anorexia-tratamento

 Anorexia Tratamento – Entenda tudo a respeito do assunto!

Anorexia Tratamento

O tratamento Anorexia envolve uma equipe multidisciplinar composta por Nutricionista, Endocrinologista, Psicólogo e Psiquiatra, como nos demais Tratamentos para Transtornos Alimentares. O paciente é acompanhado semanalmente podendo ser avaliada sua evolução ou possíveis dificuldades.

A maior barreira para a Anorexia Tratamento é justamente a adesão do paciente. Em geral existe uma grande dificuldade em reconhecer que o desejo pelo emagrecimento passou do limite se transformando em um problema sério, com isso o transtorno alimentar é negligenciado, assim, a busca por ajuda só acontece quando a doença já está em um estado avançado e com inúmeros prejuízos.

Se quiser saber mais sobre as principais características dos Transtornos Alimentares, aqui falo um pouquinho sobre o tema:

Saiba tudo sobre Transtornos Alimentares!

 

Como as pessoas procurar por Tratamento?

Infelizmente a busca costuma acontecer de forma tardia e muitas vezes esta busca não acontece porque o paciente enxerga a necessidade do acompanhamento, e sim para encontrar uma forma de lidar com os prejuízos gerados pelo Transtorno. Chegam ao consultório por:

  • Complicações Clínicas (Perda de cabelo, baixo potássio, alterações no ciclo menstrual – para mulheres)
  • Exigência da Família – que começa a perceber que algo não vai bem, especialmente notando a perda de peso.

anorexia-tratamento

Quando buscar Anorexia Tratamento?

Quando apresentar pelo menos dois sintomas nos últimos 03 meses, incluindo a perda de peso (que não precisa ser necessariamente acentuada para procurar ajuda). Não espere a doença se agravar, pois o Tratamento da Anorexia é longo e quanto mais tempo demorar, mais acentuado o quadro.

Aqui deixo algumas dicas para você, sinalizando que chegou a hora de buscar Anorexia Tratamento:

  1. Tem apetite, mas evita comer ou não come
  2. Tenta driblar a fome para não comer e engordar
  3. Tem pensamento obsessivo em ser magra (o)
  4. Está constantemente em Restrição Alimentar
  5. Sente que precisa perder mais peso, mesmo com a perda constante – Nunca está bom
  6. Faz contagem de calorias
  7. As pessoas dizem que já está muito magra(o) mas você se enxerga gorda (o)
  8. Se pesa excessivamente
  9. Sensação de que se engordar será um fracasso.

 

Psicólogo para Anorexia Tratamento

O acompanhamento psicológico é indispensável e compreende auxiliar o paciente a modificar pensamentos e comportamentos disfuncionais em relação à alimentação e ao seu corpo.

São realizadas sessões semanais em que serão usadas estratégias e técnicas comportamentais visando melhorar o equilíbrio ao paciente, a autoestima e a saúde física e emocional prejudicadas pelo adoecimento.

O principal é que o paciente possa compreender que o intuito do tratamento não é fazê-lo ganhar peso ( Sim, isso acontecerá também de acordo com o caso), porém, muito mais do que isso, o Tratamento para Anorexia vai fazer com que o paciente deixe de se preocupar tanto com as questões ligadas ao peso e enxergar que ele é muito mais do que isso. É libertador!

anorexia-tratamento

Importância do Tratamento para Anorexia

Os benefícios do Tratamento são inúmeros, porém vou salientar duas razões principais e te convido a pensar sobre isso:

  1. Tempo para redução dos Sintomas – Mesmo depois de iniciar o Tratamento os Sintomas demoram a desaparecer. Precisamente 05 anos são necessários desde a manifestação inicial da doença, ou seja, quanto mais demorar a iniciar Anorexia Tratamento, mais tempo você conviverá com este desconforto.
  2. Mortalidade – A cada dez anos 5% dos pacientes portadores de Anorexia morrem por complicações clínicas relacionadas ao baixo peso. A gente sempre pensa que o pior acontece com os outros, mas não com a gente… Isso é um engano, se você tem Anorexia, você corre este risco, especialmente ao negligenciar a severidade da doença.

Se quiser saber mais sobre a Anorexia, aqui falo um pouco sobre Principais Sintomas, Diagnóstico e Fatores de Risco para desenvolvimento do Transtorno:

Entenda mais sobre a Anorexia!

tratamento-anorexia

O diagnóstico da Anorexia é muito rápido e a partir dai deve ser iniciado Anorexia Tratamento, o grande problema é que muitos pacientes não acham que precisem ou entendem o tratamento como um obstáculo à meta de perder peso.

Fique tranquila(o)! O intuito do tratamento não é tirar o paciente de um extremo (perda de peso excessivo) para lançá-lo em outro extremo (Ganho excessivo de peso / Obesidade) e sim encontrar um equilíbrio para uma vida mais saudável…

Você já ouviu dizer que nenhum extremo é bom? Isso é verdade, então avalie se vale a pena encontrar esse jeitinho mais saudável para se viver.

Não deixe de entrar em contato, vamos conversar com carinho a respeito da melhor forma de tratamento para você!

 

Psicóloga Fabíola Luciano – CRP 104468

Especialista pela Universidade de São Paulo – USP

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *