, ou não;
  2. Por quanto tempo esses tiques ocorrem;
  3. Se iniciou na infância, antes dos 18 anos;

Para definir o diagnóstico, o paciente será avaliado de forma periódica até que todos os outros distúrbios sejam descartados como possibilidades. Quanto mais cedo o diagnóstico, melhor, pois isso auxilia na compreensão do problema.

cacoete

Conheça os tipos de Tiques

  1. Tique provisório: Tiques motores e/ou vocais, apresentados por menos de um ano, em crianças;
  2. Tique persistente: Tiques motores e/ou vocais, apresentados por mais de um ano, em crianças;
  3. Síndrome de Tourette: Tiques tanto vocais, quanto motores, com mais de um ano de duração, também em crianças.

Vale lembrar que os cacoetes ou tiques podem ser mais observados na infância, contudo, existem muitos pacientes adultos que sofrem com o problema, evidenciando que este não é um diagnóstico exclusivamente infantil.

Síndrome de Tourette Tratamento

A Síndrome de Tourette não tem cura, mas pode ser controlada e o paciente pode levar uma vida normal e conviver bem diminuindo os tiques a níveis quase imperceptíveis ao realizar Síndrome de Tourette Tratamento.

Existem duas intervenções possíveis e necessárias para a Síndrome de Tourette Tratamento: A medicação e a Terapia Cognitiva Comportamental. O uso de medicamentos antipsicóticos pode ser indicado para reduzir a ansiedade e, assim, a intensidade dos tiques.

Síndrome de Tourette tratamento

As pesquisas demonstram resultados promissores na aplicação da Terapia Comportamental Cognitiva, uma vez que sabemos que fatores comportamentais e emocionais (Como Ansiedade e Estresse) podem interferir e aumentar muito o problema.

A Síndrome de Tourette Tratamento ajudará o paciente a:

  1. Compreender a questão e lidar com ela de maneira mais funcional;
  2. Diminuir a ansiedade e estresse;
  3. Aprender a lidar com suas emoções;
  4. Treinamento de Assertividade;
  5. Desenvolvimento de Habilidades para gerenciamento da Ansiedade.

Em alguns casos são feitas aplicações locais de toxina butolínica ( botox), pois ela “ congela” aquele músculo por um tempo, evitando assim, as contrações musculares. A intenção, neste caso, é de diminuir a intensidade dos tiques.

De acordo com o caso, é utilizada uma técnica da Terapia Comportamental: Reversão de Hábito, de forma a diminuir tiques vexatórios e tornar o convívio social menos ansiogênico.  A Terapia é parte fundamental no processo de Síndrome de Tourette Tratamento, então se você ou alguém muito importante atravessa este momento, não deixe de entrar em contato.

Conheça a Psicóloga Fabíola Luciano

Psicóloga Fabíola Luciano – CRP 104468

Especialista pela Universidade de São Paulo – USP

2 Respostas para Síndrome de Tourette Tratamento
  1. Fa, parabéns pelos seus conteúdos!


[top]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *