Cirurgia Bariátrica

bariatrica tratamento psicológico

Avaliação Psicológica para Cirurgia Bariátrica

Sabemos o quanto e difícil tomar a decisão de fazer a cirurgia bariátrica, envolve muitas mudanças, além de ser um processo longo. E para completar a dificuldade não acaba junto com o efeito da anestesia, a partir daí surgem outras dificuldades nem sempre calculadas.

Você já ouviu falar de alguém que fez a cirurgia e não perdeu peso ou voltou a engordar?

Pois é. Isso acontece porque o paciente não estava preparado psicologicamente para passar pelo processo.

Apesar de ter riscos como qualquer cirurgia, em geral o nível de sucesso das bariátricas é bastante satisfatório, as maiores complicações vêm mesmo da nossa cabeça, que se não estiver pronta para receber as mudanças necessárias acaba agindo contra você.

Cirurgia Bariátrica

O que é a avaliação psicológica?

A avaliação psicológica é uma análise, feita por um profissional especialista em obesidade, a fim de compreender quanto o paciente está preparado psicologicamente para realizar a cirurgia e enfrentar todas as mudanças que virão a partir dela no período pós-operatório, além de ajudá – lo a entender todo o processo.

Porque fazer avaliação psicológica?

Já pensou passar por todo o processo da cirurgia e depois perceber que não foi uma boa escolha, que imaginava que seria diferente, ou que não estava preparado para lidar com as consequências dela.

A Avaliação Psicológica vai ajudar o paciente a pensar sobre aspectos importantes acerca da cirurgia, entender quais são os benefícios e as limitações dela, pesar ganhos e perdas e avaliar o quanto o paciente está preparado para o procedimento.

Isso não quer dizer que você deva ter medo de fazer a avaliação psicológica por receio de ser “reprovado”, a intenção não é essa, e sim contribuir para minimizar

possíveis dificuldades futuras do processo e identificar se o paciente está realmente ciente e preparado para uma cirurgia desta gravidade.

Laudo Psicológico para Bariátrica

O laudo psicológico para bariátrica é um documento que o psicólogo irá emitir após algumas sessões (isso varia de acordo com o profissional), atestando sua condição, sob ponto de vista psicológico, para realização da cirurgia.

É um documento exigido como pré-requisito para a realização da bariátrica tanto para cirurgias de feitas de forma particular quanto custeadas pelos convênios.

Psicólogo para Cirurgia Bariátrica.

Porquê continuar o acompanhamento depois da cirurgia bariátrica?

Treino é treino. Jogo é jogo!

Por mais que saibamos o que deve ser feito é difícil manter a linha e encarar tudo que precisa ser diferente depois da cirurgia. O acompanhamento psicológico é importante para auxiliar no processo de emagrecimento, a lidar com a autoimagem que muda muito, com a impossibilidade de comer (as vezes a cabeça quer que você continue comendo, mesmo quando o corpo já não pode mais), mudanças de humor e possíveis outras compensações que possamos vir a fazer depois da cirurgia (Por exemplo, existe uma incidência alta de alcoolismo pós bariátrica, especialmente em mulheres).

Cuidar do equilíbrio emocional e psicológico é a chave do sucesso da cirurgia bariátrica!

Psicóloga  Fabíola Luciano – CRP 104468
Especialista Emagrecimento pela USP.