Depressão Tratamento Psicólogo Especialista

Depressão Tratamento: O que é Depressão, Diferença entre Depressão e Tristeza, Sintomas e Diagnóstico. 

A Importância da Família no Tratamento, O que fazer quando alguém que conheço não quer buscar ajuda.

Tratamento  Medicamentoso, Tratamentos Alternativos e Tratamento Psicológico.

O que é Depressão

A depressão é uma doença que é caracterizada pelo sentimento de tristeza constante, falta de vitalidade e perda de prazer pelas coisas da vida. Ela pode afetar diretamente a rotina das pessoas, diminuindo a qualidade de vida e, muitas vezes, tornado o portador da doença incapaz de trabalhar ou de realizar tarefas simples, como ir ao mercado ou até mesmo tomar banho.

De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), a depressão afeta 322 milhões de pessoas no mundo. Só no Brasil, 11,5 milhões de pessoas sofrem com o transtorno, o maior número da América Latina. A doença tem um índice maior em grandes centros urbanos, devido principalmente à rotina estressante e a falta de tempo para descanso e lazer. Ela também pode ser causada por fatores genéticos, situações traumáticas, problemas hormonais ou nutricionais, uso de substâncias químicas, lesões cerebrais, entre outras questões. 

Leia mais Sobre Depressão

Depressão Tratamento Psicológico

Diferença entre Depressão e Tristeza

É muito comum o sentimento de tristeza ser confundido com depressão. É preciso entender a diferença entre elas para chegar a uma conclusão e pensar em estratégias eficazes para mudar o caso, procurando inclusive Depressão Tratamento, quando for o caso.

A tristeza é um sentimento natural do ser humano e é momentânea, de curta duração, normalmente estando ligada a algum evento desagradável ou não planejado que aconteceu. É normal alguém se sentir triste quando perde o emprego, termina um relacionamento ou com a morte de alguém próximo, por exemplo. Essa reação que leva à tristeza pode acontecer por um período de 6 a 8 semanas e não precisa necessariamente de um tratamento para ir embora.

Já a depressão é uma doença e precisa ser analisada e tratada com mais cautela. Apesar de a principal característica da depressão ser a tristeza e falta de vitalidade, ela geralmente vem acompanhada de outros sintomas como a anedonia (perda da capacidade de sentir prazer), o aumento ou perda de peso e apetite, distúrbios do sono, isolamento, sentimento de angústia, irritabilidade entre outros. Uma pessoa que está triste tem consciência do porquê se sente assim, já uma pessoa com depressão perde a noção das motivações que estão causando o problema e não consegue sair sozinha deste estado.

Sintomas Depressão

Os sintomas da depressão podem ser tanto físicos quanto psicológicos e geralmente, a princípio, são silenciosos, podendo se agravar com o passar do tempo. Eles podem ser cognitivos, relacionados ao humor, somáticos, relacionados à expressão corporal e também à vida social. Os principais sintomas são:

  • Angústia
  • Ansiedade
  • Irritabilidade
  • Tristeza
  • Falta de motivação
  • Fadiga
  • Insônia ou excesso de sono
  • Alterações no peso e no apetite
  • Dores sem nenhuma causa física específica
  • Dificuldades de concentração
  • Pensamentos suicidas
  • Baixa autoestima
  • Sentimento de inferioridade ou inutilidade
  • Sentimento de abandono
  • Sentimento de culpa
  • Pessimismo
  • Falta de fé em tudo
  • Rendimento intelectual prejudicado
  • Isolamento
  • Desinteresse por estudos ou trabalhos
  • Desinteresse por festas e reuniões

 Depressão Tratamento

Diagnóstico Depressão

O diagnóstico da Depressão é totalmente clínico, geralmente feito por um psicólogo ou psiquiatra, já que não existe nenhum exame que possa indicar com precisão o problema. Normalmente, o profissional consegue diagnosticar a depressão a partir dos sintomas do paciente, também são utilizados questionários e escalas para avaliar a Depressão, porém, somente esse método não é o suficiente para chegar a um diagnóstico preciso.

É necessário, através de conversas com o paciente, saber se os episódios que podem ser classificados como um quadro de depressão têm acontecido de forma recorrente e se os sintomas são leves, moderados ou graves. Além disso é importante saber se existe algum fator agravante, como algum trauma ou casos de depressão no histórico familiar, a partir de então será pensada qual a melhor conduta para iniciar o Depressão Tratamento.

 Depressão Tratamento Especializado Psicóloga Fabiola

A importância da Família no Depressão Tratamento

A rede de apoio é extremamente importante para amparar a pessoa que esteja passando pela Depressão, geralmente trata-se de um momento em que ela estará fragilizada e sem muita energia para reagir e buscar soluções ( Ainda que habitualmente esta seja sua característica).

Contar com o carinho, amor e apoio dos familiares e amigos pode ser decisivo neste período doloroso. É válido lembrar que não adianta esperar da pessoa os mesmos comportamentos e atitudes que ela teria antes de estar deprimida, a Depressão é uma doença e altera completamente o repertório comportamental do paciente; por isso julgamentos e cobranças não irão ajudar.

Depressão Tratamento com Psicólogo

O que fazer quando o paciente não quer fazer tratamento.

São recorrentes os casos de pacientes que recusam quaisquer tipos de ajuda, seja familiar ou profissional, por não acreditarem que estão doentes de fato, por medo de que sejam vistos como pessoas fracas ou vulneráveis, por falta de informações sobre a doença e por outros motivos semelhantes. Outro fator bastante comum é o isolamento e silêncio do paciente, o que torna a luta contra a depressão ainda mais difícil, já que, diante de tal resistência existem barreiras para conversar sobre o problema.

Apesar de ser uma situação angustiante para pessoas próximas que querem ajudar, é preciso encontrar a melhor forma de agir para que a situação da pessoa deprimida não se agrave. Uma boa maneira de se aproximar e fazer com que a pessoa se abra é conquistando sua confiança. Para isso, é preciso fazer com que ela se sinta acolhida e segura para expor o que está sentindo sem que esses sentimentos sejam invalidados ou julgados.

No caso de um familiar, amigo ou cônjuge que não sabe como ajudar a pessoa com Depressão, o ideal é que se busque orientação de um profissional para tomar conhecimento dos cuidados precisos e as atitudes que podem ser tomadas.

Se fazer presente, sempre respeitando o espaço e privacidade, também é importante no momento de conquistar a confiança da pessoa com depressão. Caso ela se mostre insegura para ir em uma consulta, oferecer companhia pode encorajá-la a ir e iniciar o Depressão Tratamento.

Depressão Tratamento

O tipo de Depressão Tratamento vai depender da intensidade  dos sintomas e limitações causadas pela doença. O Tratamento Depressão pode ser feito com através da Psicoterapia com um Psicólogo Especializado, e se necessário será indicado também tratamento com medicamentos, sempre com o acompanhamento de um Psiquiatra.

Depressão Tratamento Medicamentoso

Depressão Tratamento medicamentoso é prescrito por um Psiquiatra e indicado em associação com o Tratamento Psicológico, quando for necessário. O auxílio de medicamentos e antidepressivos é indispensável principalmente para os casos mais graves de depressão, mas a medicação pode e deve ser utilizada em casos de menor gravidade, desde que o benefício trazido pela medicação seja válido.

Medicamentos antidepressivos inibidores seletivos da recaptação da serotonina costumam ser os mais indicados, por serem estabilizadores de humor. Também podem ser prescritos antidepressivos tricíclicos e inibidores da monoaminoxidase. Porém, cada caso precisa ser analisado com cautela pelo Psiquiatra, que vai orientar sobre o melhor medicamento para iniciar um tratamento se baseando no histórico do paciente, sintomas, idade e em outros fatores.

Depressão Tratamento Alternativo 

Tratamentos alternativos são métodos que podem auxiliar, mas não fazem parte da medicina convencional, que é baseada em evidências. Ou seja, os resultados podem variar de uma pessoa para a outra, não havendo comprovação científica da melhora do paciente após a utilização destas técnicas para Depressão Tratamento.

  1. Acupuntura
  2. Yoga
  3. Alimentação
  4. Meditação

Tratamento para Depressão

Depressão Tratamento Psicológico

A Psicoterapia se mostra muito eficaz para pacientes em Depressão Tratamento. Existem diversas formas diferentes de tratamento psicológico para Depressão, e cada paciente deve primeiramente entender a proposta da terapia, e avaliar se o formato proposto atende à sua expectativa de tratamento. Apesar de haverem métodos diferentes, a Terapia Cognitiva Comportamental tem se mostrado extremamente eficaz nos casos de Depressão Tratamento e tem sido amplamente indicada pelos médicos e especialistas, tendo em vista que devido à prática baseada em evidências os resultados são mais visíveis, apresentando melhora no quadro de depressão.

O tratamento psicológico é imprescindível, pois ajudará o paciente:

  1. Compreender melhor seus Pensamentos
  2. Compreender melhor seus Sentimentos
  3. Melhorar sua Auto estima
  4. Desenvolver novo Repertório Comportamental
  5. Compreender Ciclos Disfuncionais
  6. Estabelecer nova relação consigo
  7. Promover relações mais Funcionais
  8. Técnicas de Controle de Pensamentos Negativos
  9. Técnicas de Redirecionamento de Pensamentos
  10. Desfazer Crenças Limitantes e enraizadas
  11. Construir Novos Significados

 

Conheça a Psicóloga Fabíola Luciano

 

Psicóloga Fabíola Luciano – CRP 104468
Especialista pela Universidade de São Paulo – USP

Psicóloga colaboradora do IPQ – Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da FMUSP

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *