• tratar procrastinação psicologia

Você já ouviu falar sobre Procrastinação? Muitas pessoas sofrem com isso sem saber do que se trata. No artigo você vai poder reconhecer o que é Procrastinar e quais suas consequências.

O que é Procrastinação?

A Procrastinação ou o ato de procrastinar é caracterizado por evitar fazer coisas que precisam ser feitas. Sabe aquele famoso deixar para depois? Quando a pessoa age desta forma diante de suas obrigações, então estamos diante da Procrastinação.

A Procrastinação acaba se tornando um hábito, fazendo com que o “procrastinador” deixe tudo para ser resolvido posteriormente e como ele age assim com muitas coisas ao mesmo tempo, acaba se vendo em uma bola de neve, cheio de tarefas atrasadas e tentando postergar o máximo possível.

Sintomas de Procrastinação:

  • Não fazer as tarefas que precisam ser feitas
  • Deixar sempre para fazer depois
  • Sensação de que tem muitas coisas para fazer, mas não consegue concluir nada
  • Sentimento de culpa por não fazer
  • Sensação de alívio ao deixar para depois uma tarefa que deve ser feita agora.

procrastinacao o que e

Qual é o Perfil do Procrastinador?

A pessoa que sofre com a procrastinação tende a ser mais desorganizada, na sua cabeça ela sente que a situação está sob controle e que vai deixar aquela pendência para depois, porque vai conseguir dar conta do recado, o que não acontece na maioria das vezes.

Existe uma tendência a deixar tudo para a última hora ou último dia e só quando não dá mais para evitar é que a tarefa será realizada. O procrastinador se sente sempre atrasado, sempre sobrecarregado e isso se deve muito ao acúmulo de atividades; ele vivencia sentimentos opostos em que: hora acredita que tudo vai dar certo, hora acredita que tudo vai dar errado pelo que deixou de fazer

Apesar de não ter a disciplina para fazer o que precisa ser feito a pessoa não se sente feliz, ao contrário, a procrastinação pode levar a sentimentos de culpa e baixa estima. A pessoa se culpa por não ter sido forte o suficiente para realizar o que deveria e se sente sempre devendo por aquilo que não fez.

 

Quando a Procrastinação pode atrapalhar?

Em algum nível todos nós deixamos alguma coisa para ser resolvida em outro momento e sendo de forma eventual, esse comportamento é tolerado e não traz prejuízos maiores. O grande problema ocorre quando a pessoa passa a se comportar desta forma constantemente e em aspectos diferentes da vida.

Neste caso a Procrastinação começa a trazer muitos desconfortos, isso porque as novas tarefas vão se somando às antigas que não foram concretizadas e com novas demandas vai ficando cada vez mais difícil terminar tudo. Ao ver a vida ficando enrolada, a pessoa tem a tendência a querer evitar ainda mais a execução das tarefas pela dedicação que isso exige.

 

procrastinacao-psicologa

A Procrastinação afeta a vida pessoal, o trabalho, os relacionamentos e a autoestima do paciente e por isso é importante que haja uma mudança deste padrão de comportamento. O acompanhamento através da Terapia Cognitiva Comportamental dispõe de técnicas e estratégias para te ajudar a vencer a Procrastinação. Se você tem tido consequências com a Procrastinação entre em contato agora mesmo e vamos começar a resolver isso!

 

Psicóloga Fabíola Luciano – CRP 104468

Especialista pela Universidade de São Paulo – USP

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *