Avaliação Neuropsicológica Especialista

Avaliação Neuropsicológica: O que é, Quando fazer, Como é feita, Quem deve procurar, Para quê serve e Quanto tempo dura.

O que é Avaliação Neuropsicológica?

A Neuropsicologia é uma área da Psicologia que se une à Neurologia para estudar o cérebro e o comportamento humano. A Avaliação Neuropsicológica é um exame diagnóstico que tem como objetivo avaliar as funções cognitivas gerais do paciente. Ou seja, é um mapeamento de todas as funções mentais da pessoa que além de analisar todas as funções cognitivas também avalia aspectos emocionais e da personalidade.

A partir das informações colhidas, é possível ter um Perfil Neuropsicológico do paciente para que se chegue em um diagnóstico e se estabeleça um plano terapêutico ou tratamento mais assertivo.

A Avaliação Neuropsicológica é feita por um Psicólogo Especialista em Neuropsicologia.

Avaliação Neuropsicológica Especialista

Quando fazer Avaliação Neuropsicológica?

A Avaliação Neuropsicológica em Crianças e Adolescentes deve ser feita quando o seu comportamento natural sofre alguma alteração, por exemplo:

  • Fala,
  • Modo de andar,
  • Cognitiva
  • Maneira de lidar com Frustrações,
  • Dificuldades de Comunicação,
  • Concentração,
  • Interação Social,
  • Dificuldades na Aprendizagem,
  • Hiperatividade,

Os pais devem estar atentos para perceber algum tipo de comportamento que se destaque para buscar um profissional habilitado a realizar uma  Avaliação Neuropsicológica Infantil.

Avaliação Neuropsicológica Psicóloga Especialista

No caso de Adultos e Idosos, a Avaliação Neuropsicológica é indicada quando se percebe as mesmas questões que podem ser apresentadas pelas crianças e além de:

  • Perda de Memória
  • Histórico de Infecções
  • Traumatismo Craniano
  • Acidente Vascular Cerebral com sequelas (AVC)
  • Alzheimer
  • Problemas Cognitivos que possam ser atribuídos à problemas da saúde mental
  • Transtornos Alimentares
  • Uso Abusivo de Álcool e Drogas

É importante que seja feita a Avaliação Neuropsicológica quando for solicitado pelos profissionais que acompanham o paciente, ou quando forem identificados os benefícios de um Exame Neuropsicológico.

Como é feita a Avaliação Neuropsicológica?

Com crianças e adolescentes, a Avaliação Neuropsicológica é feita, a princípio, com os pais. São coletados diversos dados sobre o paciente, que vão desde a gestação até os dias atuais da criança. A partir dessas informações, são aplicados diversos instrumentos Neuropsicológicos que servem para medir as funções cognitivas, possibilitando compreender mais sobre a memória, atenção, planejamento de ações, processamento visual e auditivo, entre outros fatores relacionados ao paciente. Se necessário, o Psicólogo também busca informações dos outros profissionais que lidam com a criança, como professores e pediatras e, então, após a análise de toda informação colhida, é feito o fechamento da Avaliação Neuropsicológica. A análise é passada para os pais e esses são orientados sobre quais medidas tomar diante dos problemas apresentados e o resultado do Exame Neuropsicológico.

Nos adultos, o processo é o mesmo, com a diferença de não precisar da conversa com os pais para obter informações. No processo, também é integrada a Análise Cognitiva e a Análise das Emoções, tudo para entender como os sistemas mentais estão constituindo o paciente e interferindo na sua vida.

Avaliação Neuropsicológica Psicóloga Fabíola Luciano

 

Quem deve procurar a Avaliação Neuropsicológica?

Qualquer pessoa pode procurar a Avaliação Neuropsicológica. Geralmente ela é procurada por pais que notam um comportamento diferente e alterado na criança ou adolescente, ou ainda por professores ou profissionais que tem contato com o paciente e percebem o benefício de passar por uma Avaliação Neuropsicológica. 

No caso de Adultos e Idosos, dependendo do motivo da procura por uma Avaliação Neuropsicológica, o próprio paciente, notando alguns sintomas que afetam o comportamento e as questões cognitivas, pode procurar. Em casos mais extremos, como idosos que podem estar impossibilitados de buscar esse tipo de ajuda sozinhos, é necessário que outra pessoa busque um profissional especializado em exames neuropsicológicos para fazer a análise, como o cônjuge, filhos, cuidadora ou alguém que esteja no dia a dia e perceber a importância.

Avaliação Neuropsicológica Psicólogo Especializado USP

 

A Avaliação Neuropsicológica é especialmente destinada à quem possa apresentar:

  • Déficit de Atenção, Memória, Concentração;
  • Déficit no Desenvolvimento (escolar, comportamental)
  • Uso Abusivo de Substâncias (Álcool, Drogas);
  • Transtornos Alimentares;
  • Transtornos Neuropsiquiátricos (Epilepsia, Demência, Tumores, Autismo, etc);
  • Alterações Comportamentais sem explicação (irritabilidade, depressão, apatia, comportamentos inadequados).

Para que serve a Avaliação Neuropsicológica?

A Avaliação Neuropsicológica tem como função auxiliar e melhorar a qualidade de vida das pessoas através de uma análise de Comportamento, Cognitiva e Emocional. Com ela, é possível fazer diagnósticos que ajudam o paciente a entender o motivo dos problemas de desempenho, motores ou emocionais que podem ter sua causa inicial em doenças, acidentes ou quaisquer outros fatores ligados à parte neurológica.

Dado o diagnóstico é possível ter um direcionador sobre qual será a conduta mais assertiva, podendo ser orientado e iniciado o tratamento mais adequado para cada caso.

Avaliação Neuropsicológica Especialista SP

Quanto tempo dura a Avaliação Neuropsicológica?

Geralmente, quatro ou cinco sessões com uma hora cada são suficientes para que seja feita a Avaliação Neuropsicológica. Se essas sessões forem realizadas semanalmente, a avaliação dura pouco mais de um mês. Porém, a duração varia de paciente para paciente, dependendo das necessidades específicas de cada pessoa.

No consultório possuímos todo o aparato e ferramentas necessárias para que seja realizada a Avaliação Neuropsicológica. Posterior ao diagnóstico revelado pelo procedimento será entregue um laudo contendo os resultados do Exame Neuropsicológico com a sugestão de tratamento que trará melhor resultado àquele caso, além disso, na sessão de fechamento este laudo será discutido com o paciente ou responsáveis, podendo sanar possíveis duvidas e passar maiores orientações.

Conheça a Psicóloga Fabíola Luciano

Psicóloga Fabíola Luciano – CRP 104468

Especialista pela Universidade de São Paulo – USP

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *