O que é o Jogo da Baleia Azul?

O jogo da Baleia Azul é um fenômeno recente, que surgiu na Rússia no ano de 2015, se trata de um “jogo” que é basicamente composto de jovens que se comunicam através das redes sociais e aplicativos de comunicação como o WhatsApp. Uma pessoa denominada curador passa algumas instruções para o jogador ser aceito e a partir disso, a pessoa que entrou no jogo deve cumprir diariamente tarefas designadas pelo curador. As tarefas são enumeradas de 1 a 50, e o perigo é que essas ações são sempre de caráter violento ou auto depreciativo, sendo o suicídio a última etapa do jogo da Baleia Azul. No Brasil alguns casos de suicídio já foram registrados em adolescentes.

Porque os jovens entram no jogo?

Em geral os usuários do Jogo da Baleia Azul são adolescentes. E fica a pergunta, porque um jovem que sabe o que significa a Baleia Azul decide entrar?

A Adolescência é uma fase complexa, repleta de mudanças físicas, hormonais e sociais. É natural que os jovens nesta fase tenham muitas inseguranças, problemas de autoestima e até episódios depressivos. É difícil falar genericamente sobre a motivação de cada um, contudo, podemos admitir que a decisão de fazer parte de um jogo como este seja um sinal de que as coisas já não iam bem com aquele adolescente; por se tratar de uma prática que sabidamente induz ao suicídio é muito provável  que a pessoa já estivesse passando por algum transtorno emocional e que este tenha sido o gatilho para aderir ao jogo.

jogo da baleia azul - Tratamento

Suicídio em Adolescentes

Estudos recentes apontaram que o suicídio entre jovens de 15 a 29 anos cresceu drasticamente nos últimos anos e consideramos este um sinal de alerta. Outro dado que preocupa é que a Depressão e os Transtornos de Ansiedade apresentam um aumento considerável na população, incluindo crianças e adolescentes.

A juventude surge cheia de descobertas e os sentimentos são experienciados de forma muito intensa (Tanto os bons quanto os ruins e aqui passamos a ter um problema). A adolescência é uma transição entre a infância e a fase adulta, em que ainda não se estabeleceu um amadurecimento para lidar com as adversidades da vida e nem mesmo com as próprias emoções, portanto sentimentos ruins podem ser suficientes para fazê-los sucumbir, dependendo de sua estrutura emocional, histórico de vida e rede de apoio. Diante da dificuldade de organizar o caos interno que vivenciam, muitos jovens começam a contemplar a ideia do suicídio e alguns investem em tentativas reais.

 

O perigo do Jogo da Baleia Azul X Jovens com Transtornos Psicológicos

Conforme mencionado, os transtornos psicológicos em jovens tem aumentado drasticamente e isso os coloca em situação vulnerável para o suicídio. Muitos convivem com seus problemas emocionais de forma silenciosa tanto pela opção de não se expor, quanto pela própria dificuldade de identificar que tem algo de errado consigo; nestes casos fica o apelo aos pais que assumem o papel de orientadores e devem estar atentos a mudanças de comportamento em seus filhos.

Reconhecer jogo da baleia azul em adolescentes

Comportamentos Suspeitos para o Jogo da Baleia Azul

É sempre dolorido perceber que alguém que amamos muito está com sua saúde fragilizada, para alguns pais este processo pode ser tão doloroso que é difícil até de enxergar e aceitar. Abaixo seguem alguns comportamentos que se não forem habituais devem ser investigados e conversados:

  • Comportamentos Suspeitos para o Jogo da Baleia Azul:
  • Usar roupas de mangas cumpridas mesmo no calor (Automutilação)
  • Sair de Casa de madrugada ( quando antes não fazia)
  • Isolamento (Dos pais, amigos)
  • Postagem em redes sociais
  • Assistir filmes de terror com frequência e em horários específicos
  • Falar sobre morte e suicídio de forma mais frequente, ainda que indiretamente
  • Alterações no hábito do sono
  • Apatia para atividades que antes gostava de fazer
  • Irritabilidade, crises de raiva
  • Queda no desempenho escolar ou recusa para comparecer às aulas

Além de estarem atentos aos sinais para agir, caso percebam algo anormal, os pais devem buscar construir uma relação de confiança até porque esta relação bem estabelecida pode ser uma das principais ações preventivas na luta contra o Jogo da Baleia Azul. Preste atenção ao comportamento de seu filho, note possíveis mudanças, perceba aquilo que ele vem dizendo, mas perceba também aquilo que ele não diz, pois muitos jovens tem dificuldade de comunicar problemas, mesmo quando os esteja vivenciando. Se encontrar dificuldades neste caminho, não deixe de buscar ajuda profissional, o acompanhamento psicológico para adolescentes traz resultados poderosos para a melhora da autoestima, confiança e para ajudá-los a enfrentar essa fase tão cheia de particularidades.

Leia mais sobre a importância da Terapia para Adolescentes

Fabíola Luciano – CRP 104468

Psicóloga especialista pela Universidade de São Paulo – USP

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *