Ansiedade Tratamento Psicóloga Especialista

Ansiedade Tratamento Medicamentoso e Psicológico – Compreendendo o problema da Ansiedade, seus Sintomas, Diferença entre Ansiedade Normal e Patológica, Diagnóstico e quando buscar ajuda.

Psicóloga Fabíola Luciano 

O que é Ansiedade?

A Ansiedade é uma reação do corpo, uma resposta para alguma situação que provocou medo ou apreensão. A maneira como vivemos atualmente, sob grande estresse e cobranças, faz com que seja considerado normal se sentir um pouco ansioso quase diariamente; inclusive essa percepção de que algo perigoso está para acontecer pode ser benéfica quando a sensação acontece apenas como um mecanismo de defesa do corpo.

A situação pode se tornar grave quando os eventos de intensa Ansiedade se tornam mais frequentes e prolongados, atrapalhando a vida da pessoa. Nesses casos, é imprescindível a intervenção de um profissional especialista em Ansiedade Tratamento, pois o que era um sentimento comum do ser humano pode se desenvolver como um Transtorno.

Existem diversos tipos de transtornos relacionados à ansiedade, como Síndrome do Pânico, Fobia Social, TOC, Estresse Pós-Traumático, Transtorno de Ansiedade Generalizada e Fobias Específicas; apesar de apresentarem características completamente diferentes todos eles tem como sintoma comum a ansiedade. De acordo com a OMS – Organização Mundial de Saúde, cerca de 264 milhões de pessoas no mundo sofrem com algum tipo de transtorno de ansiedade.

Psicóloga Ansiedade Tratamento

Entenda mais sobre os Transtornos de Ansiedade

Diferença entre Ansiedade Normal e Ansiedade Patológica

É normal, em determinadas situações, se sentir ansioso. Esse é um sentimento primitivo que aparece quando antecipamos alguma situação desconhecida ou de perigo, gerando desconforto, medo, palpitações e apreensão. É inevitável não se sentir ansioso diante de alguns eventos importantes como antes de uma grande festa, antes de uma entrevista de emprego, da realização de um exame ou quando presenciamos (ou vivenciamos) uma cena de violência. O sentimento ansioso que surge diante dessas experiências é uma reação natural do corpo que visa mostrar os perigos eminentes para que possamos agir.

Já na Ansiedade Patológica todos esses sentimentos, que a princípio podem ser considerados normais, crescem e se tornam desproporcionais e de longa duração, ou seja, ainda que a situação não demande tamanha ansiedade a pessoa passa a experimentar o sentimento.

Ansiedade Tratamento Psicológico

A ansiedade é caracterizada pelo medo ou preocupação exagerados e pode vir acompanhada de sintomas físicos, como falta de ar, sudorese, taquicardia, tontura, entre outros. A Ansiedade Patológica muitas vezes faz com que a pessoa deixe de realizar atividades simples do dia a dia, prejudicando-a no trabalho, no convívio social e até nas tarefas domésticas. A Ansiedade Patológica pode desencadear outros transtornos relacionados a ela, como Síndrome do Pânico, Agorafobia, TAG, Fobia Social, TOC, entre outros e nesses casos é fundamental buscar por Ansiedade Tratamento.

Sintomas Ansiedade

Para buscar por Ansiedade Tratamento é preciso que o paciente reconheça quais são os sintomas da Ansiedade que podem ser tanto físicos quanto psicológicos:

  • Medo e negatividadeTratamento Ansiedade - Psicóloga Fabíola
  • Nervosismo persistente
  • Sudorese
  • Taquicardia
  • Antecipação de situações negativas
  • Desconforto gástrico
  • Inquietação
  • Tensão muscular
  • Tensão constante
  • Dificuldade de concentração
  • Distúrbios de sono
  • Irritabilidade
  • Fadiga

Artigo sobre os Sintomas de Ansiedade

Diagnóstico Transtorno de Ansiedade

O diagnóstico do Transtorno de Ansiedade é clínico. Não existem exames laboratoriais que possam detectar o problema. É preciso que o paciente mencione todos os sintomas para o psiquiatra ou psicólogo analisar o caso, podendo iniciar ansiedade tratamento, quando for necessário, para favorecer este entendimento além de questionar os sintomas, serão feitas perguntas sobre a vida e histórico familiar do paciente e com ajuda do DSM – 5 (Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais) e de toda sua experiência o profissional chegará uma conclusão de diagnóstico de acordo com os sintomas apresentados.

Ansiedade Psicóloga Especialista USP

Ansiedade Tratamento

Ansiedade Tratamento deve ser considerado de uma forma individualizada, de acordo com a intensidade, frequência e limitações que os sintomas trazem. O acompanhamento deve ser feito por um psicólogo especialista em ansiedade e por um psiquiatra, caso seja necessário o uso de medicamentos.

Tratamento Medicamentoso para Ansiedade

Os medicamentos que geralmente são usados são os antidepressivos inibidores da a recaptação de serotonina, além deles, os benzodiazepínicos também podem ser indicados como auxiliadores no Ansiedade Tratamento. Existem outros medicamentos que podem ser utilizados, porém, cada paciente terá seu caso analisado pelo psiquiatra e terá orientações que lhe ajudarão a responder melhor ao tratamento.

Tratamento Psicológico para Ansiedade

A psicoterapia é o mais indicado para quem procura por Ansiedade Tratamento. A terapia cognitivo-comportamental tem se mostrado muito eficaz e tem amplo reconhecimento na comunidade científica no tratamento da Ansiedade, isto porque ela ajuda o paciente a entender o seu próprio comportamento e pensamentos, fazendo com que ele responda de uma forma mais funcional aos acontecimentos de sua vida,  aprendendo concomitantemente a gerenciar sua ansiedade, o que levará a diminuição dos sintomas e incômodo oriundos da Ansiedade.

Ansiedade Tratamento Psicóloga Especialista Transtorno de Ansiedade

 

Quando procurar ajuda profissional para Ansiedade Tratamento?

Quando os medos e sintomas de ansiedade se tornam exagerados e permanecem por um grande período de tempo, é hora de procurar um psicólogo especializado em ansiedade para ajudar com o problema. Quando a Ansiedade atinge este nível a pessoa pode ter a sensação de perder o controle do sentimento e isso acaba, por muitas vezes, fazendo com que toda a sua rotina seja prejudicada.

É importante estar atendo os sintomas e como eles andam lhe afetando, de forma que quanto mais rápido for iniciado o Ansiedade Tratamento, mais rápido também você desfrutará de seus benefícios, podendo gozar de uma vida mais plena e leve. A conduta terapêutica será avaliada segundo a orientação do profissional e em comum acordo com o paciente e entre os benefícios da Terapia Cognitiva Comportamental para Ansiedade Tratamento estão:

  • Compreensão dos gatilhos para Ansiedade
  • Diminuição dos Sintomas
  • Melhora no Auto controle
  • Melhor manejo da Ansiedade
  • Técnicas de Gerenciamento de Estresse/Ansiedade
  • Desenvolvimento de Repertório para lidar com a Ansiedade

Conheça a Psicóloga Fabíola Luciano

Psicóloga Fabíola Luciano CRP 104468

 Especialista pela Universidade de São Paulo – USP

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *