O que é Ansiedade

O que é Ansiedade – Psicóloga Fabíola Luciano

O que é Ansiedade?

Por definição a ansiedade é um estado de Agitação, Alerta ou Preocupação, que até certo ponto é considerada saudável, pois contribui para que a pessoa entre em ação diante de uma situação importante.

Quando a Ansiedade ultrapassa esse limite saudável e passa a ser exagerada ela pode ser experimentada como uma das emoções mais perturbadoras que as pessoas podem sentir. Alguns a experimentam como um forte medo, ou nervosismo que pode estar relacionado a algum evento específico ou uma situação difícil, contudo as pessoas mais ansiosas apresentam sintomas de ansiedade elevada mesmo que não tenha nenhum acontecimento próximo que justifique o estado de Ansiedade.

Além das definições conceituais, para compreender o que é Ansiedade devemos levar em consideração que ainda que não queira a pessoa ansiosa assume a ansiedade quase como um “estilo de vida”, uma forma de interpretar e responder às situações do cotidiano, sejam elas de alta ou baixa complexidade e isso é que gera um enorme sofrimento.

 

O que é Ansiedade

Ansiedade Tratamento

As formas de tratamento para ansiedade são:

1 – Farmacológico.
Existem medicamentos específicos para o tratamento de ansiedade, porém não é todo paciente ansioso que precisa fazer uso de medicação.
Estes medicamentos são de uso controlado e, havendo necessidade, devem ser utilizados de acordo com a prescrição médica. O profissional mais indicado para acompanhá-lo é o Psiquiatra, que o ajudará a encontrar a medicação ideal para o seu caso.

2 – Psicoterapia.

A Psicoterapia é o acompanhamento feito com o Psicólogo para o tratamento da ansiedade. Este tratamento o ajudará a entender o problema e o terapeuta o ajudará com técnicas para resolvê-lo e diminuir os sintomas.

3 – Farmacológico + Psicoterapia.

Não é todo paciente que precisa de medicação, mas todo aquele que faz uso de medicação precisa passar pela terapia. Isso porque a medicação irá diminuir os sintomas, porém ao suspender o uso do medicamento os sintomas voltarão se a causa do problema não for tratada, e a Psicoterapia é o meio usado para tratar as causas da ansiedade.

Conheça a Psicóloga Fabíola Luciano

Psicóloga Fabíola Luciano – CRP 104468
Especialista pela Universidade de São Paulo – USP

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *