• forma-de-amar-psicologa-fabiola

Antes de falar sobre essa diferença, vamos definir o que significa Amor e o que significa Forma de Amar.

O que é Amor?

Amor é um conceito muito amplo e pode ser diferente para diferentes pessoas, mas de forma geral o amor é entendido como um sentimento que faz com que tenhamos cuidado e carinho com a outra pessoa. Vivenciar o Amor faz com que a gente se sinta preenchido e feliz e essa sensação pode ser experienciada a partir do Amor para um filho, amor entre marido e esposa, amor entre namorados, amigos, irmãos e todas as demais relações que despertem em nosso coração o calorzinho de amar alguém.

 

A Importância do Amor

Atualmente, muitas pessoas morrem em vida por falta de amor.

Nós desejamos receber amor, temos necessidade de viver relações de afeto e através delas nos sentimos especiais, amados e encontramos mais sentido na vida; porém apesar do amor ser tão importante e desejado, muitas pessoas não conseguem reconhecê-lo. Isso acontece porque temos a tendência a reconhecer o afeto das pessoas a partir da maneira como nós expressamos nosso afeto e qualquer demonstração diferente disso acaba sendo menosprezada ou até ignorada.forma-de-amar

Talvez você faça isso e nem perceba, mas neste artigo vou ensinar a reconhecer o amor nas suas relações.

A grande dica é: Não confunda Amor com Forma de Amar!

Qual a diferença entre Amor e Forma de Amar?

Já falamos um pouquinho do que pode ser o amor, mas o que é a forma de Amar? Forma de Amar é toda e qualquer ação ou verbalização que seja adotada por uma pessoa com o intuito de sinalizar o quanto ela gosta de outra pessoa.  O amor é o sentimento e a forma de amar é a maneira de demonstrar esse sentimento.

A forma como cada um expressa seu sentimento de amor é única, e o nosso maior erro é esperar que o outro nos sinalize seu amor da maneira como nós queremos receber e não da maneira como ele sabe e quer sinalizar. Complicou? Vamos lá.


forma-de-amar-psicologa-fabiola 

Reconhecendo as Formas de Amar

Existem diversas formas de demonstrar amor, mas vamos buscar classificar 5 grandes categorias já descritas por alguns autores para exemplificar :

  1. Palavra de Afirmação – Elogios verbais e palavras de incentivo e apreciação pelo outro. Exemplo: Falar para a esposa que está bonita, Falar para o filho que ele é capaz.
  2. Toque Físico – Contato físico: Carinho, beijos, abraços, sexo.
  3. Tempo de Qualidade – Estar presente com o outro em um momento em que sua atenção está integralmente dedicado ao outro. Exemplo: Estar com seu companheiro ou seu filho conversando sem interrupções, televisão ou celular desviando o foco.
  4. Prestação de Serviço – Fazer coisas que são importante para agradar ou ajudar o outro. Exemplo: Lavar a louça para a esposa, Fazer o jantar para o esposo.
  5. Presente – Trata – se de presentes materiais, independente do valor atribuído a eles. Exemplo: Chegar em casa com um mimo para seu companheiro.

 

Como entender essas diferenças pode melhorar o relacionamento?

Já sabemos que todos desejam se sentir amados e agora sabemos também que existem formas diferentes de expressar o amor. No dia a dia acabamos muitas vezes cobrando e nos magoando com pessoas que são importantes para nós justamente por não compreender a forma como ela se expressa e achamos que o que ela nos dá é pouco.

Se você sente isso em uma relação é importante conversar com a outra parte explicando como se sente, mas além disso, vale a pena analisar o quanto você está conseguindo compreender a respeito do que essa pessoa pode lhe oferecer. O fato dela não te dar o que você espera não significa necessariamente que ela não o(a) ame, é possível que ela somente tenha uma forma de amar diferente da sua forma de sentir amor e entender essas diferenças pode melhorar e até salvar relacionamentos.

psicologa-fabiola-forma-de-amar

Dicas da Psicóloga Fabíola

  1. Descubra qual e a sua forma de amar e de se sentir amado. Desta forma você pode sinalizar suas necessidades para o outro e ajuda-lo a preencher seu coração de amor!
  2. Descubra qual é a forma de amar e de receber amor das pessoas importantes para você. Seja seu namorado, esposo, filho, pai, mãe, enfim… Converse com ele (a) ou passe a observar aquilo que mais o faz feliz, em relações saudáveis quando nos sentimos amados tendemos a retribuir com muitos gestos de amor!
  3. Apesar de cada um ter uma forma diferente de amar e se sentir amado, isso não impede que você negocie com o outro. Se ele sabe sinalizar amor através de Presentes e para você o mais importante é o Toque Físico é imprescindível que ele saiba disso e compreenda a importância que o toque tem para você! A intenção não é mudar ninguém forçadamente, mas sim, atentar às necessidades do outro e cuidar do bem da relação. Ele não precisa deixar de te dar os presentes, mas pode balancear isso investindo mais em contato físico, assim todo mundo fica mais feliz!
  4. Acredite que vale a pena! Às vezes as relações estão desgastadas e você sabe que já fez muito e mesmo assim não teve tudo que esperava, se magoou e até se cansou… Mas lembre-se, a gente só se chateia com aquilo que é importante pra gente. Se você realmente não ligasse, não ficaria chateada, ficaria indiferente. Invista naquilo que é importante pra você, mesmo que eventualmente o cansaço bata à porta.

 

Não há nada mais gostoso do que amar e se sentir amado, cuide com carinho das suas relações!

 

Fabíola Luciano

Psicóloga Especialista pela USP.

Uma resposta para Diferença Entre Amor e Forma de Amar
  1. Excelente artigo! Muito bem escrito.


[top]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *